Páginas

30 novembro 2012

Ministro do esporte considera Arena das Dunas estádio mais bonito da copa


Em visita a Natal nesta sexta-feira (30) para dois eventos internacionais, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, revelou que considera Arena das Dunas como estádio mais bonito entre 12 da Copa do Mundo da Fifa no Brasil.Aldo Rebelo está na capital potiguar para participar da assembleia ordinária anual do Conselho Sul-Americano de Esporte (Consude) e abrir Jogos Sul-Americanos Escolares 2012, sediados em Natal e em João Pessoa (PB). 

Em entrevista concedida nesta manhã, o ministro disse que acompanha semanalmente os dados que lhe são enviados quanto ao andamento das obras do Arena das Dunas. Dissolvendo ainda mais qualquer dúvida sobre a partipação de Natal na Copa de 2014, Aldo Rebelo afirmou que "a cidade tem plenas condições de sediar o evento e acredito que tudo ficará pronto a tempo para a Copa".

O ministro enfatizou ainda que os XVIII Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão abertos em Natal nesta noite e vão até o dia 6 de dezembro, servirão como um teste para a cidade. "Poderemos ver a capacidade de Natal em sediar um evento a nível internacional".

Micarla de Sousa ficará afastada da Prefeitura de Natal até 31 de dezembro

Micarla de Sousa não volta mais a ocupar o cargo de prefeita de Natal até o final do mandato para qual foi eleita, segundo decisão do desembargador Amaury Moura Sobrinho, em cumprimento à determinação do ministro convocado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Campos Marques, que em julgamento ao habeas corpus impetrado pela defesa da jornalista, ordenou a fixação do prazo: 31 de dezembro.

A jornalista é acusada de participar de fraudes e desvio de recursos em sua própria administração. Micarla nega toda as acusações oferecidas pelo Ministério Público Estadual à Justiça potiguar. O desembargador Amaury Moura destacou, ainda, que desde que assumiu a gestão do Município, conforme noticia a mídia, o prefeito em exercício tem empreendido diversas medidas de urgência no fito de sanar a situação da Prefeitura, como a exoneração de mais de 100 cargos comissionados, unificação de Secretarias, dentre outras medidas, corroborando a necessidade de manutenção do afastamento da investigada.

“Parece-me portanto, que o retorno da Prefeita, ao seu cargo, não bastassem as razões anteriores que determinaram o seu afastamento, trará, no momento, novos e maiores transtornos à administração pública, já combalida, em face das circunstâncias aqui já referidas”, enfatizou o magistrado.
Ainda segundo o desembargador, o afastamento de Micarla de Sousa por prazo que coincide com o final de seu mandato não representa cassação sem o devido processo legal. “Pois imaginar que prefeito afastado a bem do interesse público não poderia sê-lo em final de mandato seria obstar a aplicação de medida que tem por fim a proteção do erário nos casos em que necessária a suspensão do gestor do exercício do seu munus público”, argumentou o magistrado em sua decisão.

Fonte: G1 RN

Agripino silencia sobre rompimento: “Tem que perguntar ao PMDB”

O PMDB parece ser mesmo um assunto intocável no Governo do Estado. Depois que a governadora Rosalba Ciarlini silenciou diante da possibilidade, dita por peemedebistas, de romper com a gestão estadual, na manhã de hoje foi a vez do senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM e um dos homens mais próximos de Rosalba, silenciar sobre o assunto.

“Tem que perguntar ao PMDB”, respondeu José Agripino quando perguntado sobre a possibilidade do partido dos aliados Garibaldi Alves Filho (ministro da Previdência Social) e Henrique Eduardo Alves (deputado federal) deixar o Governo. O senador também se esquivou de outro questionamento a respeito dos peemedebistas: se a gestão estadual tem trabalhado com essa possibilidade. Sobre essa pergunta, a manifestação foi ainda mais silenciosa. Nenhuma palavra, apenas um abrir de braços e uma expressão tipo “não sei”.

As respostas silenciosas de José Agripino foram dadas durante a mobilização para as Diretas Já, realizada na Justiça Federal do Rio Grande do Norte. Ressaltando que a agenda apertada o impedia de ficar mais tempo no evento, o senador do DEM afirmou que não tem uma opinião formada. Ou seja: não sabe se é a favor ou contra as eleições diretas para a presidência dos tribunais de Justiça.

Fonte: Portal JH

Dilma veta parte da Lei dos Royalties e reserva dinheiro para educação

A presidente Dilma Rousseff decidiu vetar o artigo 3º do projeto de lei aprovado no Congresso que diminuía a parcela de royalties e da participação especial dos contratos em vigor destinada a estados e municípios produtores de petróleo. O veto, anunciado nesta sexta (30), era uma reivindicação de estados como Rio de Janeiro e Espírito Santo, dois dos principais produtores.

Dilma também decidiu editar uma medida provisória na qual destina para a educação 100% dos royalties de estados e municípios provenientes dos contratos futuros de concessão de áreas para exploração de petróleo.

Royalties são tributos pagos ao governo federal pelas empresas que exploram petróleo, como forma de compensação por possíveis danos ambientais causados pela extração. Participação especial é a reparação pela exploração de grandes campos de extração, como da camada pré-sal descoberta na costa brasileira recentemente.

O anúncio do veto foi feito em entrevista coletiva no Palácio do Planalto pelos ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Aloizio Mercadante (Educação), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Edison Lobão (Minas e Energia) na tarde desta sexta (30), último dia do prazo que a presidente dispunha para assinar a sanção do projeto aprovado pela Câmara.

CPI do Tráfico de Pessoas volta a Natal para rever rapto de 5 crianças


A Comissão Parlamentar de Inquérito do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas do Senado volta a Natal na próxima segunda-feira (03) e realiza, a partir das 9h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, audiência pública para, mais uma vez, rever e discutir o desaparecimento, entre 1998 a 2001, de cinco crianças no bairro Planalto, na zona Oeste de Natal. O mistério ficou conhecido como o 'Caso das Crianças do Planalto'.

Uma comissão especial chegou a ser criada em 2003 para dar novo fôlego às investigações. Já em dezembro de 2009, a deputada federal Bel Mesquita (PMDB/PA) esteve em Natal. Ela presidiu a CPI durante a audiência realizada na mesma Assembleia que, nesta segunda, recebe novamente a Comissão. Naquele dia, Bel afirmou que faria os encaminhamentos necessários para a investigação ficar a cargo da Polícia Federal, o que não aconteceu.

Passados todos estes anos, a Polícia Civil continua sem respostas para dar às famílias. As principais suspeitas, no entanto, indicam que as crianças teriam sido levadas de suas residências para a remoção de órgãos ou para adoção ilegal por estrangeiros.

Fonte: G1

Formada a comissão de transição de governo gestão 2009-2012 para a gestão 2013-2016 de Tenente Laurentino Cruz

Decreto Municipal nº 0039, de 27 de novembro de 2012.

AIRTON LAURENTINO JÚNIOR, Prefeito Municipal de Tenente Laurentino Cruz, Estado do Rio Grande do Norte, no uso e gozo das atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município,

DECRETA:

Art. 1º - Fica criada a Comissão de Transição de Governo, composta pelos seguintes integrantes:

- Rejane Rufino de Brito Araújo
- Anderson Antenor dos Santos Oliveira
- Edimilson de Oliveira
- Edjane Maria do Nascimento Oliveira Araújo
- Flávio Roberto Alves da Silva
- Francisco Roseli de Morais
- Francisco das Chagas Silva
- Maria Tatiany Azevedo dos Santos
- Airton Laurentino de Medeiros Neto
- Magnus Kelly Lourenço de Medeiros.

