O Grupo terrorista Al Qaeda divulgou nesta sexta-feira, dia 9, um vídeo “comemorativo” do aniversário de 15 anos do atentado de 11 de setembro de 2001 onde convida todos os muçulmanos a “lutarem” no próximo domingo (11).
De acordo com a agência privada de contraterrorismo SITE , o vídeo é narrado pelo líder do grupo, Ayman al-Zawahiri, que afirma que os próximos dias serão marcados pelos “15 anos das abençoadas invasões em Washington, Nova York e Pensilvânia”.
Segundo o site, os atentados que aconteceram há 15 anos “retomaram o equilíbrio” entre o Islã e o seu “inimigo secular e materialista” e ajudam os muçulmanos ainda hoje a lembrarem que têm “poder e habilidades suficientes”. Além disso, al-Zawahiri também disse que “a prioridade é a jihad contra a América, a Al Qaeda deve começar a guerra santa e atingir os Estados Unidos e os países aliados” e que até quando os crimes do Ocidente continuarem, “os eventos como o 11 de setembro deverão se repetir milhares de vezes pela vontade de Alá”.
No vídeo, o líder do grupo também chama os afro-americanos para a luta, explorando a crescente tensão racial dos Estados Unidos, afirmando que a “supremacia branca” controla as leis e que o Islã pode “resgatar” os negros, e usando partes de um vídeo de Malcom X, um dos maiores defensores dos direitos civis dos negros da história.