Páginas

28 fevereiro 2015

Prefeitos e vereadores eleitos em 2012 poderão ter 6 anos de mandato

Deve gerar intensa polêmica entre deputados a proposta de ampliar em dois anos o mandato dos atuais prefeitos e vereadores em todo o país. 

A ideia, que deve ser um dos temas da reforma política em discussão no Congresso Nacional, é implantar as eleições gerais no país – de vereador a presidente, só em 2018, o que forçaria uma prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores. Atualmente, há no Brasil eleições de dois em dois anos. 

Em uma delas se elege presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Em outra são escolhidos os prefeitos e os vereadores. O projeto em discussão na Câmara Federal, os atuais prefeitos e vereadores teriam mandato de seis anos, para que coincidissem com os mandatos de presidente, governador, senador e deputados, em um pleito no ano de 2018. 

Não é a primeira vez que os mandatos de prefeitos e vereadores poderão ser ampliados. Nos anos 1980, exatamente para que fosse garantido o fatiamento das eleições de dois em dois anos, o mandato de prefeitos e vereadores eleitos em 1982 – que terminariam no fim de 1986, foram prorrogados até 1988, para coincidir com o mandato dos prefeitos de capitais, que haviam sido eleitos de forma direta, pela primeira vez, em 1985. 

Sales da CAERN deverá disputar uma vaga para vereador em 2016

Filiado há 22 anos no PSDB, Sales da CAERN deverá disputar uma vaga de vereador em 2016. Com grandes serviços prestados na cidade de Florânia, o mesmo conta com o apoio de amigos e familiares. 

Sales esteve reunido na tarde deste sábado (28), com o floraniense Hélio Araújo. "Vamos lutar para que em 2016, tenhamos grandes mudanças e renovação em Florânia". Disse Sales.





Escolas de Tangará e Santa Cruz também iniciam o ano letivo sem os professores prometidos pelo governo do estado

Conforme o professor Ivanilson Costa, “a Escola Estadual Severino Bezerra, em Tangará/RN, necessita de dois PEDAGOGOS, assim como a Escola Estadual João Ferreira de Souza, em Santa Cruz/RN.” O professor afirma que “o Governo garantiu que todas as escolas iniciariam o ano letivo com os professores nas salas.”

Segundo Ivanilson as escolas dos dois munícipios receberam a orientação de que era para matricular os alunos e agora a bomba vai estourar nas nãos dos diretores e professores que terão que dar explicações para os pais indignados. Os cidadãos e cidadãs, independente de fazerem parte ou não da “comunidade escolar”, devem denunciar todas as tentativas de colocar professores e professoras em desvio de função, ou seja, para assumirem aulas para as quais não estão habilitados.

Educação não se trata com “jeitinho” e a “Pátria Educadora” precisa de professores em quantidade suficiente e qualidade de excelência, além de todas as condições outras condições necessárias como nos aspectos de tecnologia, de infraestrutura e de atenção básica social e econômica para os educandos.

Fonte: Rádio Cirandeira

RN possui a maior matriz eólica do país

A Agência Nacional de Energia Elétrica, (Aneel), liberou no mês de fevereiro, a operação comercial de mais quatro usinas eólicas no Rio Grande do Norte. Ao todo, os quatro empreendimentos têm capacidade para geração de 94 MW. 

A notícia positiva é só mais uma entre os avanços, que o setor tem alcançado nos últimos anos. Pode-se dizer que o Rio Grande do Norte começou o ano de 2015 comemorando, o estado possui hoje a maior matriz eólica estadual do Brasil e também a maior capacidade instalada.

Segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos, (ARSEP), responsável pela fiscalização dos parques eólicos no estado, o RN hoje é autossuficiente na produção de energia limpa, conta com 70 parques eólicos em operação, 31 em construção e 67 já com autorização para serem iniciados. Em 2015 a agência reguladora vai realizar 37 fiscalizações. 

A energia eólica é uma fonte de energia limpa, para a construção de uma usina é necessária uma grande extensão de terra, pois as turbinas precisam ter uma distância específica entre si. Esse distanciamento evita que a perturbação causada no escoamento do vento atrapalhe a outa unidade.