Art. 2º - A Comissão de Transição de Governo se reunirá um dia por semana sendo a primeira dia 11 de dezembro de 2012 e as demais nos dias 18 de dezembro e 27 de dezembro do corrente ano, tendo início as reuniões a partir das 14:00 findando-se às 18:00 horas.

Art. 3º - Os membros da Comissão indicados pela gestão vindoura deverão apresentar até o dia 05 de dezembro à Administração Pública Municipal, documento escrito indicando quais os documentos que entendam ser objeto de análise pela Comissão, bem como eventuais outros requerimentos a serem apreciados.

Art. 3º - A Comissão de Transição deverá entregar até o dia 30 de dezembro Relatório Final indicando quais os trabalhos realizados.

Art. 4º - Este Decreto entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.


AIRTON LAURENTINO JÚNIOR
Prefeito Municipal

UERN abre inscrições para vestibular 2013 com nova opção de curso

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) disponibilizou 2.602 vagas  para o Processo Seletivo Vocacionado 2013. Destas, 50 são para o novo curso oferecido pela Instituição - o bacharelado em Ciência e Tecnologia. As inscrições foram abertas nesta sexta (30) e seguem até 26 de dezembro, exclusivamente pela internet no endereço eletrônico:  www.uern.br/comperve. A taxa é R$ 110.

As provas serão realizadas nos dias 03 e 04 de março de 2013. O PSV 2013 será aplicado, simultaneamente, nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó.
Este ano, 50 vagas da instituição serão destinadas ao novo curso, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, ofertado apenas no Campus de Natal.

“A proposta pedagógica da Uern para o BC&T (bacharelado em Ciência e Tecnologia) prioriza a formação multidisciplinar sólida, com base científica. Ao mesmo tempo em que capacita o indivíduo para assimilar, avaliar, gerenciar e empreender inovações tecnológicas que direcionam os rumos a serem tomados como estratégias de desenvolvimento científico e tecnológico na sociedade contemporânea”, explicou Ana Lúcia Dantas, diretora do Campus de Natal.

Cotas
Em cumprimento à Lei Estadual nº. 8.258 de 27 de dezembro de 2002, 50% das vagas iniciais distribuídas por campus, núcleo, curso, habilitação, turno e semestre letivo da Uern são destinados a alunos que tenham cursado integralmente e exclusivamente o ensino fundamental e médio em escola pública (candidatos da modalidade cotista). As demais vagas serão preenchidas em obediência à classificação geral dos candidatos, independente da rede de ensino de origem.

O candidato identificado em sua ficha de inscrição como pertencente ao sistema de cotas e/ou como isento do pagamento da taxa de inscrição, integral ou parcial, ou ainda que solicitou atendimento especial, deverá obrigatoriamente entregar a documentação exigida no edital no período de 21 a 25 de janeiro de 2013, das 8h às 17h. A documentação exigida deverá ser entregue pessoalmente ou através de procuração.

Fonte: G1 RN

Governo convocará em janeiro 1.162 professores aprovados em concurso

A Secretaria de Estado da Educação anunciou hoje (30) que haverá convocação dos professores aprovados em concurso público. A terceira convocação ocorrerá no dia 3 de janeiro, com o chamamento de 1.162 aprovados, com posse coletiva prevista para o dia 4 de fevereiro. De acordo com o Governo do Estado, os professores já iniciarão o ano letivo de 2013, no dia 18 de fevereiro, em sala de aula.

Além do preenchimento de vagas que continuam abertas em algumas escolas, outro fator que contribuiu para a terceira chama foi a saída progressiva dos professores temporários, que devem deixar os quadros da Educação até o início do próximo ano. Os contratos desses professores temporários estão chegando ao fim e não podem ser renovados, uma vez que os profissionais foram contratados por um ano, com prorrogação por igual período, conforme determina a legislação.

Com essa terceira chamada, o Governo do Estado terá convocado, para suprir as necessidades das salas de aulas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, 3.119 professores aprovados no concurso da Educação. No início do primeiro semestre, foram convocados 1.013 educadores e, no segundo semestre, 944.

RN foi um dos estados mais premiados com selo UNICEF


O Rio Grande do Norte teve destaque na solenidade realizada no auditório do Museu da República, em Brasília, nesta quinta-feira, como um dos Estados que mais teve prefeitos premiados com o Selo UNICEF. Dos 279 municípios agraciados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), 46 são do Rio Grande do Norte. A maioria do Seridó.

A governadora Rosalba Ciarlini foi prestigiar os prefeitos e assinou o protocolo de renovação da parceria do Rio Grande do Norte com o UNICEF, no lançamento da agenda digital de apoio ao trabalho da organização internacional. Um das primeiras prefeitas a receber a certificação no Estado, Rosalba disse que como governadora sentiu-se orgulhosa com o desempenho dos municípios potiguares. “Fomos campeões ao lado do Estado do Ceará”, declarou, se referindo ao número de prefeitos contemplados com o Selo.

No próximo dia 10, os prefeitos do RN que tiveram seus municípios aprovados serão homenageados em Natal, no Centro de Convenções, em solenidade presidida pelo governo do Estado e UNICEF.

Fonte: Blog do Tejo

Mais de duzentos mil potiguares entram no programa Brasil Carinhoso

Mais 44.600 famílias do Rio Grande do Norte estão sendo incluídas no Brasil Carinhoso, programa que foi ampliado nesta quinta-feira (29), pela presidente Dilma Rousseff. Isso significa que vão entrar no programa mais de duzentas mil pessoas.

O aumento no número de participantes está sendo possível graças à extensão do benefício para adolescentes até 15 anos de idade. Lançado em maio deste ano para retirar da miséria todas as famílias do Bolsa Família com pelo menos um filho de zero a seis anos, o programa agora está sendo ampliado para essa nova faixa etária.

Atualmente no RN estão inscritas no programa 53.344 famílias, o que corresponde a 223.967 crianças e adolescentes. Agora serão mais 44.600 famílias e 216.029 pessoas, totalizando 439.996 beneficiários.

Com a renda mínima de R$ 70,00 paga aos beneficiários, o programa transfere R$ 4 milhões, por mês para o Estado. "Essa ampliação veio em um momento importante que é o de enfrentamento da seca", afirmou a governadora, lembrando que 93% dos municípios do RN sofrem com a estiagem.

A Medida Provisória (MP) assinada pela presidente Dilma Rousseff para fortalecer a rede de proteção à criança e adolescente mais vulneráveis a pobreza representa um custo adicional de R$ 1,74 bilhão ao Programa Bolsa Família. De 2010 a 2013 o orçamento do programa aumentou em 60%, passando de R$ 14 bi para 23 bilhões.

Salários dos servidores municipais podem ser acessados no Portal da Transparência

Desde o dia 16 de novembro de 2012 qualquer cidadão pode ter acesso aos salários dos cerca de 21.500 servidores municipais, entre efetivos, comissionados, temporários, aposentados e pensionistas, disponibilizados no Portal da Transparência, dentro da página da Prefeitura Municipal de Natal na internet (http://www.natal.rn.gov.br/transparencia/).

A divulgação dos dados remuneratórios atende à Lei Federal n° 12.527, de 18 de novembro de 2012, que dispõe sobre o acesso a informações previsto na Constituição da República. Importante instrumento democrático, a lei garante aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário.

