Páginas

29 de setembro de 2018

Simpatizantes de Bolsonaro realizarão carreata em Tenente Laurentino Cruz neste domingo (30)

Os simpatizantes e apoiadores do candidato a presidência da república Jair Bolsonaro, realizarão em Tenente Laurentino Cruz uma grande carreata de apoio ao presidenciável no próximo domingo (30), tendo inicio às 16 horas, com concentração na Villa Prime Casa Show em seguida sairão em carreata pelas principais ruas da cidade. 

28 de setembro de 2018

Após entrevistar Styvenson, radialista vai às redes em Jucurutu pedir desculpas por apoio e declarar que não vota mais no capitão por sua ‘arrogância’ e ‘prepotência’

O radialista Alisson Amaral, o Alisson Cajuru de Jucurutu, viralizou nesta quinta-feira (27) nos WhatsApp ao pedir desculpas a amigos e explicar porque decidiu gravar o vídeo, em que afirma que não votará mais no capitão Styvenson para o Senado.

“Quero pedir desculpas a alguns amigos de Jucurutu porque já tinha declarado meu voto em Styvenson”, diz o comunicador ao fim do vídeo de quase quatro minutos. Antes desse trecho, ele explica suas razões.

“Hoje o capitão Styvenson esteve em nosso programa e eu pude ver algumas atitudes dele que mudaram meu pensamento”, diz o radialista, segundo quem é preocupante a postura que observou no candidato da Rede ao Senado, de arrogância e prepotência.

“Só que depois da entrevista que vi hoje, mudei meu voto. Fiquei preocupado com certa prepotência e arrogância dele em dizer que não quer nada com ninguém”, diz o locutor.

“Uma certa arrogância. Quando meu companheiro [de bancada] fez uma pergunta sobre uns áudios dele da polícia, ele se alterou, quis mostrar uns papéis. Ninguém faz nada sozinho. Estou fazendo esse vídeo para dizer que tenha cuidado com esse negócio de dizer que não quer nada com ninguém”, alertou o comunicador.

“O Brasil é governado por três poderes. Como é que você diz que não quer nada com ninguém. Tiro pelo minha cidade, onde o prefeito e o vice tinham o mesmo discurso e a cidade está como está, parada no tempo”, diz Alisson no vídeo.

Caravana 2222 é recebida calorosamente nos bairros de Caicó

Acompanhado do prefeito Marcos do Manhoso (PP), o candidato a deputado federal João Maia (PR) dedicou a programação da tarde e noite desta quinta-feira (27) para percorrer e realizar comícios relâmpagos nos bairros de Caicó, quando receberam gestos e acenos positivos.

Na Caravana 2222, o ex-prefeito Roberto Germano, vereadores e demais lideranças políticas, como os vereadores Rosângela de Zé Maria, Ivonete, Andinho e Zé Filho, Zaqueu, Diogo, Alisson, Pastor Erinaldo e Diogo Silva.   Para o vereador Pastor Erinaldo Lino: “Existiu uma Caicó, antes e existe outra depois das emendas de João Maia”, lembrou.

O prefeito Marcos do Manhoso ressaltou que João Maia tem compromisso e capacidade para trabalhar por Caicó e o Rio Grande do Norte. “Estou diante de um homem que trouxe a obra mais importante de Caicó nos últimos anos. Por isso, a importância de eleger João Maia, disse se referindo ao contorno rodoviário.

Em um de seus discursos, João Maia enfatizou que vai trabalhar para resolver a falta d’água em Caicó, a reforma do açougue público e atender os pedidos das lideranças que estão unidas em torno do seu nome, bem como a geração de emprego e renda. “Eu quero lutar para que Caicó tenha a melhor saúde e educação, mais pavimentação, contudo não posso esquecer de lutar para que Caicó tenha uma economia pujante”, destacou.

27 de setembro de 2018

TEN. LAURENTINO: Fátima Badú mostra seu lado petista, divulga chapa 100% PT

A suplente de vereador Fátima Badú da cidade de Tenente Laurentino Cruz, divulgou essa semana em seu facebook seus candidatos, uma chapa 100% PT.

