Páginas

12 de fevereiro de 2014

Vereador Galo Silva quer curso pré-vestibular gratuito em Florânia


O vereador Galo Silva (PSD) anunciou que vai protocolar na Câmara Municipal de Florânia, requerimento a ser enviado ao prefeito Júnior de Januncio (PSD) e a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini (DEM), solicitando implantação de curso pré-vestibular gratuito para alunos de baixa renda. Segundo o vereador, o requerimento visa dar uma nova perspectiva de acesso ao ensino superior para os alunos carentes oriundos de escolas públicas. Ele diz que seu pedido justifica-se pela enorme quantidade de jovens de baixa renda que concluem o ensino médio todos os anos no município e que tem poucas condições de disputar vagas nas universidades com estudantes que cursam escolas particulares e, ainda, com os que cursam pré-vestibulares particulares.

“A ideia da implantação de um curso pré-vestibular gratuito no município de Florânia, através de um convênio entre Prefeitura e Governo do Estado, tem o objetivo de fazer o estudante rever o conteúdo aprendido ao longo da vida escolar para que, preparado, possa ser classificado nos concorridos exames vestibulares, como UFRN, EURN, IRFN”, disse o vereador.

Galo lembrou que os estudantes de escolas particulares ainda são maioria em aprovação nos vestibulares das universidades. “O curso pré-vestibular para os alunos das escolas públicas será um meio de equiparar a concorrência com os alunos da rede privada de ensino por uma vaga numa universidade federal ou do estado”, defendeu.

O parlamentar destaca, também, o direito dos estudantes previsto na Constituição da República, no trecho que  diz “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Para o parlamentar, a falta de recursos financeiros a calouros do vestibular e do Enem pode excluir automaticamente alunos com baixo poder aquisitivo. “Se é um direito de todos, temos que lutar pela implantação de medidas que contribuam para um processo educacional sem distinções econômicas.  Acredito que o prefeito, enquanto ser humano sensível a questão da educação, irá atender a esta indicação”, finalizou Galo.