O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (SINTE/RN), da regional de Mossoró, confirmou o déficit de professores que compõem a rede estadual de ensino na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Segundo o coordenador-geral do sindicato em Mossoró, Rômulo Arnaud, “é horrível, e isso afeta diretamente na educação de nossos jovens”.
Em todo o estado, o SINTE estima que falta pelo menos 600 professores na rede. “Um problema que desarticula a escola e o aprendizado”, diz Rômulo. Em contato com o MOSSORÓ HOJE, a técnica pedagógica da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC), Judivânia Fernandes, não soube informar o número exato de professores que estaria causando esta deficiência em Mossoró, mas também confirmou a existência do déficit.
Afim de resolver a situação, a Secretaria Estadual de Educação convocou 428 profissionais. “O órgão espera que as escolas atualizem o sistema com os novos educadores para, então, observar se o número foi suficiente”, contou a coordenadora de órgãos regionais de educação, Mônica Guimarães.
O coordenador do SINTE espera uma solução urgente. “Espero que não aconteça o que aconteceu em anos anteriores, onde teve escola que terminou o ano letivo sem professores”, concluiu Rômulo.