Fátima divulgou os seguintes nomes; Deputado Federal Mineiro (1333); Deputado Estadual Francisco do PT (13222); Senadores Zenaide (313) e Alexandre Motta (131); Governadora Fátima Bezerra (13); Presidente Haddad (13).

Participo de uma democracia, estamos em um período eleitoral, vários nomes concorrem a vários cargos públicos.  Não voto por pressão, nem por benefícios próprios, muito menos tenho medo de ameaças; votar de forma livre e consciente é fundamental para garantir um estado mais democrático e inclusivo, um eleitor coerente com suas ideias fará o certo diante da urna”. Comentou Fátima Badú.

MPRN recomenda que Prefeitura interiorana conscientize população acerca de animais soltos na rua

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por intermédio da Promotoria de Justiça de Pendências, expediu recomendação para que a Prefeitura conscientize os moradores no sentido de não deixar os animais soltos pelas ruas do Município, bem como sugere que tais animais sejam recolhidos em local adequado.

Após a Promotoria de Justiça instaurar Procedimento Administrativo para acompanhar e fiscalizar a regularidade dos criadouros de animais de Pendências, foi constatada a existência de inúmeros animais soltos na rua da cidade. Em relação a esses, a Promotoria identificou que a maioria deles são de grande e médio porte, como bois e ovelhas, e acarretam sérios transtornos para a população, dentre eles, o mau cheiro dos animais, danos ao patrimônio público e privado e o risco de acidentes automotivos.

A Recomendação determina, ainda, que a Secretaria de Obras municipal providencie uma equipe de agentes para fiscalizar as ruas da cidade, promovendo a apreensão e recolhimento dos animais em um local apropriado, assim como prevê que os órgãos policiais identifiquem e orientem os proprietários de animais da região. No caso de reincidência, a polícia está orientada para tomar as providências cabíveis.

De acordo com o Código Penal Brasileiro, atitudes que assumam o risco de colocar outras pessoas em perigo, como o caso dos proprietários deixando seus animais soltos pela rua, pode acarretar em pena de detenção por 3 meses até 1 ano. O poder executivo municipal de Pendências tem o prazo de 60 dias para comprovar as atitudes tomadas no sentido de acatar as recomendações do MPRN.

Pesquisa IstoÉ/Sensus: Bolsonaro venceria todos os adversários no segundo turno

Nas simulações de segundo turno, permanece quadro de divisão do País, com empate entre os candidatos. De acordo com a pesquisa ISTOÉ/ Sensus, Bolsonaro teria 37,2% das intenções de voto no segundo turno, contra 36,3% de Fernando Haddad. Nas simulações contra os demais candidatos, os percentuais aumentam, reforçando a ideia de que o embate se dá mesmo entre os dois. Bolsonaro teria 35,1% contra 33,5% de Ciro Gomes. Contra Alckmin, seria 38% versus 26,4%, em favor de Bolsonaro. Na disputa contra Marina, 37,4% a 26,5%, também pró-candidato do PSL. Já Haddad venceria Ciro por 29,8% contra 25,6% e prevaleceria também sobre Alckmin (35,1% a 22,3%). Contra Marina, Haddad teria 37,3% e ela 17,5%.

No quadro que mostra as intenções de voto espontâneas dos eleitores (quando o eleitor indica seu voto de memória, sem a lista dos candidatos), Bolsonaro ostenta 28% e Haddad 21,8%. Ou seja, não há grande diferença. “Quando o espontâneo cola no estimulado, isso significa cristalização das eleições”, afirma Guedes. Os eleitores, assim, já definiram suas escolhas. Somados, Bolsonaro e Haddad totalizam 51,5% das intenções de voto. Com 21,6% de brancos, nulos e ausência de respostas, os demais onze candidatos disputam 23,3% do voto do eleitorado. Portanto, só uma hecatombe alteraria o resultado do primeiro turno.

