Páginas

29 de maio de 2025

PT SENDO PT: O partido tenta a todo custo barrar carteira estudantil gratuita em SP


A bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) tem se mobilizado para impedir a aprovação de um projeto de lei que cria a Carteira de Identificação Estudantil do Estado de São Paulo (CIESP), gratuita e preferencialmente digital. A proposta, de autoria do deputado Tenente Coimbra (PL), prevê que o documento seja emitido sem custos pela Secretaria da Educação, garantindo acesso à meia-entrada em eventos culturais.

O projeto é visto como uma ameaça à principal fonte de receita de entidades estudantis tradicionalmente ligadas à esquerda, como UNE, UBES e ANPG, que cobram atualmente R$ 45 pela carteirinha. Apesar de parte das carteiras ser distribuída gratuitamente, a comercialização representa um montante significativo para essas organizações. A estimativa é que o valor arrecadado anualmente ultrapasse os R$ 200 milhões.

Para barrar a proposta, o PT tem adotado manobras regimentais e chegou a ameaçar travar a votação de outros 25 projetos em abril. Parlamentares favoráveis à medida acusam a legenda de tentar proteger o monopólio das entidades estudantis e impedir a democratização do acesso ao benefício. Tenente Coimbra, autor do PL, afirmou em suas redes sociais que a oposição da esquerda é motivada por interesses financeiros e partidários.