A Toyota retoma em abril de 2014 sua batalha particular com a Honda na guerra dos
sedãs médios. Esta é a data prevista para que a nova geração do Corolla chegue
às lojas brasileiras (o lançamento oficial será um pouco antes). O modelo
terá visual totalmente reformulado, baseado no carro europeu, e pelo menos uma
grande novidade mecânica: câmbio automático de funcionamento semelhante ao CVT
(continuamente variável), mas com simulação permanente de sete marchas -- que
também poderão ser trocadas sequencialmente. A opção automática do Corolla atual
é de quatro marchas, com conversor de torque.
Toyota e Honda têm se
revezado na liderança do segmento de três-volumes médios com o Corolla e o
Civic, respectivamente. O Civic é o atual campeão de vendas (49.239 unidades até
o final de outubro), e o rival é o vice (43.117). Com preço e portfólio
ainda misteriosos, o novo Corolla vai oferecer partida por botão (que deve ser
opcional em algumas versões) e um painel de instrumentos mais elegante, com
iluminação azul -- mesma cor usada nas teclas e comandos espalhados pela cabine.
Nos pacotes sem o câmbio automático será usada caixa manual de seis
marchas.
Sob o capô, porém, o Corolla continuará o mesmo. Os motores
seguem sendo o 1.8 de 144 cv e o 2.0 de 153 cv, ambos bicombustíveis. São
propulsores já usados na gama atual e que chegam desmontados do Japão à fábrica
de Indaiatuba (SP), onde o carro é produzido. O sedã só deve ganhar uma
nova geração de motores, que pode incluir evoluções como injeção direta de
combustível e sistema start-stop (influentes na eficiência energética), entre
2015 e 2016, quando a futura fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP) estiver em
pleno funcionamento.