FAÇA UMA VISITA A CASA DAS PEÇAS

Temos peças para carros, motos, bicicletas e lubrificantes em geral
O menor preço da cidade conheça a casa das peças
Vendendo o melhor e mais barato! Ligue ou visite nossa loja
 Localizada na Av.  Francisco Amaral, N°, Centro de Tenente Laurentino Cruz,
Org: Bolinha / Fone: (84) 3438-0085 / Celular: 9667-1001

27 fevereiro 2015

É hoje em Florânia! A festa da Solidariedade em prol da APAMI, com Aleijadinho de Pombal

Diretora da 4ª Ursap nega que Governo do Estado não tenha capacitado agentes de endemias em Caicó

A nova diretora da 4ª Unidade Regional de Saúde Pública do Seridó, Franciele Lopes escreve ao Blog do Marcos Dantas para esclarecer notícia veiculada no Blog, com o título “Agentes de Endemias de Caicó ainda não sabem como lidar com a Febre Chikungunya”, baseada na entrevista concedida pelo agente de saúde do município, Ricardo Alexandre. Vamos aos esclarecimentos:

“Sr. Marcos Dantas.
Solicito, respeitosamente, a esta conceituada página de notícias o direito de resposta à matéria veiculada com o título: “Agentes de Endemias de Caicó ainda não sabem como lidar com a Febre Chikungunya”, em que se alega omissão por parte do governo do estado no tocante à capacitação dos agentes de endemias, faz-se necessário esclarecer que aconteceram duas capacitações realizadas em Caicó especificamente para este tema.

A primeira foi realizada no dia 25 de novembro de 2014, no auditório da 10° DIRED, ministrada por uma médica infectologista da Secretária de Saúde Pública do estado para “Capacitação sobre o manejo clínico do vírus Chikungunya”. Na ocasião, estiveram presentes representantes de diversos municípios desta região (São Fernando, Serra Negra do Norte, Caicó, Acari, Lagoa Nova, Jardim do Seridó, Carnaúba dos Dantas, Jardim de Piranhas, Jucurutu, Ipueira, Parelhas, Timbaúba dos Batista, Tenente Laurentino Cruz, Florânia), representantes da SESAP e da IV URSAP.

Ministério Público ajuíza ação contra prefeito de Acari por improbidade

O Ministério Público do Rio Grande do Norte ajuizou ação civil por ato de improbidade em desfavor do prefeito da cidade de Acari, Isaías de Medeiros Cabral, devido a contratação de empresas através de dispensas indevidas de licitação mediante esquema de fracionamento ilegal de despesas.

A contratação das empresas pelo poder público municipal através de dispensas de licitação foi realizada pelo atual prefeito no início de sua gestão, em janeiro de 2013, e de acordo com o apura, em evidente dano ao erário com contratações desvantajosas para a administração.

Pagamento do mês de fevereiro vem com aumento de 13,01% para os professores

A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento iniciou nesta sexta-feira, dia 27, o pagamento de todos os servidores deste município. O destaque é o aumento de 13,01% nos salários dos professores da Rede Municipal de Ensino. “O objetivo é promover a política de valorização profissional dos nossos servidores”, afirmou o Prefeito Padre Jocimar Dantas.

A atual gestão vem honrando e cumprindo rigorosamente em dia, o pagamento dos servidores municipais. Nesta sexta estão recebendo os seus salários, os servidores de três pastas da administração pública: Saúde, Educação e Assistência Social. Está sendo efetuado o pagamento do FUNDEB 40% e 60%, COVISA, PACS e Endemias. Além dos programas socioassistenciais: CRAES, CREAS, SCFV, IGD-SUAS e IGD-PBE. 

Com o pagamento dos salários dos servidores em dia, a Prefeitura Municipal injetará mais de R$ 600 mil neste fim de mês (após o Carnaval) na economia de Jardim do Seridó. “A execução do pagamento em dia é um compromisso desta administração que trabalha de forma transparente e respeita os servidores. Também serve para aquecer o comércio”, declarou o secretário de Finanças, Marivaldo Medeiros.

