Páginas

29 de abril de 2020

TENENTE LAURENTINO: Professores protocolam Petição solicitando revogação do decreto que retira a regência de classe da categoria

Foto: Divulgação
Os professores da cidade de Tenente Laurentino Cruz/RN, na manhã desta quarta feira (29), protocolaram uma petição junto à prefeitura municipal solicitando a suspensão do decreto Nº 019/2020, que retira a gratificação de regência de classe dos profissionais. A Prefeita do município de Tenente Laurentino Cruz - RN, Sueleide de Morais Araújo, no dia 13/04/2020 publicou o decreto de nº 019/2020, onde retira bruscamente a regência de classe dos professores, gratificação de incentivo à docência, conforme Lei do Plano de Cargos e Salários dos Profissionais do Magistério. 

A mesma alega não ter como pagar, sendo que não houve queda nos recursos, o município não está ainda tendo gastos extras em virtude da Pandemia, pois ainda não apresenta nenhum caso confirmado, pelo contrário está economizando, pois muitos serviços não estão sendo prestados, como transporte escolar, compra de materiais, entre outros. Além disso, o Governo Federal tem feito com que seja mantida a folha de pagamento dos municípios. 

Lembramos ainda, que o município não fez nenhum reajuste no quadro de professores, onde têm muitos contratos e professores em desvio de função. Em virtude disso, os professores protocolaram uma petição junto à prefeitura municipal solicitando que fosse revista tal situação, como também à Câmara Municipal de Vereadores para que tome uma posição diante da situação. 

Os referidos professores esperam que a prefeita municipal, Sueleide de Morais Araújo, que também é professora, se sensibilize e revogue o referido documento, já que o governo vem destinando recursos para os municípios suprirem as necessidades em virtude da pandemia.

Google libera grátis app de reunião online com até 100 pessoas

O Google Meet, programa de videoconferências do Google, está disponível de graça para todos os usuários até o dia 30 de setembro deste ano. A ferramenta, que normalmente só funciona para assinantes do GSuite, permite fazer reuniões com até 100 pessoas, com limite de tempo de 24 horas, além de oferecer recursos como compartilhamento de tela e cancelamento de ruído. Devido à pandemia do novo coronavírus, as videoconferências se tornaram uma alternativa para reuniões corporativas durante o home office, e até mesmo uma solução para encontros entre amigos ou aulas à distância.

De acordo com comunicado da empresa, divulgado nesta quarta-feira (29), o Google Meet será liberado aos poucos, a partir do dia 4 de maio, para qualquer usuário com um endereço de e-mail válido. O programa está disponível para computadores com Windows e macOS, pelo site meet.google.com, e também funciona no celular, com aplicativos para Android e iPhone (iOS).

Além de ferramentas tradicionais em aplicativos de videochamadas, como o compartilhamento de tela e o layout em mosaico, o Google Meet também oferece um modo de pouca luz, que utiliza inteligência artificial para ajustar automaticamente a iluminação conferência. Outro recurso interessante é a possibilidade de adicionar legendas em tempo real, embora a função esteja disponível apenas em inglês.

O Google também promete os maiores níveis de segurança e privacidade para usuários do Meet. Para isso, os dados das reuniões são criptografados. Cada ID possui cerca de dez caracteres, o que faz com que pessoas não autorizadas encontrem dificuldade ao tentar adivinhar o código. Além disso, o sistema também usa recursos avançados de segurança como o Datagram Transport Layer Security (DTLS) e Secure Real-time Transport Protocol (SRTP), que impedem a espionagem de terceiros no aplicativo.

Outro recurso interessante é que o Google Meet não permite que acesso a reuniões sem fazer login. Como a plataforma tem foco empresarial, essas funções são úteis para proteger informações importantes ou sigilosas.

Durante a quarentena do coronavírus, aplicativos de videoconferência se tornaram muito usados, especialmente em ambientes corporativos. Inclusive, uma pesquisa do próprio Google, feita com mais de duas mil pessoas no Brasil, 80% dos entrevistados afirmaram que o principal uso das chamadas de vídeo é para estudar e/ou trabalhar. Somente nas últimas semanas, o Google Meet ganhou mais de 2 milhões de novos usuários e vem sendo utilizado para milhares de reuniões diárias.

