O professor Erivan Alonço da Costa, da Escola Estadual Padre Sinval Laurentino de Medeiros, em Tenente Laurentino Cruz/RN, acertou o tema da redação do ENEM 2019 junto aos alunos do 3º ano do Ensino Médio matutino, daquela escola.
Dentre as atividades do 3º bimestre/2019 da disciplina de Arte, estava uma pesquisa referente às 11 Artes. Como o termo pesquisa faz referência a “procurar com perseverança sobre algo”, os alunos tinham que realizar algumas horas de leitura e produzir registros sobre o que foi lido.
Sendo o tema da redação do ENEM 2019 “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, o trabalho dos alunos de pesquisar e produzir resumos ou sínteses de sua pesquisa sobre cada uma das 11 artes foi de encontro direto ao tema por englobar a leitura e elaboração de um registro sobre a 7ª Arte: o Cinema. O professor, que também trabalha na Escola Municipal Francisca Leonísia da Cruz, Florânia/RN, disse que a ficha só caiu dois dias depois da prova quando conversava com a mãe de 3 alunos seus. Disse que, mesmo uma aluna tendo lhe comunicado sorrindo na segunda, ele não havia percebido a importância do feito.
– Ao me deparar com o tema da redação do ENEM 2019 não me senti tão surpresa, já tinha lido e estudado sobre os 11 tipos de Artes do mundo, na qual aborda o cinema na 7ª colocação. (Comentou a aluna E.E.)
– No ENEM 2019, o tema, para mim, não me pareceu estranho, pois meu professor Erivan Alonço, professor de Arte, me ajudou passando uma atividade de pesquisa sobre as 11 artes, incluído o cinema. Comentou outra aluna.
– Foi passado um trabalho na disciplina de Arte para pesquisar sobre as 11 artes, dentre elas, o cinema, o qual foi tema da redação do ENEM 2019. Quem realizou o trabalho e lembrou sobre, teve a chance de uma melhor desenvoltura no contexto sócio cultural. Afirmou a estudante “Maria Clara dos Santos Soares”.
– Eu estava no ônibus com o professor Erivan, para irmos fazer a prova,quando ele dizia a todos do ônibus que não se preocupassem com o tema da redação porque era algo que nós já tínhamos visto na internet, na televisão, na escola. Eu achei estranho e pensei “o que será que ele tem?” Quando me deparei com o tema na prova, não me assustei. Eu tinha lido sobre as 11 artes. Contou a estudante Larissa Laurentino de Brito.
O professor, que se inscreveu no ENEM 2019, com o pensamento de falar com propriedade sobre o ENEM para seus alunos, realizou a prova na sala 5 do prédio III do Campus do IFRN de Currais Novos acertando 57 das 90 questões, afirma ter coletado informações para, pelo menos, 06 projetos, na área de educação durante aquele domingo.