Eleições 2018: Faça sua “cola” para levar pra urna

Pessoal, as eleições estão chegando e queremos lembrar que todos devem levar os números dos candidatos anotados em um papel, a chamada “cola“, pois facilita na hora de votar e evita filas!

A ordem de votação dos cargos em disputa será: deputado federal (4 dígitos), deputado estadual (5 dígitos), 1º senador (3 dígitos), 2º senador (3 dígitos), governador (2 dígitos) e presidente (2 dígitos).

Mais de 216 mil títulos foram cancelados por falta de biometria no RN

O cancelamento de título de eleitores que não realizaram o cadastramento biométrico obrigatório foi mantido pelo Supremo Tribunal Federal em votação realizada na última quarta-feira, 26. No Rio Grande do Norte, 216.615 títulos foram cancelados.

Sete ministros se posicionaram contra o pedido formulado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), que alegava que o cancelamento de títulos viola princípios como a democracia, a cidadania, a soberania popular e o direito ao voto. No total, com a decisão, 3,3 milhões de brasileiros deixarão de votar nessas eleições.

De acordo com o TRE-RN, nas eleições de 2018, o Rio Grande do Norte vai contar com 2.373.619 eleitores, divididos em 60 Zonas Eleitorais e 7.791 seções. Foram instaladas 7.390 urnas – contando com as urnas de reserva, o número chega a 9.240 e só na capital serão 1.351 máquinas.

No dia da eleição, 29.698 pessoas atuarão como mesários em 1.551 locais de votação. O primeiro turno da eleição vai acontecer no dia 7 de outubro. Caso os candidatos à presidência e ao governo dos estados não obtenham mais de 50% dos votos válidos, o segundo turno será realizado no dia 28 de outubro.

Ministério da Integração libera R$ 32 milhões para a Barragem de Oiticica

O ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua comunicou a liberação de um repasse de R$ 32,7 milhões para o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), que serão repassados imediatamente ao Governo do Rio Grande do Norte, para a retomada das obras da Barragem de Oiticica. Esta é a 35ª parcela referente à construção da barragem.

A Barragem de Oiticica está sendo construída desde 2011 em Jucurutu. A previsão é que as obras estejam concluídas até o final do próximo ano, beneficiando a mais de 350 mil pessoas de 17 municípios do Rio Grande do Norte.

João Maia faz campanha em Caicó onde tem apoio do prefeito Marcos do Manhoso

Presidente do PR e candidato a deputado federal, João Maia fez campanha hoje em Caicó. O candidato reuniu seu grupo político e depois seguiu em carreata pelas ruas da cidade. Acompanharam a carreata os vereadores Andinho, Pastor Erinaldo, Alisson, Ivonete, Zé Filho, Zaqueu, Rosângela e Diogo Silva. O ex-prefeito Roberto Germano e o ex-vereador José Maria também participaram de mobilizações de João Maia em Caicó. Em Caicó João Maia tem o apoio político do prefeito Marcos do Manhoso.

Empresa de Geraldo Melo deve R$ 127,8 milhões ao Estado

Por Robson Pires - A dívida em janeiro de 2017 da Companhia Açucareira Vale do Ceará Mirim, que pertence ao ex-senador Geraldo Melo é da ordem de R$ 127.826.392,01, junto ao Governo do Estado, por sonegação de impostos, conforme dados publicados pela Procuradoria Geral do Estado.

Com esses recursos o Governo do Estado complementaria o pagamento do 13º salário de 2017, e ainda sobraria grana para equipar toda a Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

Pesquisa IstoÉ/Sensus: Bolsonaro lidera com 30,6%, Haddad tem 24,5%, Ciro, 7,7% e Alckmin, 5,6%

No dia 7 de outubro, as urnas eletrônicas serão o retrato de como a sociedade brasileira avalia os últimos 16 anos do País. Na hora de fazer esse tira-teima, os brasileiros resolveram transformar a disputa em um plebiscito entre os dois extremos. É o que mostra claramente a pesquisa Sensus que ISTOÉ publica com exclusividade nesta edição. “A polarização entre PSDB e PT repetida nas últimas eleições do país deu lugar a uma polarização PT versus anti-PT. 