BABYCELL CONECTADO EM VOCÊ

Temos tudo em celulares: Lançamentos Iphone 4S Samsung, LG L70, LG A275,
LG PROLITE, LG L3, LG L1, LG L20, LG 40, LG LS Dual, LG G2 Lite, Samsung Galaxy Winduos, Samsung Graneo Duos, Samsung S3 Mine, Samsung S Duos, Samsung Galaxy Fame, Samsung Poket 2, Monopod para Selfie, Roteador, Bateria Portátel, Capas em geral, Películas em geral, Capas para Tablet, Controle Play 2 e Play 3, Película vidro, Cartão de memória 4 e 8 GB, Pendrive 4 e 8 GB.
 Box 14 Mercado Público Municipal, Rua Luzia Maria, Centro,
Tenente Laurentino Cruz, Fone: 9600-5388 / Org: Baby

Promotor quer suspensão imediata de aumento de salários dos vereadores de Santana do Matos

Representante em exercício do Ministério Público do RN na comarca com sede em Santana do Matos, região Sertão/Central potiguar, o promotor de Justiça Carlos Henrique Harper Cox emitiu recomendação endereçada à presidência da câmara municipal orientando a imediata suspensão do aumento salarial dos parlamentares-mirins da cidade. A instrução do fiscal da lei consta da Recomendação nº 05/2015, do dia 03 deste mês.

Cópia da medida, decorrente da Notícia de Fato nº 003/2015, consta da edição de sexta-feira (27) do Diário Oficial do Estado. O promotor instrui ao presidente do parlamento santanense, vereador Erinaldo Florêncio Xavier da Costa, “Naldinho” (PTB), que adote as providências apontadas na Recomendação. Primeiro, que suspensa de imediato o reajuste dos subsídios dos legisladores, feito com base na Resolução e Ato Numerado nº 01/2015.

Marcos Dantas

Prefeito de São Vicente se reuniu com Conselho do FUNDEB, para definir as convocações dos aprovados no concurso

Nessa quinta – feira dia 26 de fevereiro o prefeito Joci Lins se reuniu com os membros do conselho do FUNDEB de São Vicente, para analisar o quadro de funcionários de todas as escolas municipais e consequentemente discutir as futuras convocações referentes ao concurso público para aprovação do conselho. A prefeitura tem objetivo de realizar a primeira chamada de aprovados para o setor da educação com extrema urgência.

Ex-Prefeito de Florânia, Pedro Roberto, irá participar do Leilão da APAMI

O ex-prefeito de Florânia Dr. Pedro Roberto irá participar do leilão da APAMI de Florânia. O mesmo fez sua inscrição para concorrer ao leilão e ao blog do Ricardo Morais o mesmo disse: "Irei ate o fim e com certeza irei arrematar o prédio da APAMI, o mesmo está pedindo calma aos funcionários, porque a situação será resolvida", declarou ele ao blog.

O leilão será realizado no dia 02 de março pela Justiça do Trabalho na cidade de Currais Novos. Veja mais detalhes AQUI.

Isaias Cabral anuncia aumento salarial aos educadores de Acari

O prefeito de Acari, Isaias Cabral, anunciou nesta semana aumento salarial para os educadores do município. Conforme revelou o prefeito, os profissionais da Educação já irão receber salário deste mês com aumento de 13,1%. O anúncio foi feito na abertura de Jornada Pedagógica e com a presença dos professores.

Sobre o reajuste, o prefeito Isaias Cabral falou aos professores que sentia-se com o dever cumprido, pois a Administração Municipal tem realizado melhoria físicas nas escolas, valorizando os profissionais da Educação, seja com capacitação, progressão de letra, mudança de nível e o compromisso com o piso salarial.  Isaias Cabral ressaltou que o reajuste implicará em aumento mensal de até R$ 50 mil na folha da Educação.

Marcos Dantas

ADQUIRA AS POLPAS DE FRUTAS DA INSEALI

Adquira já as polpas de frutas da Inseali
Produzidas sem nenhum aditivo, totalmente naturais.
Experimente todos os sabores: Abacaxi, acerola, caju, 
cajá, goiaba, graviola, jaca, maracujá, manga, morango e uva.
Localizada no Sítio Umbuzeiro, N° 78, zona rural de Tenente Laurentino Cruz
Fone: 9629-2939 E-mail: inseali@hotmail.com

Francielle Lopes reafirma parceria da IV Ursap com Defensoria Pública pelo Sus Mediado

Foi destaque em Sidney Silva: A diretora da IV Unidade Regional de Saúde Pública em Caicó, Francielle Lopes, visitou na manhã desta quinta-feira (26), a Defensoria Pública. O objetivo, foi reafirmar a parceria da Secretaria Estadual de Saúde, na execução do programa Sus Mediado, que foi criado para evitar demandas judiciais, assegurar o acesso aos usuários hipossuficientes do SUS a medicamentos e procedimentos médicos de responsabilidade do Estado do Rio Grande do Norte e dos Municípios participantes, previstos perante o Sistema Único de Saúde.

