Páginas

30 de março de 2020

Governo do RN deve manter isolamento até final de abril, revela secretário

Em entrevista concedida via Skype ao Bom Dia RN da Intertv Cabugi, nesta segunda-feira, 30, o secretário estadual da Saúde, Cipriano Maia, falou sobre a preocupação com o aumento do número de casos de covid 19 no RN. “Essa tem sido a tendência no Brasil e aqui no RN, com crescimento da curva em todo o mundo nesses primeiros dias”.

Cipriano lembrou que o entendimento do Governo, em parceria com os outros entes, é de manter a tônica do isolamento social, do distanciamento, das restrições, necessários para ganhar tempo de preparação das redes pública e privada. “Nesse sentido, em sintonia com os estados, a orientação é manter essa tendência pelo menos até o final de abril e ir avaliando a condição da doença”.

O secretário fez um apelo à população para que mantenha a atitude responsável em relação à contenção da pandemia do novo coronavírus. “Não é hora de acharmos que o perigo passou”. Ele reforçou a necessidade de organizar a rede de assistência para atendimento aos casos graves da doença. “O desafio é acelerar a oferta de cuidados adequados para diminuir o número de óbitos”.

Diante dessa realidade, todos os municípios devem manter medidas de contenção e isolamento. Diante da possibilidade de que pessoas assintomáticas possam contribuir para a disseminação do vírus, a recomendação é que mesmo os municípios sem casos confirmados mantenham medidas de contenção e isolamento. “As atividades essenciais precisam ser mantidas, mas quem pode, deve ficar em casa, e quem sai deve ter os cuidados de higiene e distanciamento”.