Mais uma vez, vale lembrar que o Meet é uma solução premium, disponível apenas para empresas que assinam o pacote de serviços GSuite, e que o uso gratuito vai até 30 de setembro. Nesse período, todas as pessoas poderão aproveitar as ferramentas avançadas do Meet. Para os usuários do Gmail, o Google tradicionalmente oferece o Hangouts, que permite fazer chamadas de vídeo com até 25 pessoas.

Fátima reafirma pagamento do piso dos professores, mas não diz quando nem como

Insatisfação. Esse foi o resumo da audiência virtual realizada no final da tarde e o início da noite desta terça-feira (28) entre o SINTE/RN e a Secretaria Estadual de Educação. A expectativa dos sindicalistas era que o Governo finalmente apresentasse uma nova proposta para quitar o Piso Salarial deste ano, ponto principal da pauta da Rede Estadual. Mas o Secretário trouxe apenas um recado da Governadora garantindo que o Piso será pago, apesar das dificuldades do Estado com a pandemia. E só. Não foi apresentada data ou forma de pagamento.

A falta de uma resposta concreta provocou insatisfação na direção do Sindicato. A diretoria entende que o Governo do Estado teve prazo suficiente para elaborar uma proposta e precisa assumir a urgência que a situação exige. Mas não foi só o Piso que frustrou as expectativas da direção do Sindicato. Reivindicações como: Nova convocação do concurso de 2015; Convocação do suporte pedagógico do concurso de 2015; Prorrogação do concurso de 2015 e Gratificação de diretores, também ficaram sem resposta.

Sobre os novos concursados, o que houve foi um retrocesso. Antes a Secretaria tinha ficado de ver uma proposta de aceleração do pagamento. Agora, diz que o processo vai seguir o trâmite normal. O Executivo também não atendeu ao SINTE/RN no que diz respeito à Normativa do Conselho Estadual de Educação. A SEEC vai expedir um documento orientador, apesar dos protestos do Sindicato. Para não dizer que a audiência foi totalmente frustrada, a Secretaria de Educação afirmou que as Horas Suplementares serão quitadas em folha suplementar, que pode ser paga até 10/05, mas não deu certeza.

O Secretário e sua equipe ouviram dos representantes da categoria que não há mais como ficar aguardando definições que têm sido adiadas reunião após reunião. Ainda sobre o Piso, o Sindicato cobrou uma resposta concreta para os próximos dias já que, depois disso, a decisão ainda terá que ser submetida à Assembleia Legislativa. De antemão, diante do protelamento por parte do Executivo, o SINTE afirma que não vai aceitar o não pagamento da correção do Piso e seguirá lutando para arrancar do Governo este direito da categoria.

Estudo prevê que pandemia no Brasil chegue ao fim em agosto

Um estudo da Universidade Nacional de Singapura, a maior e mais antiga do país, prevê quando a pandemia de Covid-19 pode ter fim em cada país e no mundo. No Brasil, por exemplo, a doença seria controlada no dia 23 de agosto. Já em nível global, o término aconteceria em 1º de dezembro deste ano.

O infectologista Carlos Fortaleza, membro da Sociedade Paulista de Infectologia e professor da Faculdade de Medicina da Unesp, afirma que esse tipo de estudo é interessante, porém, traz dados imprecisos que não podem ser encarados como a “palavra final”

“A situação é absolutamente imprevisível quando você tem um número de variáveis tão grande”, destaca o professor da Unesp.

Não há previsão para fim do isolamento social no RN, diz Fátima Bezerra

A governadora Fátima Bezerra (PT) ainda não tem previsão para o fim das medidas de isolamento social no Rio Grande do Norte. Em entrevista a 96 FM nesta quarta-feira (29), a petista disse que seguirá os critérios técnicos para qualquer tomada de decisão neste sentido.

"Em primeiro lugar está a saúde, preservar a vida do povo do RN", disse Fátima. A gestora enfatizou que já existe um grupo de trabalho com representantes do setor produtivo potiguar discutindo formas para a reabertura da economia. "Já tem propostas sendo apresentadas. Eu respondo com toda clareza. Quem vai dar a palavra final é o comitê técnico", completou. 