Nós reafirmamos junto ao Dr. Rodrigo Lira, a parceria do Estado com a Defensoria Pública, para desburocratizar a assistência aos cidadãos, garantindo efetividade no atendimento e na oferta dos serviços aos usuários do SUS”, disse Francielle Lopes.

O coordenador do Núcleo da Defensoria Pública do Estado no Seridó, Rodrigo Gomes da Costa Lira, disse que para a execução do programa Sus Mediado, se faz necessária a presença de técnicos da IV Ursap, na Defensoria, pele menos uma vez por semana para que seja feito o atendimento da população em relação as demandas de saúde.

O Sus Mediado funciona em Caicó, desde 2014. Ele existe para agilizar tempo e evitar custos. O programa, ele existe justamente para dar agilidade aos procedimentos, seja, de medicamentos, de cirurgias, entre outros. A pareceria com a Regional é importantíssima já que o programa tem como parceiros, a Sesap, a Secretaria Municipal de Saúde, a Procuradoria Geral do Estado, além da Defensoria Púlblica do Estado e da União. Como a IV Ursap é a representante da Sesap aqui, então se faz necessário o uso de seus técnicos“, disse Rodrigo Lira.

Governo suspende programa Minha Casa Melhor

Com problemas de falta de recursos, o governo federal decidiu suspender o programa Minha Casa Melhor, linha de crédito especial para os beneficiários do Minha Casa, Minha Vida adquirirem móveis, eletrodomésticos e eletrônicos a taxas de juros subsidiadas, como antecipou ontem o portal Estadão.com. Para operar o programa, a Caixa Econômica Federal recebeu do governo uma capitalização de R$ 8 bilhões em junho de 2013. Do valor total, R$ 3 bilhões foram direcionados para os financiamentos do programa – o restante foi usado em outra operação.

O jornal O Estado de S. Paulo apurou que a Caixa desembolsou até o fim do ano passado mais do que esses R$ 3 bilhões. Até dezembro, 18 meses após o lançamento do programa, 640 mil famílias tinham recebido os cartões do Minha Casa Melhor. Foram oferecidos R$ 3,2 bilhões – dos quais R$ 2,4 bilhões foram realmente contratados.

“Novas contratações do Minha Casa Melhor estão sendo discutidas no âmbito da terceira fase do programa Minha Casa Minha Vida”, informou, em nota, a Caixa. “Os cartões referentes a contratos já realizados continuam operando normalmente”. O Tesouro Nacional foi procurado pela reportagem, mas disse que somente o banco se pronunciaria sobre o assunto.

26 fevereiro 2015

SINTE/RN cobra convocação dos aprovados no concurso de 2011

O ano letivo de 2015 da rede estadual de ensino terá início na próxima segunda-feira (02), no entanto, até o momento os aprovados do concurso de 2011 não foram convocados. De acordo com a Coordenadora Geral do SINTE/RN, Fátima Cardoso, essa demora prejudica os estudantes devido as demandas e exigências do ensino: “Os alunos e as escolas estão sendo prejudicadas. Os concursados estão na expectativa. Nós atribuímos essa demora a burocracia imposta. Por isso vamos cobrar do governo e da SEEC uma postura que combata esse mal. Esperamos que a máquina do estado seja ágil e acima de tudo responda aos interesses da sociedade”, afirma.

Prefeitura do Natal abre inscrições para concurso público

A Prefeitura de Natal através da Secretaria Municipal de Educação abriu o edital n° 003/2015 de concurso público. São ofertadas 386 vagas para Educador Infantil e Professores (nível superior/magistério). Os vencimentos dos contratados podem chegar a R$ 2.006,75.

São cerca de 80  para pessoas com deficiência. O concurso será executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

A inscrição será feita exclusivamente via internet, a partir das 8h do dia 10 de fevereiro até as 23h59min do dia 16 de março de 2015, observando o horário oficial local. Para tanto, os interessados devem acessar o site www.comperve.ufrn.br.

