Páginas

2 de fevereiro de 2014

Público está fugindo da TV aberta aos domingos

O número total de televisores ligados aos domingos em São Paulo cresceu em 2013 em relação ao ano anterior. Mas a audiência das emissoras abertas só caiu. Dados divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo mostram que o percentual de aparelhos de TV ligados no domingo na região foi de 41,9%, ante 41,5% de 2012.

Mesmo assim, Globo, Record, SBT, Band e RedeTV! perderam público aos domingos. A queda foi pequena, mas mostra que a fuga de audiência nos finais de semana segue aumentando ano a ano.

Record foi a emissora que mais perdeu audiência nos domingos em um ano

A Globo registrou em 2013 média diária aos domingos de 12,8 pontos, ante 13 pontos de 2012.   A Record foi de 7,3 pontos (2012) para 6,8 pontos (2013). O SBT passou de 6,7 para 6,4 pontos. A Band caiu pouco, de 3 pontos para 2,9, assim como a RedeTV!, que foi de 0,9 para 0,8. A TV Cultura cresceu de 1 ponto (2012) para 1,2 (2013).

Como era o domingo da TV brasileira há 10 anos atrás?

A perda de público da TV aberta aos domingos impressiona se tomarmos como base as médias de dez anos atrás. Em 2003, a Globo tinha quase o dobro de audiência, com média de 20,7 pontos. O melhor ano da Record foi 2008, com média de 8,9 pontos. Já Silvio Santos sente saudades dos domingos de 2001, em que o seu SBT tinha média diária de 14,6 pontos.