A estratégia da presidente Dilma Rousseff de aparecer cada vez mais em pronunciamentos em rede nacional de rádio
e televisão custou até agora R$ 1,2 milhão aos cofres públicos desde o
primeiro ano de seu mandato, em 2011. Cada vez que a presidente vai à
TV, o Palácio do Planalto desembolsa R$ 90 mil com produção, gravação,
edição, computação gráfica, trilha, locução, equipe e equipamentos.
No
domingo, 29, Dilma fez seu 17º pronunciamento desde que tomou posse.
Trata-se de uma média que supera cinco aparições por ano. Seus
antecessores, Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso,
registraram uma média inferior a três pronunciamentos de TV anuais.
Em dezembro de 2012, o valor
gasto pelo governo para produzir um pronunciamento passou de R$ 58 mil
para os atuais R$ 90 mil - quase 56% de aumento. A Secretaria de
Comunicação diz que houve “atualização de valores”, “uma vez que os
preços até então praticados remontavam ao ano de 2008”. A inflação
medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2008
a 2012 foi de 32%.