Páginas

31 de dezembro de 2012

A um ano da inauguração, Arena das Dunas está 50% concluída


Natal está a 365 dias de ganhar uma das obras mais importantes em toda a história do Rio Grande do Norte: a Arena das Dunas. O GLOBOESPORTE.COM apresenta um balanço do que foi realizado esse ano e o que ainda precisa ser feito para a entrega da obra, prevista para 31 de dezembro de 2013.

A arena, que vai ser palco de quatro partidas da primeira fase da Copa do Mundo de 2104, terá capacidade para 45 mil torcedores. A obra tem um orçamento de R$ 417 milhões, segundo dados do Ministério dos Esportes e do Tribunal de Contas da União.

A OAS, construtora responsável pela arena, realiza um projeto com característica de multiuso, pensando além do futebol. Sendo assim, o diretor de eventos da empresa, Cláudio Bahia, explica que a intenção é tornar o Arena das Dunas o principal centro de eventos de Natal.

- A construção foi pensada como uma arena multiuso, com a possibilidade de utilização para vários tipos de eventos, como grandes shows, congressos e feiras econômicas nos setores Norte e Sul do estádio. Já nos setores Oeste e Leste, teremos espaços para congressos, no local onde estão sendo construídos os camarotes – explica Bahia.

De acordo com relatório divulgado este mês pela Secretaria Estadual de Assuntos Relativos à Copa do Mundo em Natal, as obras atingiram 50% de conclusão, ficando "aceleradas" em relação ao planejamento oficial emitido pela FIFA. O presidente do consórcio Arena das Dunas, Charles Maia, acredita que asse avanço representa uma evolução e a certeza de que a Arena das Dunas não ficará apenas no papel.

- Conforme o cronograma da Fifa, a Arena das Dunas teria que estar com 41,69% das obras concluídas, mas pudemos acelerar a obra e atingimos os 50%, devido à rápida instalação das arquibancada do anel superior e também à rapidez na parte de instalações elétricas, hidráulicas, à compra dos elevadores e dos grupos de geradores. Isso proporcionou nós alcançarmos uma margem de segurança de 60 dias e atingirmos a metade da conclusão da obra - explicou ao GLOBOESPORTE.COM.

Fonte: G1