REDE UNICOMPRE SUPERMERCADO MEDEIROS

Tudo em frutas, verduras, carnes e frios, perfumaria, estivas e cereais.
Economize muito mais na Rede Unicompre
Av. Marcelino Cruz s/n Centro, Tenente Laurentino Cruz
Fone (84) 3438-0101 / Org: Zé Pipi e Filhos 

Restos mortais estão aparecendo no cemitério da antiga São Rafael/RN

São Rafael antiga, como muitos falam, há anos ficou submersa para dá lugar a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, na época as famílias que ali residiam teriam sido remanejadas  para a atual São Rafael e recebido residências de acordo com a que possuíam na antiga cidade. 

Do cemitério, restos mortais , segundo o DNOCS ( Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) todos, haviam sido retirados e depositados em pequenas tumbas no cemitério atual. Com a seca que assola a região ruínas da cidade e o cemitério emergiram e para a surpresa de todos, juntamente com as paredes e catacumbas que estão à vista, restos mortais começaram a ser encontrados.
São Rafael uma história de sonhos que ficou submersa com as promessas de uma vida melhor , agora vive esse desrespeito com os restos mortais de seus antigos moradores que foram obrigados a serem submergidos com as águas que sucumbiram a cidade antiga. Uma história, um sonho inundado e uma falha de informação pregada pelo DNOCS na época, pode desencadear uma pilha de ações de DNA.

De um modo geral chega a ser inacreditável tal acontecimento; para uns desrespeito, para outros a “confirmação” que faltava para dá vida à imaginação das pessoas que afirmam ter presenciado algum fato sobrenatural no local onde existia a cidade.

Fonte: PM São Rafael

Lagoa Nova sediará seminário "Sem abelhas sem alimentos"

Lagoa Nova estará realizando 4 de março, um importante seminário com o tema, “ Sem Abelhas, Sem Comida”. O seminário terá a presença do professor Lionel Segui Gonçalves, do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. O seminário tem a realização da secretaria municipal de agricultura e secretaria municipal de meio ambiente de Lagoa Nova.

Vários assuntos referentes às abelhas serão abordados, entre eles  a redução do  uso de pesticidas tóxicos que causam o desaparecimento de abelhas em larga escala, um dos objetivos da campanha coordenada pelo professor Lionel Segui Gonçalves. Atualmente aposentado da FFCLRP, o professor preside o Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Rio Grande do Norte (CETAPIS). Gonçalves criou e coordena o movimento “Bee or not to be?” que busca assinaturas on-line para a Petição pela Proteção das Abelhas, que será entregue às lideranças governamentais.

O problema, já considerado mundial, atinge quatro estados brasileiros (Piauí, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo). Entre as alternativas para proteção de abelhas está a substituição de agrotóxicos e pesticidas pelo controle biológico. “É preciso também aumentar as áreas verdes, proteger o meio ambiente, cultivando plantas de interesse das abelhas para que elas possam proliferar”, defende.

Vem aí! A Festa Destaques Serranos em Tenente Laurentino com Guilherme Dantas e Rainhas da Balada

A Festa Destaques Serranos, traz dia 28 de março (sábado) a combinação perfeita na cidade de Tenente Laurentino Cruz. Será realizado a escolha da "Garota e Garoto Destaque Serrano 2015" que conta também com a presença ilustre da 'Miss RN' e 'Miss Brasil Internacional 2014' e 'Mister RN 2015'. 

Evento luxuoso e que irá concentrar beldades potiguares é só na "Festa Destaques Serranos" e que vem recheado com as seguintes atrações: Guilherme Dantas, Rainhas da Balada e nos intervalos DJ Popay. 

Governo do estado paga servidores nesta quinta e sexta

O Governo do Estado, por meio da secretaria de Planejamento e Finanças, começa o pagamento da folha dos servidores estaduais hoje (26), quando recebem inativos e pensionistas, que terão prioridade. Os demais servidores receberão nesta sexta-feira (27). O pagamento da folha em dia, dentro do mês trabalhado, é um compromisso assumido e cumprido pelo governador Robinson Faria.

“Pelas dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado, não é uma tarefa simples fechar a folha de pagamento. Mas estamos unindo esforços para honrar o pagamento do salário de cada um dos servidores que prestam um serviço tão valoroso ao Rio Grande do Norte”, comentou o chefe do Executivo.

CONHEÇA OS PRODUTOS DA NP MÓVEIS

Melhores preços, melhor atendimento, entrega e montagem grátis.
Confira alguns produtos de nossa loja.
NP Móveis Av. Francisco Amaral N° 263, Centro de Tenente Laurentino Cruz-RN
Fone: 3438-0047 Org: Marcos e Júnior
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...