Páginas

30 de junho de 2015

Secretária de Segurança do RN quer concurso para PM ainda em 2015

A secretária de Segurança e Defesa Pública do RN, Kalina Leite, em entrevista ao NOVO Jornal fez um balanço do primeiro semestre à frente da pasta, anunciada como prioritária pelo governador Robinson Faria na campanha eleitoral de 2014. “A gente está trabalhando junto com o TCE a possibilidade de concurso público na área de Segurança Pública, embora o Estado esteja no Limite da Lei de Responsabilidade Fiscal”. A gestora quer que a seleção ocorra ainda neste ano, mas ainda não tem detalhes sobre o possível edital.

A falta de recursos humanos, avalia a gestora, é a principal dificuldade enfrentada pela equipe que começou a trabalhar no governo em janeiro deste ano. A realização do concurso seria necessário para sanar, mesmo que parcialmente, o déficit de servidores nas policias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros. A Civil, por exemplo, tem um déficit de 70%. Na PM o saldo negativo é de 30% e, no Corpo de Bombeiros, cerca de 40%. Apesar disso, acima do limite legal previsto por lei, o governo está impedido de contratar.

A Polícia Militar conta atualmente com cerca de 8 mil policiais, quando na realidade, deveria contar com pouco mais de 15 mil. Embora o governador Robinson Faria tenha assinado decreto convocando os policiais cedidos a órgãos dos outros poderes, a exemplo do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, o número ainda seria insuficiente, mas já seria considerado um bom incremento momentâneo. “Acredito que os poderes estão absolutamente sensíveis a essa necessidade”, disse a secretária. “Eles têm trinta dias para devolver. Se não devolver, que arquem com a responsabilidade”, disse.