Páginas

6 de outubro de 2016

Alunos do 9° B da Escola Municipal Senhora Santana realizam projeto alusivo as questões de gênero e diversidade na escola

A professora de História e Arte Thamara Juliana, juntamente com a equipe da escola, realizaram um projeto inovador dentro das atuais reformas curriculares nacionais que tratam das questões de gênero e diversidade, que iniciou-se no dia 19/09 a 30/09. O projeto foi intitulado: Eu sou eu, você é você, com o objetivo de problematizar, debater e quebrar qualquer tipo de preconceito que fere com os direitos humanos desde os rótulos até o racismo.
A ação durou duas semanas. Na primeira aula trabalhou-se o texto “Discutindo Gênero”, em que oportunizou-se aos alunos um contato prévio com o tema e finalizou-se com um debate super produtivo. No segundo momento realizou-se uma oficina de gênero. Nessa, os mesmos foram divididos em dois grandes grupos: dos meninos e das meninas e foram convidados a se colocarem um no lugar do outro. Em seguida, através da tempestade mental, os alunos foram citando práticas cotidianas próprias do homem e da mulher que geralmente são rotuladas pela sociedade. Depois, desenharam um homem gigante e uma mulher, destacando detalhes genéticos e sociais de ambos os sexos.
No terceiro momento trabalhou-se com uma roda de conversas entre psicólogos, professores e testemunhos de indivíduos que sofreram com algum tipo de preconceito referente a sua opção sexual. Essa aula foi fechada com a exibição de vídeos e músicas sobre o tema. Posteriormente, os discentes produziram cartazes e trabalhos artísticos.
E por último, se deu a culminância do projeto numa aula de campo no Velho Casarão da cidade. Este, além de contar um pouco da história do local, serviu como cenário para um piquenique e uma oficina fotográfica, onde cada aluno denunciava através de cartazes os rótulos e preconceitos que sofreram, dando um show de conscientização e de respeito às diferenças. Afinal, temos o direito de sermos o que queremos ser, porque Eu sou eu, e você é você, e todos juntos construímos a diversidade e o amor ao próximo.