Apesar do
avanço de novas mídias e da expansão do acesso à internet, o rádio continua
sendo um dos principais veículos de informação dos brasileiros. Segundo a
Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert),o rádio - que
comemora hoje seu dia mundial - está presente em 88,1% dos domicílios do país,
perdendo apenas para a televisão, que tem penetração de cerca de 97%.
O
país tem aproximadamente 9,4 mil emissoras de rádio em funcionamento, incluindo
emissoras comerciais AM e FM e rádios comunitárias. O número é mais que o dobro
do registrado há dez anos, segundo dados do Ministério das Comunicações. Nos
estados de São Paulo e Minas Gerais estão concentrados os maiores números de
emissoras, com 1,4 mil e 1,3 mil, respectivamente.
O número de aparelhos
de rádio convencionais passa de 200 milhões no Brasil, além de 23,9 milhões de
receptores em automóveis e do acesso por aparelhos celulares, que somam cerca
de 90 milhões. Isso sem falar no acesso às emissoras pela internet, por meio de
computadores e smartphones. Aproximadamente 80% das emissoras do país já
transmitem sua programação pela rede mundial de computadores.