Páginas

4 de setembro de 2013

Fecam orienta Câmaras do RN a abolir o voto secreto

Por meio da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM/RN), dezenas de Câmaras Municipais estão atualizando regimentos internos e determinando, como ponto mais importante, o fim do voto secreto. “A FECAM está modernizando os regimentos. A exemplo da Câmara de Mossoró, primeira do país a abolir o voto secreto, outras Câmaras também estão optando pelas votações abertas. É um caminho sem volta. O da transparência total”, destaca Francisco José Júnior, presidente da FECAM.

Como presidente da Câmara de Mossoró, o vereador Francisco José Júnior avalia a adoção das votações abertas como uma medida importante do ponto de vista de ganho para a população acompanhar os trabalhos legislativos.

Francisco José Júnior tem feito palestras e conversado com presidentes de Câmaras sobre a necessidade da modernização dos regimentos incluindo à medida que extingue as votações secretas. A FECAM está oferecendo, gratuitamente, orientação a todas as casas legislativas interessadas.

Na próxima sexta-feira, 6, Francisco José receberá, na sede da FECAM, em Natal, mais um grupo de presidentes de Câmaras que ainda não foram contempladas com os benefícios para informar sobre a necessidade da atualização dos regimentos e a respeito de temas de interesse do legislativo, como a ampliação de receita das Câmaras e utilização do Diário Oficial das Câmaras do RN, a ser implantado pela FECAM.  “É importante que os presidentes estejam sempre atualizados. Muitas vezes perdem recursos e produtividade por falta de informação”, destaca o presidente da FECAM.

Fonte: Jornal de Fato