O Decreto municipal n° 9.771, de 16 de agosto de 2012, disciplinou  a forma de divulgação das remunerações e subsídios dos agentes públicos no âmbito do município. Coube à Secretaria Municipal de Administração e Gestão Estratégica (Segelm) a divulgação no sítio eletrônico da Prefeitura, da matrícula, do nome do servidor, remuneração bruta mensal, cargo, emprego ou função e a situação funcional, se ativo, inativo ou pensionista. É importante salientar que a divulgação dos vencimentos será feita mês a mês.

Dilma veta mudanças na divisão da renda do petróleo sobre royalties

Depois de sinalizar publicamente a intenção de "respeito a contratos" na análise da lei de divisão dos royalties do petróleo, a presidente Dilma decidiu ontem vetar o artigo do projeto aprovado na Câmara dos Deputados que muda as regras de distribuição desses tributos referentes a campos em exploração. Com o veto, fica mantida a legislação atual que destina a maior parcela dos royalties dos campos em exploração aos Estados e municípios produtores, como defendiam o Rio e o Espírito Santo.


Pela regra atual, os grandes Estados produtores, por exemplo, ficam com 26,25% dos royalties. Os não produtores recebem apenas 1,76%. Com isso, saem derrotados os Estados e municípios não produtores, responsáveis pela aprovação do projeto no Congresso que mudava essa divisão da receita. O texto reduzia a parcela dos Estados produtores para 20%.

Quanto às regras de exploração dos futuros campos de petróleo do pré-sal, o governo decidiu manter o que foi aprovado no Congresso. O texto fixa em 15% a alíquota dos royalties no modelo de partilha de produção e define a distribuição desses recursos de forma mais igualitária entre todos os Estados e municípios.

29 novembro 2012

Wilma desautoriza candidatura: “Já disse que minha preferência é pelo legislativo”

A presidente estadual do PSB, ex-governadora e vice-prefeita eleita de Natal Wilma de Faria reafirmou na manhã desta quarta-feira sua disposição de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2014. A ex-prefeita de Natal avalia, porém, que está muito cedo para discutir as próximas eleições gerais. Ela analisou as declarações da presidente do PSB de Natal, deputada estadual Márcia Maia, não como decisão do PSB. “Não há desejo meu, pretensão, nem decisão nossa. Não há nada. O que existem são especulações”, afirmou.

Nesta terça, em entrevista ao Jornal de Hoje, Márcia Maia declarou que Wilma é uma liderança lembrada pela população do Rio Grande do Norte e que seu nome surge como “natural” para disputar o governo ou o Senado, ou ainda a Câmara dos Deputados. “Já disse que minha preferência é pelo legislativo, mais viável seria deputada federal, mas não vou falar isso agora, já falei uma vez, não precisa ficar dizendo isso porque a gente vai assumir uma luta grande no governo de Carlos Eduardo diante deste momento que a prefeitura está vivendo, com o povo sofrendo, recursos presos. Hoje mesmo fui à Caixa Econômica Federal tentar encontrar alternativas para esse problema, uma vez que Carlos Eduardo está viajando, e tentar dar uma ajuda”, relatou Wilma de Faria.

Sobre as declarações de Márcia Maia, que é sua filha, Wilma disse ter avaliado suas declarações com naturalidade, uma vez que a dirigente do PSB na capital declarou tendo em vista a situação de desgaste do governo Rosalba Ciarlini (DEM). “Ela não se expressou no sentido de que havia uma definição nem pretensão. Nem há pretensão nem há decisão de candidatura. A gente está preocupada com o dia de hoje”, afirmou.

Fonte: Portal JH

Educação dá posse a diretores de escolas do RN eleitos para 2013-2014

A Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte dará posse, às 14h30 desta quinta-feira (29), aos gestores escolares eleitos para o biênio 2013-2014. A cerimônia ocorre no Praiamar Hotel, em Ponta Negra. Segundo a secretária e professora Betânia Ramalho, serão empossados 275 diretores que, a partir do próximo ano, irão desenvolver articulações na comunidade escolar, gerenciamento de recursos financeiros e responderão por todos os atos administrativos de suas respectivas escolas.

A secretária explica que desde a quarta-feira (28) os diretores eleitos em todas as regiões do Estado participam de palestras sobre gestão escolar, conselho escolar, relações humanas no trabalho, gestão pública, planejamento estratégico e troca de experiências, com o objetivo de fortalecer o Processo de Gestão Democrática na Rede Pública Estadual. “Nesse sentido, acreditamos que a formação e a qualificação dos gestores têm contribuído para uma melhor organização do trabalho pedagógico. O papel do diretor é decisivo, por isso temos investido tanto nessas formações”, ressaltou a professora Betânia.

A coordenadora dos Órgãos Regionais de Educação, da SEEC, professora Elizabeth Jácome, lembra também que a formação dos gestores é continuada e que, pela primeira vez, foi realizada uma capacitação antes mesmo das eleições. “Apenas quem participou dessa capacitação teve o registro da candidatura deferido. Com isso, qualificamos o perfil dos nossos gestores e estimulamos uma cultura positiva em relação ao trabalho, com foco no planejamento, monitoramento e avaliação do processo de Ensino/Aprendizagem”, ressaltou.

Fonte: G1 RN

Morre em São Paulo o jornalista Joelmir Beting

Jornalista, comentarista de economia e política do Grupo Bandeirantes, Joelmir Beting morreu na madrugada desta quinta-feira (29) à 0h55, em São Paulo. Ele sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico no domingo, considerado "irreversível". 

A notícia foi confirmada pelo filho Mauro Beting no Twitter, que escreveu: "Um minuto de barulho por Joelmir Beting." A assessoria do hospital Albert Einstein, onde ele estava internado, também confirmou a morte.

O corpo está sendo velado desde às 8h no Cemitério do Morumbi, local próximo ao hospital Albert Einstein, na zona sul da capital paulista. Às 14h, a sala do cemitério será fechada para um ato religioso apenas com a presença dos familiares, e às 16h  o corpo será levado ao crematório do Cemitério Horto da Paz.

28 novembro 2012

Suplentes da Polícia Militar devem ter nova audiência com Governo do Estado

O deputado Leonardo Nogueira (DEM) confirmou uma nova audiência com o chefe de gabinete do Governo do Estado, Carlos Augusto Rosado, para tratar da situação dos suplentes da Polícia Militar. O parlamentar, que é membro de uma comissão formada para intermediar as negociações entre os militares e representantes do Executivo, disse que ainda esta semana terá uma nova conversa para tentar novos encaminhamentos.

O parlamentar informou, ainda, que esta semana também recebeu uma comitiva dos suplentes da Polícia Civil e sugeriu aos demais deputados que formem uma comissão específica para tentar ajudar a categoria. “Peço que criem uma comissão nos mesmos moldes para que possamos conversar com o Governo, na tentativa de convocar os suplentes. Coloco-me à disposição para ajudar na negociação”, declarou.

Deputado Walter Alves é eleito Parlamentar do Ano de 2012

Os jornalistas que cobrem as atividades da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte elegeram nesta quarta-feira (28), com 18 votos, o deputado Walter Alves (PMDB) como Parlamentar do Ano de 2012. Também foram votados os deputados Fernando Mineiro (PT), que obteve 7 votos, Getúlio Rêgo (DEM), com 1 voto e José Dias (PSD), também com 1 voto, totalizando os 27 votos dos profissionais que atenderam a convocação do Comitê de Imprensa da Assembleia.

Essa é a segunda eleição de Walter Alves como Parlamentar do Ano. O deputado, que está em Brasília, recebeu a notícia por telefone. “Recebo o resultado do Comitê de Imprensa com muita satisfação. É um incentivo ao nosso trabalho e divido essa conquista com os demais deputados estaduais”, agradeceu Walter Alves.

