Páginas

22 de abril de 2019

Sem água desde 2017, Dourado ressuscita e voltará a abastecer Currais Novos em breve

Por Jean Souza - A noite do Sábado de Aleluia de 2019 será inesquecível para os curraisnovenses. Uma forte chuva, que chegou a 130 milímetros em algumas comunidades do município, fez com que o Açude Dourado recebesse uma boa quantidade de água – cerca de 30% de sua capacidade hídrica, o suficiente para voltar a abastecer Currais Novos por pelo um ano.

A cidade, que tem uma população de 45 mil habitantes, vinha sendo abastecida, precariamente, pela adutora de engate rápido que traz água da Armando Ribeiro. Em vários bairros da cidade a água só chegava uma vez por mês. A previsão é que o Dourado receba mais água nos próximos dias, haja vista que quase todos os pequenos açudes que desaguam nele estão cheios.

Com o “ressurgimento” do Dourado, o abastecimento deverá voltar ao normal, haja vista que a cidade já vem sendo abastecida pela Barragem Armando Ribeiro, que também está recebendo água e chegou a 35% de sua capacidade. O Gargalheiras, que abasteceu Currais Novos até 2015, também começou receber água, mas ainda não é o suficiente para voltar o abastecimento de Acari.