Páginas

11 de dezembro de 2017

2018 terá mais feriadões; e ainda tem Copa do Mundo

Entramos na reta final do ano e já tem muita gente fazendo planos para 2018. Mas, ao falar em planos, não estamos pensando naquelas resoluções de Réveillon quase impossíveis de serem cumpridas, como entrar na academia ou gastar menos dinheiro. Estamos falando do planejamento de feriados. Quantos teremos no ano que vem? Prepare-se para uma boa notícia: 2018 terá nada menos do que onze feriadões — daqueles que dá para emendar com o fim de semana. Um a mais do que 2017.

O ano começa bem, com o primeiro de janeiro caindo em uma segunda-feira. Vale destacar que o feriado municipal de Santos Reis, no dia 6, cairá no sábado. Depois, vêm dois feriados que já possuem seus dias definidos: a terça-feira de Carnaval (13/2) e a sexta-feira da Paixão (30 de março). Como citado, o 21 de abril (Tiradentes) cairá em um sábado, mas o primeiro de maio será em uma terça (alô, chefe, dá para enforcar a segunda?). Outro com dia certo, o Corpus Christi — comemorado sempre em uma quinta-feira —, será em 31 de maio.

Passado esse início de ano, chega o período da seca. E em 2018 ela não será só de chuva, mas também de feriados. Os meses de junho, julho e agosto não vão nos oferecer um dia de descanso sequer. Mas, calma, ainda há esperança: ano que vem tem Copa. O Mundial da Rússia acontece entre 14 de junho e 15 de julho e é possível que os dias de jogos do Brasil sejam facultativos.

Como diz o ditado, depois da tempestade vem a bonança. Já que você sobreviveu a três meses sem feriados, merece ganhar de presente três feriados seguidos caindo em uma sexta-feira: Independência do Brasil (7/9), Dia Estadual à Memória dos Mártires de Uruaçu e Cunhaú(dia 03, numa quarta-feira), Nossa Senhora Aparecida (12/10) e Finados (2/11). Novembro (melhor mês) tem ainda outros dois dias de descanso: Proclamação da República (15/11, quinta-feira).

Dezembro chega novamente e o Natal, em 2018, será celebrado em uma terça-feira. Mas não precisamos falar dele neste momento, já que quando ele chegar você, certamente, estará fazendo os planos para 2019, exatamente como está fazendo agora.