O parlamentar atribuiu a eleição aos trabalhos desenvolvidos durante todo o ano com destaque para a aprovação da lei “saidinha de banco” que prevê a colocação de barreiras visuais para evitar o acompanhamento das operações bancárias e ainda a realização de audiências públicas sobre a energia eólica e a mineração no RN.

O Comitê de Imprensa, que este ano completa 30 anos, fará a entrega da premiação na tradicional confraternização de fim de ano entre os jornalistas e os deputados, ainda sem data definida. O presidente do Comitê de Imprensa, o jornalista Oliveira Wanderley agradeceu a participação dos jornalistas, reforçando a importância da cobertura dos trabalhos parlamentares.  Fonte: AL RN

Justiça eleitoral cassa prefeita eleita de Taboleiro Grande por compra de votos

Ganhou, mas não levou. Foi assim que a Justiça Eleitoral decidiu sobre a prefeita eleita Klébia Ferreira Bessa Filgueira, de Taboleiro Grande, município localizado a 372 quilômetros de Natal. Acusada de compra de voto e abuso de poder econômico, Klébia teve o registro de candidatura cancelado e agora será realizada uma nova eleição na cidade. A decisão ainda cabe recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Em primeira instância, a decisão foi assinada pelo juiz eleitoral Cornélio Alves de Azevedo Neto. O processo 18.392, relacionado à representação eleitoral movida pela Coligação “Vitória do Povo”, contra a coligação “Unidos Venceremos”, liderado por Klébia Bessa, conforme colocou o blogueiro João Moacir, de Taboleiro Grande.

Klébia Bessa teria, conforme consta na ação, prometido “ajudar os eleitores a tirar a bandeira da adversária da casa dele”. E “ajudou”. Vale lembrar que para configurar a “captação ilícita de sufrágio”, é suficiente apenas prometer, oferecer, doar ou entregar ao eleitor “bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, com o fim de obter-lhe o voto”.
E, segundo decidiu o juiz, nos autos do processo as provas são suficientes para configurar que houve mesmo compra de votos. Além de perder o registro de candidatura, Klébia Bessa também terá que pagar uma multa de R$ 26 mil. Dessa forma, fica suspenso também o processo de diplomação agendado.

Por outro lado, segundo o blog, em contato com o advogado Aliatá Júnior, da coligação “Unidos Venceremos” que deu sustentação a candidatura de Klébia Bessa, o recurso pedindo suspensão do processo já foi dado entrada. Ele acredita que conseguirá junto ao TRE uma decisão favorável, o que garantirá a diplomação de Klébia Bessa e consequentemente sua posse no dia 1º de janeiro de 2013.
Aliatá Júnior ainda destacou que, mesmo sendo favorável a uma nova eleição, o juiz Cornélio Alves de Azevedo Neto, optou por não cassar os direitos políticos de Klébia Bessa, o que garante a ela, na hipótese de uma nova eleição se candidatar de novo ao cargo de prefeita.

Fonte: Portal JH

Homicídios crescem 18% em Natal e 14% na região metropolitana, diz PM

Os crimes de homicídio cresceram 17,9% em Natal e 13,8% na região metropolitana da capital potiguar. Em Mossoró, na região Oeste do estado, os casos de homicídio diminuíram 39,7%, de acordo com dados oficiais da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) do Rio Grande do Norte. O resultado compara os crimes registrados pela Polícia Militar entre 1º de janeiro e 26 de novembro deste ano com igual período de 2011.

Os números foram repassados com exclusividade ao G1 na manhã desta quarta-feira (28). As estatísticas, contudo, não incluem os homicídios nos últimos dois dias, quando foram registrados, também segundo a Polícia Militar, quatro mortes em Natal e um em Mossoró. Apesar de divulgar as informações, a Sesed preferiu não comentar a avaliação. Procurado pela reportagem, o secretário Aldair da Rocha não retornou as ligações.

Na primeira estatística repassada pela Polícia Militar, em setembro passado, o índice na capital potiguar apontava para um crescimento de 10% nos casos de homicídio. Na ocasião, os dados comparavam as mortes por assassinato ocorridas entre 1º de janeiro e 17 de setembro deste ano e o mesmo período de 2011.

Fonte; G1

Fátima quer PMDB de Garibaldi e PV de Davim no bloco de oposição a Rosalba

A deputada federal Fátima Bezerra (PT), uma das líderes da oposição no Rio Grande do Norte, defendeu nesta terça-feira a presença do PMDB e do PV no bloco de partidos que combatem a gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Provável candidata ao Senado, a petista afirmou que o PMDB, que no plano federal participa da base de apoio à presidente Dilma Rousseff (PT), nunca deixou de ser um potencial aliado do PT no Rio Grande do Norte.
“Acho que seria muito bom para o Rio Grande do Norte que em 2014, junto com a reeleição da presidenta Dilma, nós pudéssemos apresentar um projeto aliado para os governos federal e estadual”, afirmou a parlamentar.

O convite surge em meio às sinalizações de rompimento do PMDB em relação ao governo Rosalba Ciarlini. O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, disse que o partido irá discutir, em fevereiro, se permanece aliado ao governo democrata. Neste final de semana, ele revelou existir no Palácio do Planalto intenções voltadas para o alinhamento entre PT e PMDB nos estados para as eleições de 2014, quando Dilma deverá disputar a reeleição e quer ter palanques coesos nos Estados. No Rio Grande do Norte, o PMDB, parceiro central do PT, é aliado ao DEM, adversário no plano nacional.

“Primeiro eu acho que o PMDB nunca deixou de ser um potencial aliado do PT, enquanto partido que no plano nacional é da base do governo Dilma. O que ocorreu aqui no estado é que a sua aliança com o DEM nos afastou e isso sempre foi claro tanto da nossa parte quanto da parte do PMDB”, afirmou a deputada Fátima Bezerra, em entrevista ao Jornal de Hoje.

“Agora, a partir do momento que o partido venha a romper com o DEM, nada impede que nos sentemos à mesa para discutir os projetos futuros e eu defendo que o PMDB, assim como o PV, agora com a direção do senador Paulo Davim, venham sim a compor, junto com o PT, PC do B, PDT, PSB, PSD, entre outros partidos da base, uma frente de oposição ao governo do DEM”, declarou a parlamentar.

Fonte: Portal JH

Finalmente, milho da Conab chega ao RN

Produtores rurais do RN podem respirar aliviados. Os cinco armazéns a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) do Estado amanheceram abarrotados de milho, totalizando até o final desta semana 38 mil toneladas das 93 mil prometidas pelo governo federal até março de 2013.

Hoje, o armazém de Mossoró amanheceu com 660 toneladas e outras 65 toneladas desembarcarão já neste fim de semana. Em Natal, na unidade da Conab em Cidade Satélite, 380 toneladas já estão à disposição dos produtores e outras 593 toneladas a caminho, devendo desembarcar ainda esta semana. Também no armazém central da Conab, na avenida Jerônimo Câmara, em Natal, 88 toneladas chegaram ontem e outras 150 toneladas estão na estrada, cumprindo cinco dias de viagem desde a origem da carga, no Mato Grosso.
Em Caicó, o armazém local amanheceu com 567 toneladas e outras 380 toneladas devem chegar a qualquer momento. Em Lajes, 113 toneladas acabam de ser desembarcadas e outras 220 toneladas devem chegar até sexta-feira. A unidade de João Câmara amanheceu com 186 toneladas e são aguardadas mais 125 toneladas também para esta sexta-feira.

Umarizal amanheceu com 215 toneladas, aguardando um reforço de mais 158 toneladas esta semana; e em Assu as 32 toneladas recebidas ontem devem contar com o reforço de outras 158 toneladas que estão a caminho.