Os eleitores dividem-se entre os que apoiam essa era e os que não apoiam”, analisa o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes. “O eleitor vota pragmaticamente, com a prevalência das preocupações e demandas por bens e serviços sociais em contrapartida às variáveis de cunho ético. Há uma oposição do projeto liberal e das políticas sociais, como se fossem excludentes”, observa.

De acordo com o levantamento, Jair Bolsonaro, do PSL, lidera as intenções de voto com 30,6% no quadro estimulado (quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor). Fernando Haddad, do PT, tem 24,5%. Ciro Gomes, do PDT, 7,7%. Geraldo Alckmin, do PSDB, 5,6%. Marina Silva, da Rede, que durante bom tempo figurou em segundo nas pesquisas, no levantamento ISTOÉ/Sensus aparece apenas com 2,7%, seguida de João Amoedo, do Novo (1,9%); Alvaro Dias, do Podemos (1,7%) e Henrique Meirelles, do MDB (1,6%). Ou seja, a eleição polarizou de fato entre Bolsonaro e Haddad. 

Somente uma reviravolta improvável será capaz de tirar os dois do segundo turno. “O quadro do primeiro turno está definido”, afirma Guedes. “O que acontecerá no segundo turno dependerá agora do desempenho de cada candidato, seus partidos, seus programas e militantes no segundo turno”.

Fernando Haddad é alvo de oito processos na Justiça após gestão em São Paulo

O candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, é alvo de oito processos na Justiça decorrentes de sua gestão como prefeito de São Paulo (2013-2016) e da sua eleição à Prefeitura em 2012. São seis ações de improbidade administrativa envolvendo supostos desvios de recursos no Teatro Municipal, superfaturamento na construção de uma ciclovia e uso indevido das multas de trânsito, além de duas denúncias (criminal e eleitoral) relacionadas ao suposto pagamento de uma dívida de campanha por empreiteira da Lava Jato.

Desde que a primeira ação contra o petista foi movida pelo Ministério Público de São Paulo, em 2015, o ex-prefeito acumula algumas vitórias e derrotas parciais, sem condenação até o momento. Haddad é réu em dois processos – suposto prejuízo de R$ 5,2 milhões na construção de 12,4 km de ciclovia e suposto recebimento de R$ 2,6 milhões de caixa 2 da UTC Engenharia na campanha de 2012, quando foi eleito. Em outra ação, contra o uso do dinheiro das multas de trânsito para pagar funcionários, a Justiça proibiu a prática, mas absolveu Haddad da acusação de dano ao erário na primeira instância. A Promotoria recorreu. Outra ação sobre o mesmo caso está suspensa até fevereiro de 2019.

Só a acusação de caixa 2 da UTC, fruto de delação premiada do ex-presidente da empreiteira Ricardo Pessôa, resultou em outros dois processos movidos pelo MP paulista no último mês: uma ação por enriquecimento ilícito e uma denúncia por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. O petista nega o crime e tem criticado ações da Promotoria em pleno período de campanha. A Corregedoria do Ministério Público apura se as ações seguirem o rito normal.

Poucos dias antes de deixar a Prefeitura, em dezembro de 2012, Haddad foi alvo de outra ação do MP, que o responsabiliza pelo suposto desvio de R$ 15,6 milhões de recursos do Teatro Municipal entre 2013 e 2015. A acusação foi feita pelo ex-diretor da fundação do teatro, por meio de delação premiada. Em março de 2017, a Justiça determinou a suspensão imediata do contrato com o instituto que administrava o teatro, mas a ação contra o petista ainda está na fase de citação. O caso também é alvo de ação popular.

Defesa
A assessoria do ex-prefeito de São Paulo afirma em nota que, no caso do Teatro Municipal, foi Fernando Haddad “quem determinou a Controladoria-Geral do Município que investigasse as denúncias de desvio de recursos, afastou o gestor responsável e bloqueou os bens dos réus”.

