O consumidor deve procurar meios alternativos para efetuar os
pagamentos dos boletos, faturas e de qualquer outra forma de cobrança:
correspondentes bancários, casas lotéricas e caixas eletrônicos, além da
própria Internet. A orientação é do coordenador do Procon da
Assembleia, Dari Dantas. Para que não restem dúvidas, o coordenador orienta: "A greve não
desobriga o consumidor a fazer os seus pagamentos. Existem outros meios
de pagamento, mas se o banco não mandou, então você é quem tem que ligar
para a empresa e pegar o código de barras da sua fatura".
De acordo com o coordenador, aqueles que precisam solicitar o
código de barras devem se resguardar com o número do protocolo de
atendimento. Iniciada há duas semanas, a greve dos bancários ainda não
provocou um aumento no número de atendimentos do Procon, segundo Dari
Dantas.
As dificuldades são mais graves quando a greve é dos Correios.
"Essa traz mais dificuldades, porque as faturas vêm pelos Correios. É
bom ficarmos atentos a esses cuidados e fazer o pagamento nos meios
alternativos, porque a própria Secretaria Nacional do Consumidor
(Senacon) diz que a greve não afasta a obrigação e nem é impeditivo para
você pagar suas faturas em dia".
Serviço:
Procon da Assembleia – Rua Jundiaí, 481- Tirol. Horário de atendimento: 8h às 12h. Telefone: 36159000