Um canal no YouTube teve a mesma curiosidade e foi buscar a resposta. Comandado por Daniel Markham, elaborado para ser parte de um projeto de ciência do seu filho Lincoln, o canal tem como objetivo descobrir o que existe no “meio” das coisas, sempre serrando ou cortando tudo o que vê pela frente (nem tudo, é claro!).
O vídeo mais recente mostrou Markham comprando um chocalho – também chamado de guizo – de cascavel pelo Ebay de um vendedor do Texas, EUA. Ele, morador do Arizona, esperou a encomenda chegar para fazer o corte, juntamente com seu filho. Ao cortar, esperava-se que a parte interna possuísse algum tipo de pele calcificada ou algo assim, que gerasse o som toda vez que a cobra chacoalhasse a extremidade.
Eles ficaram decepcionados quando não encontraram nada! Bem, é isso mesmo. Como a cascavel consegue balançar a cauda até 50 vezes por segundo, o som é gerado através de duas camadas de queratina totalmente ocas e bastante duras na extremidade da cauda. Elas batem uma contra a outra, gerando aquela característica melodia que coloca medo em qualquer um!
Existem mais de 20 espécies de cascavéis na América do Sul e do Norte. Uma das curiosidades incríveis sobre elas é que, a cada vez que trocam de pele, um novo “gomo” é adicionado na cauda.