Sustenta ainda que os processos envolvendo multas “estão suspensos” e o próprio juiz da ação sobre a ciclovia diz que o prefeito “tomou as providências necessárias para sanear o contrato”. Sobre as denúncias da campanha de 2012, afirmou que Ricardo Pessôa é um “delator desqualificado”, “não apresentou nenhuma prova” e Haddad cancelou obra de seu interesse “por indícios de superfaturamento”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Vivaldo visita Ouro Branco e é recebido por lideranças e o povo no “Abraço do papa"

A cidade de Ouro Branco recebeu na noite desta quarta-feira (26) a Caravana do deputado estadual Vivaldo Costa (PSD). O Abraço do Papa percorreu a avenida central que corta o município. Coube ao ex-prefeito Zé Braço, professora Eurinete, vice-prefeito Dr. Araújo, vereadores Rogério e Sérgio, ex-vereador Edwilson, além de lideranças e a comunidade recepcionarem Vivaldo que está na luta para renovar seu mandato na assembleia legislativa.
Centenas de pessoas foram saudar o Papa Jerimum. Foram várias as expressões de apoio ao deputado ficha-limpa e que tem serviço prestado em todo estado. Uma carreta acompanhou todo percurso. O prefeito Amazan de Jardim do Seridó, que vota no parlamentar acompanhou a comitiva, além do médico Dr. Tadeu. “Agradeço a todos que estão demonstrando apoio a nossa candidatura. Nunca desonrei o voto do povo de Ouro Branco. E quero continuar contando com o voto dos que desejam um deputado que tem trabalho e respeito ao povo potiguar”.

Golpe no WhatsApp se espalha prometendo acesso a pesquisa eleitoral

O golpe é simples, bastante similar a tantos outros que circulam pelo WhatsApp há um bom tempo. A vítima recebe uma mensagem de um conhecido ou de um grupo do qual ela faz parte com um link para responder à pesquisa de intenção de voto.

Nesta página, há um formulário com cidade, estado e candidato em que pretende votar. Depois de confirmar sua opinião, o usuário é orientado a compartilhar o link com seus contatos e grupos, que é a forma usada para disseminação da página. Só assim a pessoa pode supostamente ver os resultados da pesquisa.

Vice de Haddad pode estar envolvida no ataque a Bolsonaro

O ministro substituto Carlos Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou que o Facebook entregue em 48 horas dados de identificação do responsável pela página “Partido Bolsonaro”. 

A decisão foi tomada após a defesa da candidata à vice-presidente da chapa do PT, Manuela D’Ávila, questionar no TSE postagens que a relacionavam com o atentado sofrido pelo presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) durante ato de campanha.

O perfil afirmava que apuração da Polícia Federal encontrou seis ligações entre o responsável pelo ataque e a candidata no dia do atentado, e que Manuela teria monitorado Adélio de Oliveira no dia do episódio. O texto foi compartilhado mais de 23 mil vezes.

Prefeitura de Caicó anuncia pagamento do mês de setembro

O secretário de Tributação e Finanças de Caicó, Francisco Oliveira, confirmou que o salário de todos servidores municipais – efetivos e comissionados – será depositado até essa sexta-feira (28). Nesta quinta-feira (27), está sendo feito o repasse para os agentes de endemias e comunitários de saúde.

“Até o mês de dezembro os salários estão garantidos. A projeção é fazer o pagamento até o quinto dia útil, mas dentro da nossa programação estamos repassando os vencimentos até o último dia útil de cada mês. E antes do dia 20 de dezembro pretendemos depositar o 13º salário”, confirmou Francisco.

O risco de não ser eleito de Nelter Queiroz

Por Robson Pires - Com bases enfraquecidas, “expulso do Vale do Assú” por Ivan Júnior (PSD) e sem a prefeitura de Jucurutu, o deputado estadual Nélter Queiroz (MDB) está na berlinda. São cotados para se elegerem na coligação dele Adjuto Dias (MDB), Getúlio Rêgo (DEM), Hermano Morais (MDB) e Nina Souza (PDT). Caso o grupo consiga mais uma vaga na sobra é que o emedebista entraria.