Segundo o superintende da Conab no Rio Grande do Norte, João Maria Lúcia, com esses carregamentos, os armazém de Currais Novos, Caicó e Lajes já foram atendidos com as cotas totais de milho subsidiado pelo governo.
Os preços estão mantidos. Para o produtor que retirar até três toneladas, o equivalente a 50 sacos de 60 quilos, o valor é de R$ 18,12 por saco. A partir de três toneladas e um quilo, até sete mil quilos, o valor é de R$ 21 a saca. E de sete toneladas e um quilo até 13.998 quilos, o valor é de R$ 24,60.

O procedimento de retirada do milho também não mudou. O produtor que não puder ser atendido na hora por causa do número de pessoas na frente deve agendar um horário e será atendido até 48 horas depois, prometeu hoje o superintendente regional. Depois, é só pegar sua GRU (Guia de Recolhimento do Governo Federal) e pagar em qualquer agência do Banco do Brasil.

Desde que as carretas de milho começaram a chegar, funcionários terceirizados pela superintendência da Conab trabalham até as 21 horas ensacando o milho que chega a granel. “Essa rotina deve entrar pelo fim de semana para que ninguém saia sem milho”, garantiu José Maria Lúcio.

Segundo o superintendente regional da Conab, de três mil produtores cadastrados em maio para retirar o milho, hoje há 15.500, número que sobe a razão de 100 em média todos os dias. Essa quantidade tem registrado acréscimo diário nos seis armazéns na Conab em operação em Assu, Currais Novos, Mossoró, Caicó e nas duas unidades de Natal. Além disso, há mais três pontos de recebimento do milho em João Câmara, Umarizal e Lajes.

Fonte: Portal JH

RN tem oito municípios com risco de surto de dengue, aponta MS


Oito municípios do Rio Grande do Norte estão com risco de surto de dengue, segundo o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) divulgado nesta terça-feira (27) pelo Ministério da Saúde (MS). De acordo com o LIRAa, o índice superior a 3,9 aponta risco de surto da doença. Os municípios são Campo Redondo (12,1); Santa Cruz (5,3); São Paulo do Potengi (5,3); Jardim do Seridó (5); Mossoró (4,9); Parelhas (4,8); Brejinho (4,3); e Pau dos Ferros (4,1).

O levantamento foi realizado em 1.239 municípios. Ao todo, o estudo foi realizado em 1.239 municípios em todo o país, destes, 77 estão em situação de risco; 375 em alerta e 787 considerados satisfatórios, representando um aumento de 31% com relação a 2011, onde 800 municípios foram pesquisados, revelam os dados do Ministério da Saúde.

Além dos oito municípios potiguares com risco de surto de dengue, o Ministério da Saúde também divulgou uma lista com outros quatro que estão em alerta por causa do índice de infestação - que varia de 1 a 3,9. São eles: Jaçanã (3,7); Cruzeta (2,9); Ceará-Mirim (2,7); e Caicó (1,6).

Fonte: G1

Prefeitura de Natal decreta estado de calamidade na saúde municipal

A Prefeitura de Natal decretou, na manhã desta terça-feira (27), estado de calamidade pública em toda a rede municipal de saúde. "Após análise dos transtornos que a interrupção das atividades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA Pajuçara) irão causar ao sistema de saúde da capital, a Prefeitura de Natal decretou estado de calamidade em toda a rede pública de saúde do Município pelo prazo de 90 dias, prorrogável por igual período", informou a Secretaria de Comunicação da Prefeitura. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município.

Fonte: G1

Felipão será anunciado como novo técnico da seleção nesta quinta

Dez anos após conquistar o pentacampeonato mundial, o técnico Luiz Felipe Scolari está de volta à seleção brasileira. Segundo a Folha apurou, o treinador será anunciado nesta quinta-feira como substituto de Mano Menezes, demitido na última sexta.

Luiz Felipe Scolari venceu a disputa com o técnico do Fluminense, Abel Braga, que era o preferido do presidente da CBF, José Maria Marin. Antes de conversar com Scolari, o dirigente conversou com o atual técnico campeão brasileiro, mas não acertou a contratação.
Luiz Felipe Scolari já chegou a um acordo com a CBF. A única coisa pendente é a definição do coordenador técnico da seleção principal, que vai substituir o cargo de diretor de seleções, extinto pela CBF após o pedido de demissão de Andres Sanchez. José Carlos Brunoro, diretor executivo do Audax e diretor da CBB (Confederação Brasileira de Basquete) e Carlos Alberto Parreira são cotados para assumirem o cargo. Brunoro já conversou com Scolari.

Milton Cruz será convidado para fazer parte da comissão técnica. Ele seria o elo de ligação entre as categorias de base e a seleção principal.
Scolari assume o comando da seleção brasileira a sete meses do início da Copa das Confederações, que será realizada entre 15 de junho e 30 de junho no Brasil. A competição é considerada pela Fifa como evento-teste para a Copa do Mundo, que acontecerá entre 12 de junho e 13 de julho de 2014.

Fonte: UOL

27 novembro 2012

Aniversário de prefeito no RN termina com jovem assassinado, diz delegado

Um jovem de 18 anos foi assassinado na madrugada desta terça-feira (27) no município de Nova Cruz, distante 93 quilômetros de Natal, segundo a Polícia Civil. William de Oliveira participava da festa em comemoração ao aniversário do prefeito da cidade quando foi atingido por um disparo de arma de fogo. O fato foi registrado por volta das 3h30.

"Ele estava no meio da multidão quando foi atingido pelo tiro. A bala acertou a cabeça dele", afirmou o agente Samarone Costa Coelho. Ainda segundo o policial, o rapaz não tinha antecedentes criminais.

A polícia ainda não tem suspeita sobre a motivação do crime. “Não podemos dizer, neste momento, se ele era alvo de alguém ou se foi vítima de uma bala perdida. Vamos dar início as investigações e tentar esclarecer quem cometeu este crime”, ressaltou o delegado Normando Feitosa.

Marin consulta Dilma e Aldo Rebelo, recebe aprovação do governo e escolhe Felipão para assumir seleção

Luiz Felipe Scolari só não irá comandar a seleção brasileira se não quiser.
José Maria Marin já fez sua opção, considera Felipão com o perfil ideal e conta com o apoio de Dilma Rousseff e Aldo Rebelo, ministro do esporte.

Os dois, de maneira discreta, foram consultados e aprovaram o nome do técnico para comandar o Brasil na Copa de 2014.
Marin fez questão de saber o que pensa a presidente Dilma e principalmente Aldo Rebelo.
Diferente do antecessor, Ricardo Teixeira, que não tinha bom relacionamento com o governo, o atual presidente da CBF é político e busca aproximação com Dilma Rousseff.
Desde os anos 70, Marin e Dilma são divergentes e não falam a mesma língua quando o assunto é política. Marin pretende insistir em ser recebido por Dilma.
A iminente saída de Andrés Sanches é vista com bons olhos e alívio em Brasília.

As informações foram passadas por gente da alta cúpula do governo do Rio de Janeiro. A cidade esteve envolvida numa grande manifestação, chamada de “Veta, Dilma”, que prevê a redistribuição dos royalties do petróleo.
Vários políticos participaram do evento no centro do Rio.
Felipão não abre mão de contar com Flávio Murtosa na comissão técnica.

A presença do treinador no cargo, pode significar o retorno definitivo de Ronaldinho Gaúcho, elogiado e indicado por Marin diversas vezes, mas ignorado por Mano Menezes.