RN ultrapassa mil casos confirmados de coronavírus e chega a 54 óbitos

O Rio Grande do Norte possui 1.086 confirmados, 4.730 suspeitos, 3.619 descartados, 54 óbitos e 352 recuperados. O boletim epidemiológico com o detalhamento de todas as informações está disponível no site saude.rn.gov.br ⠀

Conselho Nacional de Educação autoriza e aulas online podem contar para cumprimento de carga horária obrigatória

O Conselho Nacional de Educação (CNE) autorizou, em parecer, a oferta de atividades não presenciais em todas as etapas de ensino, desde a educação infantil até o ensino superior. A partir do ensino fundamental, tais atividades podem contar para cumprir a carga horária obrigatória. O parecer foi elaborado para orientar a educação do país em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19), que levou à suspensão de aulas presenciais em todos os estados.

O parecer, aprovado hoje (28) em reunião virtual, ainda precisa ser homologado pelo Ministério da Educação (MEC). Conselhos estaduais e municipais de Educação poderão ainda definir como cada localidade seguirá as orientações. As decisões finais sobre como ficará o calendário escolar deste ano caberão a estados, municípios, às instituições de ensino superior e às escolas privadas.

As atividades não presenciais podem ser ofertadas por meio digitais, ou não. Podem ser ministradas, por exemplo, por meio de videoaulas, de conteúdos organizados em plataformas virtuais de ensino e aprendizagem e pelas redes sociais, entre outros. Podem ainda ser oferecidas por meio de programas de televisão ou rádio; pela adoção de materiais didáticos impressos e distribuídos aos alunos e seus pais ou responsáveis; e pela orientação de leituras, projetos, pesquisas, atividades e exercícios indicados em materiais didáticos.

Profissionais da saúde são 26% do total de infectados com Covid-19 no RN

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) registrou 224 profissionais da saúde com resultado positivo para Covid-19 até esta segunda-feira (27), representando 26% dos 857 casos confirmados no estado. Destes, 126 trabalhadores estão curados. Levantamento da Sesap apresenta 31 médicos, 21 enfermeiros e 59 técnicos ou auxiliares de enfermagem infectados com a doença causada pelo novo coronavírus. Estes profissionais representam 49% do total. Outras 59 (26%) pessoas não tiveram a função informada.

Os demais casos estão divididos em outras 26 categorias, como assistente social, nutricionista e fisioterapeuta. A Sesap ressalta que os profissionais acometidos pela Covid-19 no início da pandemia tiveram histórico de viagem ou contato fora do ambiente de trabalho com casos confirmados.

Estes números foram cobrados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde RN), por meio de ofício, à Sesap, pois “a vulnerabilidade dos trabalhadores da saúde está diretamente relacionada às suas condições de trabalho, a exemplo da falta de equipamentos de proteção individual”, declarou Breno Abbott, Coordenador do Sindsaúde RN, no último dia 23.

O Sindsaúde entrou com uma ação judicial, no início de março, cobrando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados e suficientes e criou um canal de denúncias para que os trabalhadores possam denunciar a falta de EPI’s nos locais de trabalho.

O sindicato informa que está orientando os trabalhadores da saúde a se recusem de desenvolver atividades profissionais na falta de material ou equipamentos de proteção individual e coletivo definidos na legislação específica, conforme preceitua o Código de Ética da Enfermagem, em seu art. 22, bem como as normas de segurança do trabalho.

A Star Conect Telecom é uma empresa sólida e está no mercado de telecomunicações há 14 anos


Star Conect está presente em 14 municípios: Acari, Bodó, Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Cruzeta, Florânia, Jardim do Seridó, Lagoa Nova, São Vicente, São José do Seridó, Santana do Matos e Tenente Laurentino Cruz
Clique AQUI e venha você também para a Star Conect e tenha a experiência da melhor conexão à internet do interior do estado!


28 de abril de 2020

Em um mês, coronavírus matou mais que dengue e chikungunya juntas em dois anos no RN

Há um mês o Rio Grande do Norte registrava o primeiro óbito causado pelo novo coronavírus (Covid-19). Desde 28 de março, quando a morte do professor universitário Luiz di Souza foi confirmada em Mossoró, a doença interrompeu as histórias de mais 44 pessoas no estado, até a manhã desta terça-feira (28).

Em um mês, o novo coronavírus fez mais vítimas que a dengue e a chikungunya juntas somando os anos de 2018 e 2019: foram 45 mortes por Covid-19 contra 43 causadas pelas duas arboviroses no Rio Grande do Norte. No intervalo de 31 dias, o novo vírus também matou mais que a dengue em três anos. Os dados são da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Suvige/Sesap).