Tudo o que você precisa para se preparar para o ENEM

O que é o Enem? 
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação de desempenho de alunos do ensino médio que também serve como porta de entrada para as melhores universidades do país. E a prova não dá acesso apenas às universidades públicas, não: com a nota do exame, é possível concorrer a bolsas de estudo em universidades privadas e até mesmo estudar em universidades no exterior. 

Se interessou? Então é hora de conhecer mais sobre a prova, sobre o que cai no exame e como começar a estudar para arrasar no Enem!

Por que eu devo prestar a prova do Enem?
Se você está em dúvidas sobre realizar ou não a prova do Enem, saiba quais são as finalidades do exame e veja se elas atendem às suas necessidades.

A principal função do Enem é a de servir como uma avaliação de desempenho de alunos que estão no último ano do Ensino Médio. A nota proveniente dessa avaliação pode ser usada em processos seletivos que ofertam vagas para universidades públicas (como o SiSU) e para universidades privadas (como o ProUni e Fies). Estes processos seletivos abrem em épocas específicas do ano, geralmente nos meses de Janeiro e Junho, e seleciona candidatos para ocuparem as vagas disponíveis nos cursos de graduação das universidades participantes dos sistema, no primeiro e segundo semestres do ano.

Portanto, se você pretende entrar na universidade no próximo ano, seja ela pública ou privada, é importante ficar de olho no período de inscrição do exame - que geralmente acontece no mês de maio. Só pode prestar a prova, geralmente aplicada nos meses de outubro e novembro, quem estiver devidamente inscrito. E se o seu objetivo é entrar para a universidade, é necessário ter finalizado os estudos no Ensino Médio para conseguir, depois, concorrer a uma vaga nos processos seletivos.

Como é a prova do Enem?
A prova do Enem é dividida em quatro áreas de conhecimento. São elas: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Cada uma das áreas de conhecimento apresentam 45 questões de múltipla escolha a serem resolvidas pelo candidato.

Desde 2017, a prova é aplicada em dois domingos consecutivos. Em 2018, ela será aplicada nos dias 04 e 11 de Novembro. As áreas de conhecimento são divididas entre esses dois dias de aplicação da prova, da seguinte forma:

* Primeiro domingo: O candidato terá que resolver 90 questões das áreas de conhecimento de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; e, ainda produzir uma redação dissertativa-argumentativa sobre o tema indicado no caderno de provas.

Tempo de prova: 5h30

* Segundo domingo: O candidato terá que resolver 90 questões das áreas de conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Tempo de prova: 5h

Para quem quer entrar ainda mais a fundo no exame, é possível saber quais são as competências e habilidades exigidas dos candidatos na prova, além dos objetos de conhecimento que serão cobrados. Elas estão todas discriminadas neste documento, que você pode acessar a hora que quiser.

Como passar no Enem?
Depois de entender um pouco mais sobre a prova, é hora de começar a organizar a sua estratégia para conquistar uma boa nota no exame. A melhor forma de fazer isso é criando um cronograma de estudos. Independentemente da época do ano em que você começou a estudar - em Janeiro, em Maio ou se nem começou ainda -, é necessário ter uma lista dos assuntos que mais apareceram nas provas dos últimos anos. Assim, se você está com a agenda de estudos apertada, deve dar prioridade para esses temas que com certeza vão aparecer. Crie uma rotina de estudos, distribua as disciplinas para cada dia da semana e arrase nos estudos!

A dica de ouro para quem está estudando em casa para o Enem: não adianta ficar só lendo a teoria, é preciso praticar! Estude com questões analisadas e comentadas do Enem. Assim, você verá como os assuntos são cobrados, terá mais familiaridade com a prova e nenhuma surpresa com o exame de verdade. Além do mais, estudar com provas antigas é também uma ótima forma de testar seus conhecimentos e ver qual é, de fato, o seu nível de preparação para o Enem.