25 novembro 2012

Na chuva, Vettel controla Alonso e se torna o mais jovem tricampeão da F-1


Sebastian Vettel era apenas um moleque loiro de 4 anos crescendo numa cidadezinha alemã cheia de vinícolas quando Ayrton Senna, já aos 31, cravou seu tricampeonato em Suzuka, em outubro de 1991. De lá para cá, duas décadas. Neste domingo, chegou a vez do sujeito apressado que ocupa o cockpit da RBR e conduz o carro mais rápido da Fórmula 1. Na pista molhada de Interlagos, Vettel fez de tudo durante duas horas. Largou mal, trombou com Bruno Senna, rodou no meio do tráfego, caiu para 20º, deu sorte ao manter o carro quase intacto, pisou fundo para voltar à briga, tirou o pé para evitar acidentes, viu a chuva diminuir, viu a chuva apertar, viu até seu rádio falhar e, acima de tudo, controlou de longe a sua única ameaça. Fernando Alonso estava ali, ao alcance, no limite. O espanhol da Ferrari foi o segundo colocado no GP do Brasil, e o alemão chegou em sexto, certamente o sexto lugar mais feliz de seus 25 anos, quatro meses e 22 dias. Ao superar Ayrton como o tricampeão mais jovem da história da categoria, ele chorou ao cruzar a linha de chegada e escancarou o sorriso para festejar com os mecânicos. Mostrou que, por baixo do capacete, o espírito ainda é o mesmo daquele moleque de 4 anos.

Claro, a corrida em Interlagos teve um vencedor. Foi o inglês Jenson Button, da McLaren, que manteve boa vantagem para Alonso nas últimas voltas e evitou que Vettel perdesse o título - se o piloto da Ferrari tomasse a liderança, seria ele o tricampeão mais jovem da história. Quem completou o pódio foi Felipe Massa, que teve de ceder a passagem para Alonso na volta 62, mas ainda assim chorou muito no pódio, emocionado diante do público brasileiro. Mark Webber, da RBR, e Nico Hulkenberg, da Force India, vieram em seguida, à frente de Vettel. O alemão só respirou aliviado na penúltima passagem, com a entrada do safety car, que conduziu os carros em fila indiana até os últimos metros da prova.

Com os troféus de 2010, 2011 e 2012, Vettel se iguala ao compatriota Michael Schumacher e ao argentino Juan Manuel Fangio com três títulos em sequência. O alemão da RBR fecha o ano com apenas três pontos de vantagem para o rival espanhol, único que ainda era capaz de lhe tirar o tricampeonato. A equação, no entanto, era complicada. Com a segunda colocação, Alonso precisaria que Vettel chegasse em no máximo oitavo.

Dilma supera Lula em pesquisa Ibope sobre a eleição de 2014


A presidente Dilma Rousseff (PT) superou seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em intenções de voto para as eleições presidenciais de 2014, segundo uma pesquisa Ibope divulgada neste domingo (25).

Dilma, eleita em 2010 e que deve concorrer à reeleição, foi citada espontaneamente por 26% dos entrevistados pelo como candidata favorita nas eleições de 2014, segundo uma pesquisa divulgada pelo jornal "O Estado de S.Paulo".
Lula foi citado por 19% dos 2.002 eleitores ouvidos em 143 municípios entre os dias 8 e 12 de novembro.

Os sete pontos de diferença entre a atual governante e seu mentor político superam a margem de erro do levantamento de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Os resultados fazem parte de uma pesquisa espontânea, ou seja, quando o eleitor sondado responde sua preferência diretamente sem que seja mostrada uma lista de possíveis candidatos.

A porcentagem de indagados que não souberam mencionar em quem votariam nas eleições de 2014 chegou a 36%.
O favoritismo dos dois líderes do PT supera significativamente o de qualquer possível candidato da oposição.

Em terceiro lugar na pesquisa, aparece o ex-candidato presidencial e ex-ministro José Serra (PSDB) com 4%, que perdeu as eleições presidenciais de 2002 para Lula e as de 2010 para Dilma, e que foi derrotado em outubro pelo candidato do PT na disputa pela Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.

No quarto lugar, com 3%, figura o senador Aécio Neves (PSDB-MG), ex-governador de Minas Gerais e considerado como provável candidato dos tucanos nas eleições presidenciais de 2014.

 

Mudança


Em levantamentos similares no passado, Lula sempre aparecia à frente de Dilma.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha em abril do ano passado, apesar de Dilma já ter aparecido com recorde de popularidade (64% de aprovação), 57% dos brasileiros preferia o retorno de Lula à Presidência em 2014 contra 32% de Dilma.

Desde que deixou a Presidência em 1º de janeiro de 2011, Lula reiterou que corresponde a Dilma o direito de se apresentar à reeleição.

24 novembro 2012

Mais de 28 mil candidatos disputam o último vestibular da UFRN

Mais de 28 mil candidatos participarão do último vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que será realizado de 25 a 27 deste mês. Após este concurso, o processo de seleção será a partir do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, que atende a outros critérios e segue regras próprias.

Locais de Provas

Este último vestibular da UFRN terá cerca de 28 mil candidatos. Dez mil deles estarão no próprio Campus da UFRN, em Natal, fazendo as provas. É importante que todos saibam o horário de abertura e fechamento dos portões. A entrada dos candidatos começa às 7h20 e prossegue até às 8h. Depois deste horário, ninguém mais pode entrar nos locais de aplicação de provas. É importante, também, planejar o trajeto até o local de prova, para que o trânsito lento e/ou congestionamento sejam evitados. O estresse causado pelas complicações geradas pelos engarrafamentos ou atrasos na passagem dos ônibus coletivos, podem prejudicar o vestibulando.

Justiça condena Boris Casoy e TV Bandeirantes a indenizar gari ofendido em telejornal

A 8ª Câmara de Direito Privado de São Paulo condenou o jornalista Boris Casoy e a TV Bandeirantes a pagar R$ 21 mil de indenização por danos morais ao gari Francisco Gabriel de Lima. Na noite de réveillon de 31 de dezembro de 2009, após Francisco Lima aparecer em uma vinheta desejando feliz natal, uma falha técnica levou ao ar o áudio de Boris dizendo: "Que merda: dois lixeiros desejando felicidades do alto da suas vassouras. O mais baixo na escala do trabalho".

O áudio foi transmitido ao vivo durante o jornal da Band e gerou grande repercussão. No dia seguinte, quando o vídeo já tinha milhares de visualizações na internet, Boris Casoy se retratou sobre o comentário que definiu como “uma frase infeliz”. ”Peço profundas desculpas aos garis e a todos os telespectadores", afirmou Boris Casoy. O caso não terminou na imprensa e foi parar na Justiça.

Francisco Lima alegou que foi humilhado pelos comentários “preconceituosos” do âncora do jornal da Band. Contou em juízo que foi abordado por dois jornalistas da Rede Bandeirantes que solicitaram que desejasse felicitações de ano novo para veiculação na TV e que não imaginava que sua participação lhe renderia “preconceito e discriminação”.

O gari ainda afirmou que não percebeu arrependimento na retratação “burocrática e pouco conveniente” de Boris Casoy e que suas desculpas não bastaram para “estancar a ferida lesada”.

Fonte: Uol

Macarrão é condenado a 15 anos de prisão; ex-namorada de Bruno pega 5


O júri popular do caso Eliza Samudio condenou, na noite desta sexta-feira (23), no Fórum de Contagem, em Minas Gerais, os réus Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, e Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do goleiro Bruno, por participação nas ações que resultaram na morte da ex-amante do jogador.

