Páginas

18 de outubro de 2023

Escola Agrícola de Jundiaí suspende atividades por “restrições severas de disponibilidade orçamentária”


O diretor da Escola Agrícola de Jundiaí, Ivan Max Freire de Lacerda, divulgou um comunicado aos “integrantes da comunidade acadêmica” em que informa o cancelamento de algumas atividades. Motivo? “Restrições severas de disponibilidade orçamentária de recursos de custeio tanto da UFRN como da nossa Unidade Acadêmica”.

Os serviços suspensos foram: diárias e passagens aéreas, viagens usando carros e/ou motoristas da Escola e auxílios para participação em congressos ou eventos. Segundo o comunicado, “tais medidas são necessárias para garantir recursos para situações emergenciais e para nossa folha de pagamento de terceirizados”. 

E completa: “Tal medida tem validade até fevereiro de 2024 e pode ser revogada caso tenhamos novo aporte orçamentário de custeio”.

11 de outubro de 2023

Relatório da Unicef aponta que 85% das crianças do RN vivem com algum tipo de pobreza


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) aponta que 85,5% das crianças e adolescentes do Rio Grande do Norte estão em alguma dimensão de pobreza. A informação é do novo relatório “Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil”, divulgado pela Unicef nesta terça-feira (10).

A pesquisa que embasa o relatório apresenta dados nacionais e também por estado. O estudo, que analisa o acesso de crianças e adolescentes a seis direitos básicos: renda, educação, informação, água, saneamento e moradia, tem por base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC) dos anos de 2016 a 2022. O relatório não foi produzido em 2020 e 2021, anos da pandemia.

Brasileiros têm umas das contas de luz mais caras do mundo

De acordo com a projeção da Abrace Energia, em 2023, os brasileiros devem pagar aproximadamente R$ 10 bilhões ao mês a mais em suas contas de luz mensais, para cobrir custos de tributos e subsídios. Considerando o ano inteiro, o valor chega a R$ 119 bilhões.

O Brasil possui o maior custo residencial de energia elétrica do mundo em relação à renda per capita, entre os 34 países pesquisados pela Agência Internacional de Energia, parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2022.

Segundo a Associação, apenas pouco mais da metade (60%) do valor da conta de luz está ligada à geração, transmissão e distribuição da energia elétrica. O economista César Bergo explica que vários fatores afetam o setor, como a utilização de termelétrica, que tem um custo de produção de energia mais elevado, os sistema de bandeiras tarifárias e a cobrança de impostos.

Prefeituras do RN recebem FPM com redução de 13%

O número é cabalístico, 13%. Essa foi a queda da parcela de outubro do Fundo de Participação dos Municípios. Os prefeitos do RN foram surpreendidos com o valor. 

Prefeitos desesperados porque não tem a menor condição de pagar o 13° salário. Vários fornecedores em atraso. Será preciso fazerem demissões em massa de contratos e comissionados. Situação muito crítica. 


9 de outubro de 2023

Governo do RN decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira (13)


O Governo do Estado publicou no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (6), o ponto facultativo para os órgãos públicos da administração estadual na próxima sexta-feira (13), pós feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro. 

Com isso, a medida acaba criando um feriadão no serviço público estadual, entre a quinta (12) e o domingo (15). No documento, o governador em exercício Walter Alves, determina o cumprimento pelas repartições.

Desmatamento no Cerrado bate novo recorde no mês de setembro


Folha de S. Paulo - O mês passado teve o mais alto índice de desmatamento para o mês de setembro já registrado no cerrado. Foram perdidos 679,7 km². A maior marca até então para o período era de 451,5 km², em setembro de 2018. Em relação ao mesmo mês em 2022, o crescimento foi de 149% no bioma.

O avanço do desmatamento no cerrado é maior na região conhecida como Matopiba (que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Ela concentra a porção mais conservada do bioma —ao mesmo tempo, é uma nova fronteira do agronegócio.

Ao contrário da amazônia, no cerrado o desmatamento ocorre principalmente em propriedades privadas. Um dos motivos para isso é que, segundo o Código Florestal, no bioma é possível desmatar até 80% da área deste tipo de imóvel (ou até 65% em locais de transição para a floresta amazônica), enquanto na amazônia o limite é de 20%. O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e corresponde a quase um quarto de todo o território nacional (23,3%).



DESESPERADOR: Walfredo Gurgel colapsa


O BLOGDOBG recebeu uma informação desesperadora: o Hospital Walfredo Gurgel colapsou e atingiu sua lotação máxima. Segundo informações passadas, na noite desse domingo (8) já não era possível internar nenhum paciente.

Está sendo avaliado a possibilidade com a rede de urgência e emergência do Estado pra transferir de forma urgente alguns pacientes crônicos pra outros serviços e tentar ajustar um pouco a capacidade do hospital, informou um médico plantonista ao blog.

O médico, que atua no local há 20 anos, definiu a situação do hospital como: “Nunca vi nada parecido”. Além disso, as cirurgias eletivas também foram paralisadas em todos os hospitais privados por falta de pagamento.