Pesquisa realizada pelo QEdu: Aprendizado em Foco, uma ONG voltada para
educação que é mantida pela empresa Meritt e a Fundação Lemann, revela que menos
da metade dos professores das escolas públicas brasileiras tem o hábito de ler
no tempo livre.
O estudo é baseado nas respostas aos questionários
socioeconômicos da Prova Brasil 2011, do Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e divulgados em agosto do ano
passado, e - segundo a Agência Brasil - mostra que dos 225.348 professores que
responderam à questão, 101.933 (45%) leem sempre ou quase sempre, 46.748 (21%) o
fazem eventualmente e 76.667 (34%), nunca ou quase nunca.
"O número de
professores que não leem é chocante, mas isso pode estar ligado ao acesso. É
preciso lembrar que faltam bibliotecas e que um livro é caro. Um professor de
educação básica ganha em média 40% menos que um profissional de ensino superior.
Acho que faltam políticas de incentivo. Não acredito que seja apenas
desinteresse", diz a diretora executiva do movimento Todos pela Educação,
Priscila Cruz.