“Um fato que ficou muito claro nessa pandemia foi exatamente esse surto de mortes porque temos também uma epidemia de mortes. A mortalidade é absurda. Ter no RN mais mortes por coronavírus em um mês, do que nós tivemos em dois anos juntando as arboviroses – que das doenças infecciosas são as mais agressivas aqui no nosso meio – só mostra para nós que precisamos nos preocupar”, comentou a infectologista Marise Freitas.

ISSO SIM É TRANSPARÊNCIA: Prefeitura de Cerro Corá prestando contas ao povo

O trabalho da prefeitura de Cerro Corá é prioridade e é por isso que desde 2017 oferecemos o melhor para a população. Os investimentos na saúde trazem melhorias na rapidez de exames, espaços adequados para atendimentos, além de proporcionar ao paciente mais atenção.

É isso que se faz todos os dias, através de uma gestão eficiente e profissionais capacitados. Resultados positivos, conforto e comodidade para todos e vida melhor. Isso sim a prefeitura de Cerro Corá a serviço de todos.

Vergonha: Instituto ligado a UFRN lança cartilha com personagem igual a Lula

O Instituto do Envelhecer UFRN, ligado a Universidade Federal do RN, lançou uma cartilha neste fim de semana com dicas de como os idosos podem evitar a contaminação pelo coronavírus. Mas olha a cara do personagem “Agostinho”, progragonista da campanha: é idêntico ao ex-presidente Lula.

Barba e cabelos brancos, megafone, sandálias… Até 4 dedos na mão o Agostinho tem. Só faltou o “da Silva”, a estrela no peito e dizer “tem que se cuidar, Companheiro”. Palhaçada.

A UFRN não perde a oportunidade de fazer política partidária. Alô MPF! Isso é um absurdo.

Sem hospital de campanha, Estado esquece a população

Por Gustavo Negreiros - O Estado resolveu contratar uma estrutura já existente, algo que ninguém imaginava. Foge completamente do conceito de importância do hospital de campanha que é a criação de leitos extras. Os R$ 40 milhões do contrato com a Liga Contra o Câncer é um absurdo, bastaria em caso de emergência, o Estado solicitar os leitos e depois pagar a fatura. Isso pode acontecer em relação a qualquer hospital privado.

O governo tem que sair da letargia, criar responsabilidade, a pandemia que eles tanto pregam é real em relação a necessidade de leitos. Mas até agora nada. Isso é em todo o estado, não tem uma ação que tenha saído do papel ou do discurso fácil.

Os 100 leitos construídos pelo prefeitura, que podem aumentar até 300 leitos, basta ter dinheiro, não serão suficientes. Mesmo porque tem a ambulancioterapia, com pacientes do interior chegando a Natal.

Falta competência de gestão do governo Fátima Bezerra, em outras questões conseguirem enganar, mas acho difícil passarem a perna até no vírus.

Prefeitura do Natal antecipa pagamento de salários de profissionais da Saúde

As categorias que atuam na rede de Saúde pública de Natal receberam antecipadamente, nesta segunda-feira (27), seus salários referentes ao mês de abril. A determinação é do prefeito Álvaro Dias, em reconhecimento ao esforço que os servidores do setor estão tendo nas ações diretas de enfrentamento à Covid-19 em Natal.

“Toda a estrutura da administração municipal está voltada para debelarmos os efeitos da pandemia. Reforço a importância de todos os funcionários nessa luta, mas nada mais justo do que anteciparmos o pagamento dos profissionais da área da saúde, já que a atuação deles tem sido fundamental ao longo desse processo. Reforço o nosso compromisso de seguir valorizando o funcionalismo público municipal, que é fator primordial na nossa gestão”, afirma o prefeito.

A Secretaria Municipal de Administração (Semad) enviará as informações com os créditos bancários à instituição financeira responsável pelo pagamento ao longo do dia, e os servidores poderão movimentar o dinheiro ao final do expediente bancário. Ao todo, 6.245 funcionários receberão seus vencimentos, colocando em circulação na economia do município cerca de R$ 16,5 milhões.

Em 11 dias internações por Covid-19 no RN mais que dobram e cresce 121%. Pulou de 33 para 73 leitos

Em onze dias, as internações de pacientes diagnosticados com a Covid-19 no Rio Grande do Norte cresceram 121,21%. No dia 16 de abril, o número de pacientes ocupantes de leitos de clínica médica ou de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Estado acometidos pela infecção era de 33. Nesta segunda-feira, 27, conforme detalhamento do Boletim Epidemiológico Nº 44 da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), o quantitativo havia subido para 73.

Desses, 17 ocupavam leitos de Unidade de Terapia Intensiva nos hospitais públicos e outros 17 em unidades de tratamento intensivo em hospitais privados até esta segunda-feira.

Conforme consta no Boletim Epidemiológico, os 64 pacientes internados como casos suspeitos e os outros 73 pacientes internados como casos confirmados resultam em 43,8% das internações em leitos clínicos e 35,8% em Unidades de Terapia Intensiva. Do total internado, 58,4% está em leitos da rede pública de assistência à Saúde.

Saiba quem pode sacar o auxílio de R$ 600 reais nesta terça-feira

A primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 poderá ser sacada nesta terça-feira (28) por beneficiários nascidos em março e abril. Para evitar aglomerações, o resgate em dinheiro foi liberado pela Caixa Econômica Federal, desde segunda-feira, de forma escalonada, de acordo com a data de aniversário.

Mas é preciso atualizar o aplicativo Caixa Tem, fazer o login, selecionar a opção “saque sem cartão” e informar o valor a ser retirado. O app vai gerar um código autorizador para saque, com validade de duas horas, que deve ser utilizado nos caixas eletrônicos e nas unidades lotéricas.

O auxílio também será pago nesta terça para 1.917.991 pessoas do Bolsa Família, com NIS final 8. Os inscritos do Bolsa Família e outros beneficiários que já têm poupança na Caixa ou são correntistas de outros bancos não precisam baixar o app.

Maioria dos deputados do RN apoia usar fundão eleitoral no combate à pandemia

A maioria dos deputados federais apoia a destinação dos R$ 2 bilhões reservados ao custeio das eleições municipais deste ano para ações de combate à pandemia do novo coronavírus. Pelo menos 264 dos 513 parlamentares afirmam que votariam a favor de projeto que alterasse a finalidade do fundo eleitoral diante da situação de emergência do País. Enquete feita pelo jornal O Estado de S. Paulo nos últimos 20 dias mostra, ainda, que esse número pode ser maior, já que 94 deputados não foram encontrados para opinar.

Entre os oito deputados que representam o Rio Grande do Norte na Câmara, cinco disseram que são a favor da destinação da verba para a saúde: Beto Rosado (Progressistas), Fábio Faria (PSD), General Girão (PSL), João Maia (PL) e Rafael Motta (PSB). Uma parlamentar não quis responder – Natália Bonavides (PT); e Benes Leocádio (Republicanos) e Walter Alves (MDB) não foram localizados pela reportagem.

A menos de seis meses para o primeiro turno das eleições, marcado para 4 de outubro, o adiamento do pleito não está definido. No Congresso, não há um debate oficial sobre a questão. Já a proposta de transferir recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha para a Saúde, que depende de maioria simples para ser aprovada, é objeto de 11 projetos de lei, apresentados desde março.

As propostas foram elaboradas por parlamentares de oito partidos – PL, PSL, PSDB, Novo, PDT, Pros, PSB e Avante – com base no caráter emergencial da medida, mas nenhuma foi pautada pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele argumenta que a utilização do recurso bilionário está prevista na “PEC da guerra”, aprovada no Congresso este mês.

A proposta de emenda à Constituição trata do uso de fundos, mas não cita o que paga campanhas eleitorais. Tanto que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), negou a inclusão dessa possibilidade no texto votado pelos senadores. Segundo ele, diante das medidas anunciadas pelo governo, avaliadas em R$ 568 bilhões, o uso do fundão não se faz necessário. Para Alcolumbre, que tem o apoio das cúpulas do Senado e da Câmara, o pedido é “demagogia”.

27 de abril de 2020

França e Itália devem anunciar medidas para sair da quarentena

Os governos da França e da Itália deverão detalhar seus planos para retirada da quarentena nesta semana. O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, escreveu neste domingo (26) em sua conta no Twitter que a estratégia se dará em torno de seis temas: saúde, escola, trabalho, comércio, transportes e reuniões.

O presidente francês, Emmanuel Macron, já havia anunciado que as medidas de quarentena na França, em vigor desde 17 de março, começariam a ser relaxadas a partir de 11 de maio.

Na Itália, o premiê, Giuseppe Conte, deve anunciar mais detalhes sobre a retirada de restrições à circulação nos próximos dias. Ao jornal La Repubblica, ele afirmou que as prioridades incluem permitir as atividades na construção civil e em indústrias exportadoras. Conte confirmou que as aulas nas escolas não iniciarão até setembro.

Espanha registra queda em mortes por Covid-19; são 98.732 curados

A Espanha, pelo terceiro dia consecutivo, registrou mais pacientes recuperados do que novos casos do novo coronavírus. É o que aponta balanço divulgado neste domingo (26) pelo Ministério da Saúde. Os número também mostram que nas últimas 24 horas houve uma redução no número de mortes. O país teve nas últimas 24 horas 3.024 pacientes recuperados, enquanto que o número de novos infectados ficou em 1.729. Já as mortes pela Covid-19 ficaram em 288, 90 a menos do que sábado.

No total, desde o início da pandemia, o país tem até o momento 23.190 vítimas e 207.637 casos, confirmados por testes de PCR, que são os mais confiáveis. Já os curados são 98.732. O aumento diário de novos casos foi de 0,8% em 24 horas, enquanto o de óbitos foi de 1,3%, números que não eram vistos há semanas.

Com esses dados, a pandemia de coronavírus na Espanha mostra “uma tendência claramente descendente”, disse hoje o porta-voz do Ministério da Saúde para a pandemia, Dr. Fernando Simón, insistindo que “a magnitude do declínio é importante”. Como nos dias anteriores, a região de Madri é a mais afetada pela Covid-19, com 59.126 casos registrados oficialmente, seguidos pela Catalunha, com 46.811 infecções.

Uma vez quebrada a curva de contágio, o objetivo agora é consolidar essa tendência e diminuí-la “com segurança”, passar para “uma fase de abertura das medidas de restrição de mobilidade”, disse Simón.

A primeira destas medidas, que permite que crianças de até 14 anos de idade saiam para a rua, estou em vigor hoje, embora com restrições, apenas uma hora por dia, acompanhada por um adulto, a menos de um quilômetro de casa. Se a evolução positiva da pandemia continuar, a partir de 2 de maio, os adultos também poderão sair para se exercitar ou caminhar.

Número de recuperados do coronavírus no Brasil já passa de 30 mil

No boletim divulgado neste domingo (26) que atualizou a situação da pandemia no Brasil, o Ministério da Saúde também informou o número de curados da Covid-19 no País.

Já são até o momento 30.152 pessoas recuperadas do coronavírus, o que equivale a 49% dos infectados pela doença. O ministério ainda observa que o número é uma estimativa sujeita a revisão.

Veja chances de renegociar ou fazer portabilidade de dívidas durante a pandemia

Com a paralisação da atividade econômica, quem tem dívidas ou financiamentos teme não conseguir honrar as obrigações. Para tentar recompor o orçamento, especialistas recomendam renegociar financiamentos antigos, fechados com juros maiores, pedir portabilidade da dívida e até recorrer à moratória.

Pouco antes da pandemia, o engenheiro Clevis Antonio Franca, fez contas e decidiu fazer a portabilidade de dois financiamentos para a start-up financeira Bcredi. Foi na hora certa, pois a demanda por seus serviços caiu:

— Troquei duas parcelas que somavam cerca de R$ 6 mil mensais para um pagamento de R$ 3 mil, com taxa de 0,99% ao mês. Foi uma decisão acertada, pois consigo ter mais conforto para lidar com as contas da família. Hoje não conseguiria acomodar a dívida antiga.

Cientistas detectam coronavírus no ar em ruas e imóveis próximos a hospitais

O coronavírus Sars-CoV-2 pode permanecer no ar por tempo indeterminado em ambientes abertos e no interior de prédios. A descoberta mostra que o risco de contágio é substancialmente maior, alerta hoje um estudo publicado na revista Nature. Partículas em suspensão do coronavírus, em aerossol, foram detectadas no monitoramento ambiental de dois hospitais de tratamento de Covid 19 e de áreas públicas vizinhas a eles em Wuhan, na China.

