Páginas

10 de julho de 2016

Messenger terá chat secreto com mensagens que se apagam automaticamente

O Facebook Messenger vai ganhar recursos de privacidade no estilo Snapchat. Com isso, mensagens trocadas pelo aplicativo vão poder ser deletadas automaticamente depois de lidas. Para completar, os usuários poderão criptografar o conteúdo, para impedir que as conversas possam ser interceptadas por terceiros. A técnica deverá funcionar no celular de maneira parecida com WhatsApp e Telegram.

Chamada de “Conversa Secreta”, a novidade foi anunciada pelo Facebook nesta sexta-feira (8). O recurso já está em fase de testes para um número limitado de usuários, e tem previsão de lançamento em poucos meses. A criptografia, porém, não será automática no mensageiro, o que significa que as pessoas terão que ativá-la nas configurações do app.

Segundo o Facebook, o objetivo do novo sistema de segurança e privacidade é permitir que as pessoas possam passar dados confidenciais, como informações sobre doenças ou contas bancárias, com a garantia de que não terão as conversas do Messenger lidas. Outra característica das conversas secretas é que os chats não poderão ser sincronizados com outros dispositivos, sendo limitadas apenas àqueles aparelhos que enviaram e receberam a mensagem. Com a função “Conversa Secreta”, quando você receber um texto no celular, por exemplo, não poderá acessá-lo na versão web, pelo PC.

Além disso, as mensagens secretas terão um tempo de duração limitado, que pode ser decidido pelo usuário, e, após o término, a conversa será apagada automaticamente. No entanto, as conversas privadas vão contar com outras limitações, por isso, em um primeiro momento, haverá suporte somente para textos, fotos e stickers, sem suporte para GIFs, vídeos e grupos.

O Facebook lembra que a novidade é apenas uma camada extra de segurança para os usuários, o que não significa que o app é inseguro atualmente. “As mensagens e chamadas do Messenger já têm sistemas de segurança fortes, da mesma forma que bancos e sites de compras online, assim como as ferramentas de bloqueio de spam e malware do Facebook”, aponta a rede social.

Tech Tudo