O Enem cobra questões das quatro áreas de conhecimento citadas acima, mas de modo geral, podemos dizer que ele cobra o conhecimento de quase todas as disciplinas que você estudou no Ensino Médio. Isso significa que você terá que responder questões de: Matemática, Biologia, Química, Física, História, Língua Portuguesa, Geografia, Sociologia, FilosofiaLiteratura e Redação.

CONHEÇA OS PRODUTOS DA NP MÓVEIS

Melhores preços, melhor atendimento, entrega e montagem grátis.
Confira alguns produtos de nossa loja.
NP Móveis Av. Francisco Amaral N° 263, Centro de Tenente Laurentino Cruz-RN
Fone: 3438-0047 Org: Marcos e Júnior

26 de setembro de 2018

Instituto Paraná Pesquisas mostra Bolsonaro com 44% e Haddad 39% no 2º turno

No segundo turno, Jair Bolsonaro está 5 pontos à frente de Fernando Haddad, segundo a pesquisa da Crusoé. Que foi encomendada ao Instituto Paraná.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral(TSE) com o código BR-0352/2018, e foi realizada entre os dias 23 e 25 de setembro. 2020 pessoas foram entrevistadas. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de dois pontos.

Confira abaixo:

Ex-prefeita no RN é condenada por improbidade pelo uso de cor de partido em prédios públicos

O grupo de juízes do TJRN que julga casos de improbidade administrativa e corrupção, com base na Meta 4 do CNJ, sentenciou a a ex-prefeita de São Francisco do Oeste, Gildene Barreto, por improbidade administrativa em razão de ter usado a cor de seu partido para pintar prédios públicos, automóveis e outros bens municipais como fardamentos escolar, objetivando a promoção pessoal de sua gestão.

Conforme alegou o Ministério Público Estadual, essa atuação da gestora configura uma afronta ao princípio da impessoalidade administrativa. E por isso foi expedida recomendação para modificar a coloração dos bens pintados irregularmente, mas a demandada não só descumpriu orientação, como também “ continuou a pintar os bens com as cores não recomendadas”.

No decorrer da sentença, foi ressaltado que a cor vermelha usada pela ex-prefeita se distingue da tonalidade da bandeira municipal. Ele destacou que “os prédios públicos, antes do ocorrido, eram pintados com a cor azul, coloração que também estava presente na bandeira do Município de São Francisco do Oeste” e posteriormente eleições passou a ser utilizada a “cor vermelha, que era a cor da campanha e partido da ré”.

Além disso, conforme fotografias juntadas ao processo, ficou constatado claramente que na gestão anterior os prédios municipais não eram predominantemente com a cor usada pela ex-prefeita e sim possuíam alguns detalhes vermelhos. E desse modo a escolha da cor foi usada como meio de propaganda, caracterizando a intenção de fazer promoção pessoal e “descumprindo assim o princípio da impessoalidade, previsto no art. 37 da Constituição Federal”.

Na parte final da sentença o magistrado suspendeu os direitos políticos da demandada e a proibiu de contratar com o poder público por três anos, determinou a perda de função pública que eventualmente ela exerça; e ainda impôs o pagamento de multa civil em valor equivalente a 20 vezes o valor da remuneração que a mesma recebia na época em que estava exercendo mandato.

Processo nº: 0102714-85.2014.8.20.0108
TJRN

Pesquisa Crusoé/Instituto Paraná: Bolsonaro tem 31,2% contra 20,2%; Ciro 10,1% e Alckmin 7,6%

Jair Bolsonaro tem mais 31% na pesquisa da Crusoé, feita pelo Instituto Paraná. O resultado foi divulgado na manhã desta quarta-feira(26). Fernando Haddad está 11 pontos atrás, com 20%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral(TSE) com o código BR-0352/2018, e foi realizada entre os dias 23 e 25 de setembro. 2020 pessoas foram entrevistadas.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de dois pontos.

Confira abaixo: