Para aproveitar as chuvas que estão caindo na região Seridó, agricultores familiares de Currais Novos realizarão amanhã (31), a partir das 7h, o plantio de mais de quatro mil mudas de espécies nativas da Caatinga.
A ação está inserida no projeto Terra Viva, coordenado pela Emater-RN, e que consiste na recuperação de solos degradados pela agropecuária e pela desertificação na região Seridó.
O plantio acontecerá próximo a rios e riachos na comunidade Trangola, situada há 20 quilômetros do centro de Currais Novos, onde o projeto Terra Viva é desenvolvido desde 2015. Serão plantadas mudas de craibeira, jucá, aroeira, pereiro, além de frutíferas, como mangueiras e goiabeiras, e a moringa, para forragem (alimentação animal).
As árvores auxiliarão a recompor a mata ciliar e onde os solos foram mais atingidos pelo processo de erosão. Além dos adultos, as crianças e jovens das famílias rurais se envolverão na ação, com o apoio dos técnicos do escritório local da Emater-RN em Currais Novos e de alunos da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ – UFRN).
Segundo a assistente social da Emater-RN, Elina Carvalho, as mudas foram produzidas desde outubro do ano passado pelas crianças e jovens que participam do projeto, denominados “Semeadores da Caatinga” – uma maneira de envolver as novas gerações nos ensinamentos sobre o meio ambiente.
Com mais de quatro mil mudas prontas, o grupo apenas aguardava as boas chuvas na região para iniciar o plantio, considerando que essa região, entre outras, passou os últimos cinco anos sendo prejudicada pela seca constante. “Esta semana, choveu mais de 90 milímetros na comunidade e hoje o tempo está bem nublado”, comemorou a extensionista da Emater-RN.