Macarrão pegou 15 anos de prisão - pena mínima por homicídio qualificado em razão de sua confissão -, e Fernanda, 5 anos em regime aberto. A sentença começou a lida às 23h50 da sexta-feira e terminou por vota de 0h10 de sábado.

A juíza fixou a pena base de 20 anos contra Macarrão pelo homicídio, que foi atenuada por sua confissão. "Embora a confissão do réu seja parcial, ela encontra especial valor", escreveu. "A admissão do réu de que realmente levou Eliza para o encontro com a morte foi de extrema relevância para tirar do conselho de sentença qualquer dúvida. Prestigio a sua confissão em plenário para reduzir a pena aplicada para o mínimo legal".

23 novembro 2012

PM/RN comemora 178 anos de criação

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte celebrou, na manhã desta sexta-feira (23), os 178 anos da força policial no estado em uma cerimônia promovida no Centro de Convenções, na Via Costeira. Na oportunidade, 30 autoridades potiguares foram homenageadas com a entrega da medalha Soldado Luiz Gonzaga. Entre eles, o tenente-brigadeiro do ar Asprígio Azevedo, chefe do Estado Maior da Aeronáutica e subcomandante da Força Aérea Brasileira, natural de Florânia (RN). Além desses, 150 líderes comunitários receberam o título de "Amigos da Polícia".

O coronel PM Francisco Araújo Silva, comandante geral da PM/RN, lembra que a data na qual se comemorava o aniversário da corporação era 4 de novembro. "Contudo, após pequisas de dados históricos, se descobriu que a instituição foi criada em 27 de junho de 1834, ao invés de 4 de novembro de 1836, como se pensava". Para não deixar de comemorar este ano a festividade e aproveitando o dia da entrega da medalha Soldado Luiz Gonzaga, a PM potiguar resolveu unir as duas cerimônias.

Além das condecorações, equipamentos utilizados pelas unidades especializadas da PM/RN (Bope, BPChoque, Cipam, e CPRE) foram expostos ao público. Para o coronel PM Araújo, tal festividade serve para congregar a polícia com a comunidade e prestigiar líderes e personalidades que apoiam à Polícia potiguar. No caso de Asprígio Azevedo, destaca o comandante da PM, ele foi responsável por liberar o uso de uma aeronave da FAB para transportar as 5 mil armas doadas pelo governo de São Paulo ao Estado do RN.

Fonte: DN Online 

Musa global vai interpretar cantora Joelma no Cinema

Depois de boatos e especulações, a confirmação. Deborah Secco encarnará a vocalista paraense Joelma, da banda Calypso, nas telonas.

A atriz fechou contrato para encarnar a cantora em Isso é Calypso – O filme, que contará a trajetória da banda do Pará rumo ao sucesso. Orçado em R$ 7,5 milhões, o longa contará direção de Caco Souza (de 400 contra 1 – Uma história do crime organizado) e as filmagens terão início em junho de 2013.

Por enquanto, Deborah é o único nome confirmado na produção. A atriz protagoniza atualmente o seriado global Loucos por elas.

Fonte: Diário de Natal 

RN teve o menor crescimento do PIB do Nordeste entre 2002 e 2010

O IBGE divulgou hoje (23) o levantamento sobre a variação do Produto Interno Bruno (PIB) dos estados do país durante o período de 2002 a 2010. De acordo com os dados expostos, o Rio Grande do Norte apresentou o menor crescimento entre os estados do Nordeste, ficando na 24º posição no ranking brasileiro do crescimento do PIB.

O IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e a Superintendência da Zona Franca de Manaus, expôs as contas regionais de 2002 a 2010, com os resultados PIB regional apresentados segundo a ótica da produção.

A publicação possui informações sobre a evolução do PIB de cada Unidade da Federação, calculado a partir de estatísticas sobre o valor bruto da produção, consumo intermediário e valor adicionado bruto de cada atividade econômica, bem como indicadores de crescimento do volume de produção e os respectivos índices de preços dos bens e serviços produzidos e dos principais insumos consumidos. Esses dados permitem estimar o valor adicionado, por atividade, expresso em valores corrente e constante, o PIB avaliado ao preço de mercado por Unidades da Federação, e o PIB per capita em cada uma dessas áreas geográficas. 

O Rio Grande do Norte apresentou, em 2010, um crescimento real de 5,1%, inferior à taxa do Brasil (7,5%) e do Nordeste (7,2%). O PIB estimado (2010) foi de R$ 32.339 milhões, representando (0,9%) do PIB brasileiro e superior ao de 2009, que foi de R$ 27.905 milhões. Na série (2002-2010), o RN apresentou o menor crescimento em termos de evolução do volume acumulado do PIB do Nordeste (30,9), o 24º do país.

A melhor variação foi do estado do Tocantins, que foi de 7,2 com relação ao período de 2002 a 2010, e 14,2 em 2010. O menor crescimento no período de oito anos foi o Rio Grande do Sul, seguido por Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.
 
Fonte: Tribuna do Norte

Maternidade de Felipe Camarão sofre com a paralisação dos médicos da cooperativa

Uma faixa na entrada da Maternidade de Felipe Camarão indica que a unidade está funcionando normalmente, com plantão 24 horas. No entanto, dentro da Maternidade a realidade é diferente. A recepção vazia, nenhum médico na unidade e apenas um enfermeiro e três técnicos de enfermagem para atender a população e cuidar das três puérperas. Desde esta quarta-feira (21) nenhum parto foi realizado na unidade. A Maternidade de Felipe Camarão se soma as principais unidades de saúde do Município que teve seu atendimento à população comprometido desde a manhã desta quarta-feira, quando os médicos da Cooperativa dos Médicos (Coopmed) suspenderam os plantões por falta de pagamento do salário do mês de setembro.

Fonte: Portal JH

22 novembro 2012

Veja as escolas do RN que obtiveram as maiores médias no Enem 2011

A maior média geral obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011, no Rio Grande do Norte, coube ao Colégio Ciências Aplicadas, instituição da rede privada de ensino, com média 647,91. O IFRN – Campus Mossoró, a 285 Km de Natal, alcançou a média 606,19, a maior entre as escolas públicas. A menor média geral, 406,85, foi registrada na Escola Estadual Maria da Glória de A. Luna, em Ipanguaçu, a 214 Km da capital. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (22) pelo Ministério da Educação.

No Colégio Ciências Aplicadas, 99 alunos fizeram o Enem em 2011, isso corresponde a 80,27% do total de estudantes da instituição. O corpo discente atingiu a média geral de 647,91. O número corresponde a soma das médias obtidas pelos alunos em cada uma das quatro provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos, e matemática), e também na redação.

Na rede pública, o IFRN – Campus Mossoró apareceu em destaque, com a média geral 606,19. Ao todo, 188 alunos fizeram o Enem em 2011, o equivalente a 66,67% do corpo discente. Coube a Escola Estadual Maria da Glória de A. Luna, em Ipanguaçu, a pior média geral do RN, 406,85. Apenas 10 estudantes fizeram o Enem em 2011, 58,82% do total de alunos da escola.

O critério utilizado para inclusão de uma escola na lista divulgada pelo MEC é o mesmo do sistema "Prova Brasil", apenas com unidades em que pelo menos 50% dos alunos matriculados e com o mínimo de dez alunos que estavam concluindo o ensino médio participaram do exame. Os números levam em consideração os dados do Censo Escolar.

