Páginas

6 de março de 2013

Governadora discute melhorias nas ações voltadas ao campo


Em uma reunião de trabalho realizada na sede do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (EMATER/RN), na manhã desta terça-feira (5), a governadora Rosalba Ciarlini tratou de políticas relacionadas ao interior do Rio Grande do Norte como irrigação, Compra Direta, abatedouros públicos, Programa do Leite e escolas de inclusão digital para o homem do campo. A reunião teve a participação do secretário interino de Estado da Agricultura, Pecuária e da Pesca, José Simplício de Holanda, do diretor Geral da Emater, Ronaldo Cruz, e de diretores e técnicos do órgão.

Durante o encontro, foi anunciado que o Compra Direta, programa do Governo Federal que prevê a aquisição de alimentos para distribuição ou para formação de estoques públicos, disponibilizará quase 114 toneladas de peixe para a Semana Santa. A oferta será distribuída gratuitamente para 38 mil famílias de 50 municípios espalhados pelo RN e teve o investimento de R$ 800 mil do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Os beneficiários são integrantes do Bolsa Família.

A recuperação da bacia leiteira e o consequente equilíbrio do Programa do Leite, que na ocasião teve assinado o termo aditivo para prorrogação, também foram abordados na reunião. A governadora enfatizou que a iniciativa “é fundamental para a sustentabilidade do campo, mas temos plena consciência que vamos ter que fazer um programa especial de recuperação da nossa bacia leiteira porque perdemos parte do rebanho com a intensa seca que abateu o Rio Grande do Norte em 2012 e que continua em 2013”, disse a chefe do Executivo Estadual destacando a experiência e a vontade dos técnicos da Emater de encontrar medidas para o enfrentamento ao período de estiagem.

Rosalba Ciarlini disse ainda que serão retomadas as obras de 11 abatedouros públicos, que passaram por uma readequação financeira e estão prontos para uma nova licitação. A governadora garantiu ainda que fará a entrega das Escolas de Inclusão Digital em parceria com os municípios parceiros. As estruturas oferecerão ao homem do campo o primeiro contato com computadores e com a internet.


Fonte: rn.gov.br