Confira o ranking das escolas com as 10 melhores notas (Enem 2011) no RN
Colégio Ciências Aplicadas
Centro de Integração Integrada
Centro de Integração Integrada Mais
IFRN – Campus Mossoró
Colégio Salesiano Dom Bosco
IFRN - Campus Cidade Alta (Natal)
Colégio Salesiano São José
Colégio Marista de Natal
Colégio Nossa Senhora das Neves
Overdose Colégio e Curso

Confira o ranking das escolas com as 10 piores notas (Enem 2011) no RN
Escola Estadual Maria da Glória de A. Luna (Ipanguaçu)
Escola Estadual Desembargador Felipe Guerra (Triunfo Potiguar)
Escola Estadual Pedro Martins Fernandes (Viçosa)
Escola Pública José Claudio Alves (Taboleiro Grande)
Escola Estadual Professor Daniel Gurgel (Janduís)
Escola Pública Desembargador Sinval (Pilões)
Escola Estadual Francisco de Assis da Silva (Serrinha dos Pintos)
Escola Estadual Ivonete Carlos (Frutuoso Gomes)
Escola Pública Sebastião Gomes de Oliveira (Apodi)
Escola Estadual Teonia Amaral (Florânia)

Proerd/RN capacitará 40 policiais militares da região Nordeste


Na próxima segunda-feira (26), o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) realizará a abertura do Curso de Formação de Mentores da Região Nordeste, a qual ocorrerá no Auditório da Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN).

O Curso contará com a presença de Policiais Militares do RN, além de Militares dos Estados da Bahia, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Maranhão, os quais serão capacitados para formação de instrutores do PROERD em seus respectivos Estados.

"O Curso terá a participação de Oficiais e Praças de todos os Estados do Nordeste, exceto do Estado de Sergipe, os quais atuam como Coordenadores do PROERD em seus Estados. Com o término eles estarão aptos a formarem seus próprios policiais instrutores", declarou o Tenente Willame, Oficial da CIPRED.

O PROERD/RN é o Centro de Capacitação Nacional do PROERD da Região Norte e Nordeste, tendo recebido o título em reconhecimento a competência dos profissionais que integram o programa no Estado do Rio Grande do Norte.


A abertura do Curso de Formação de Mentores, o qual terá a duração de uma semana, ocorrerá às 10 horas da próxima segunda-feira (26) no Auditório da ESMARN.

Fonte: Diário de Natal

Projeto isenta pobres de taxas de inscrição em vestibulares e concursos


A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou nesta quarta-feira (21) a isenção de taxas para pobres que se inscreverem em concursos públicos e vestibulares em instituições federais. O projeto examinado (PLS 219/2012), do senador Mário Couto (PSDB-PA), foi acolhido no formato do substitutivo apresentado pelo relator, Paulo Paim (PT-RS).

Pelo texto, a inscrição gratuita dos candidatos pobres deve ser assegurada aos que tiverem renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo. A matéria ainda deve passar pelo exame da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e depois, em decisão terminativa, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Atualmente, as universidades federais já costumam isentar de taxas os candidatos de baixa renda, o que já não acontece normalmente no caso dos concursos. O projeto tem a vantagem de estabilizar o benefício e uniformizar as regras.

Câmara aprova em primeiro turno PEC das Empregadas Domésticas


A Câmara dos Deputados aprovou hoje (21), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 478/2010 que amplia os direitos dos trabalhadores domésticos. A proposta estabelece que os empregados domésticos tenham os mesmos direitos trabalhistas dos empregados das demais categorias.O texto foi aprovado por 359 votos favoráveis e 2 contrários.

Agora, a proposta volta à comissão especial para elaboração do texto final que será votado em segundo turno, que pode ocorrer na próxima semana. Em seguida, a matéria será encaminhada à análise do Senado, onde também terá que passar por duas votações. Conhecida como PEC das Domésticas, a proposta amplia os direitos dos empregados domésticos, incluindo obrigatoriedade de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), carga horária semanal de 44 horas, hora extra e adicional noturno. A categoria reúne 6,6 milhões de brasileiros, sendo a maioria formada por mulheres (6,2 milhões).

Fonte: Blog do Cardoso Silva

Joaquim Barbosa assume presidência do STF nesta quinta


O ministro Joaquim Barbosa assume oficialmente nesta quinta-feira, 22, a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Barbosa será o primeiro negro a presidir a Corte. A TV Estadão transmite a cerimônia de posse ao vivo a partir das 15h.

O ministro substitui Ayres Britto, que deixou o STF na semana passada, quando completou 70 anos e se aposentou compulsoriamente. Cerca de 2 mil pessoas foram convidadas para o evento, entre elas a presidente Dilma Rousseff, celebridades e representantes do movimento negro brasileiro.
Barbosa ganhou notoriedade recentemente em razão do processo do mensalão, do qual é relator. Ao longo das sessões, protagonizou discussões acaloradas, em especial com o ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo e, a partir desta quinta, vice-presidente do STF.

Nascido em Paracatu (MG), Joaquim Barbosa é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e fez carreira no Ministério Público Federal (MPF) como procurador da República. Foi indicado para o STF pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e é membro da Corte desde 2003.

21 novembro 2012

Lideranças do PMDB defendem Garibaldi para o governo em 2014


Lideranças políticas do PMDB defenderam na manhã de hoje a candidatura do ministro da Previdência, Garibaldi Filho, ao governo do Estado em 2014. Ex-governador do Rio Grande do Norte, ex-presidente do Senado e ex-prefeito de Natal, sempre bem avaliado por onde passou, o nome do ministro vem se fortalecendo diante do desgaste do atual governo, da aliada Rosalba Ciarlini (DEM).

Nesta segunda-feira, Garibaldi negou pretensão de disputar o governo. “Não tenho pretensão, aptidão, nem qualidades para ser candidato a governador”, afirmou ele, em entrevista ao Jornal de Hoje. Nesta manhã, representantes do PMDB na Assembleia Legislativa, na Câmara Municipal de Natal e no segmento de históricos e fundadores da sigla discordaram das declarações do líder político.

“É uma declaração modesta de um político de mais de 40 anos de vida pública, que passou pelo Executivo e o Legislativo e sempre foi bem avaliado. Garibaldi tem, sim, bagagem e competência para ser de novo governador ou o que for”, afirmou o deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB), em entrevista ao Jornal de Hoje.

Fonte: Portal JH

Sem médicos, ambulâncias de UTI do Samu ficam paradas

 
As ambulâncias de UTI do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Natal estão paradas durante toda a manhã desta quarta-feira (21). O problema foi ocasionado devido à suspensão do atendimento médico de plantão da Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed/RN). Pacientes com casos mais graves, como enfarte ou parada cardíaca, serão atendidos por equipes incompletas. Ao todo, três ambulâncias UTI estão paradas no estacionamento da sede do Samu Natal.

A coordenação médica do Samu Natal informou ainda que, caso o atendimento da Coopmed/RN não seja retomado, não haverá médicos na próxima sexta-feira para atender os chamados através do 192. A expectativa é de que uma ambulância volte a atender no período da tarde.
 
Ontem à noite, a Coopmed/RN divulgou a lista dos locais onde os atendimentos estarão paralisados. São eles: Samu Natal (parcial), Caps Samu - psiquiatria (total), Caps ambulatório (parcial), Hospital dos Pescadores (total), posto de Cidade  Satélite (parcial), posto de Mãe Luiza (total), Hospital Sandra Celeste (parcial), Maternidade de Felipe Camarão (total), Maternidade das Quintas (parcial), Maternidade Leide Morais (parcial) e os ambulatórios de  Guarapes, Km6, Nova Natal I e II, Soledade I, Panatis, Vale Dourado, Parque das Dunas, Gramoré, Rocas, Ponta Negra, Pompéia, Ceasi e Cidade da Esperança.

Fonte: Tribuna do Norte

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...