Os cientistas chineses que realizaram a pesquisa, porém, não puderam ainda determinar o potencial de infecção dos vírus em suspensão no ar. Os pesquisadores destacaram que o número de amostras analisado é pequeno, mas a descoberta é importante o suficiente para alertar sobre a necessidade de evitar multidões, manter a boa ventilação e realizar desinfecção cuidadosa de todos os ambientes. O estudo foi realizado pela equipe de Ke Lan, da Universidade de Wuhan. Eles coletaram 40 amostras de 31 lugares.

Está comprovado que o coronavírus pode ser transmitido através do contato próximo com uma pessoa infectada, por meio do contato com superfícies contaminadas ou pela inalação de gotículas liberadas pela respiração ou a fala de pessoas com o vírus. Mas há dúvidas sobre o potencial de contágio do vírus em suspensão no ar. Os pesquisadores encontraram amostras com o coronavírus dentro e fora de dois hospitais dedicados à Covid 19 em fevereiro e março. Um deles era um hospital de campanha em Wuhan.

Nas enfermarias, a concentração do coronavírus era maior do que nos banheiros. Isso se explica porque os banheiros não são ventilados, enquanto as enfermarias eram isoladas e tinham o ar trocado em um ambiente controlado. O ambiente com a maior concentração de coronavírus foram justamente as salas usadas para a retirada dos EPIs por profissionais de saúde.

Os cientistas destacaram que as concentrações de vírus caíram significativamente depois que aumentou o rigor e a frequência de desinfecção desses lugares. O coronavírus também foi encontrado em suspensão no ar nas imediações de prédios residenciais e supermercados próximos aos hospitais, porém, em concentrações menores. No entanto, uma área aberta por onde passava mais gente junto a um dos hospitais teve registrada elevada concentração de coronavírus.

Uma explicação para isso seria o trânsito de pessoas infectadas por essas áreas. O próximo passo dos cientistas será avaliar o potencial de infecção do coronavírus em aerossol e por quanto tempo ele pode permanecer infeccioso nessas condições.

Governo reduz exigência de documentação para empréstimos em bancos públicos

O presidente Jair Bolsonaro assinou medida provisória (MP) para simplificar o acesso a crédito durante a crise do coronavírus, liberando os bancos públicos de observar uma série de requisitos em contratações e renegociações de empréstimos até o dia 30 de setembro. A iniciativa abre o caminho para instituições como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES concederem mais crédito, como estratégia do governo para incentivar a economia. A MP foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

Entre os documentos estão certidão negativa de tributos federais e de inscrição em dívida ativa da União, certidão de quitação eleitoral, comprovação do recolhimento do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) e Certificado de Regularidade do FGTS. Também não será feita consulta prévia ao Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).

26 de abril de 2020

Nível da barragem Armando Ribeiro elevou mais 70 centímetros

O nível da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu (RN), elevou mais 70 centímetros.  Agora faltam 8,81 metros para a sangria do reservatório. O volume aumentou cerca de 76 milhões de metros cúbicos. Hoje o reservatório está com 1,090 bilhão de metros cúbicos, que corresponde a 45,95% de sua capacidade máxima.

Açude Gargalheiras está com 30,3% de seu volume total d’água

O Açude Gargalheiras, localizado em Acari está com 13 milhões, 469 mil, 845 metros cúbicos, o que corresponde a 30,3% de seu volume total d’água. De acordo com medição feita pela Caern neste domingo (26), faltam 5,32 metros para sua sangria.

A Star Conect Telecom é uma empresa sólida e está no mercado de telecomunicações há 14 anos


Star Conect está presente em 14 municípios: Acari, Bodó, Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Cruzeta, Florânia, Jardim do Seridó, Lagoa Nova, São Vicente, São José do Seridó, Santana do Matos e Tenente Laurentino Cruz
Clique AQUI e venha você também para a Star Conect e tenha a experiência da melhor conexão à internet do interior do estado!

“Não existe um município do RN que o vírus não esteja circulando”, diz secretário adjunto de saúde do RN

O secretário adjunto de Saúde do Rio Grande do Norte, o médico Petrônio Spinelli, afirmou neste sábado (25), durante coletiva de imprensa, que o novo coronavírus está presente em todos os municípios do estado. De acordo com o boletim pela Secretaria Estadual de Saúde, 155 cidades contam com casos suspeitos atualmente. O RN tem 167 municípios.

“Posso afirmar sem nenhum medo que não existe um município do Rio Grande do Norte que o vírus não esteja circulando”, declarou. A explicação para isso é que “a subnotificação continua muito alta”, de acordo com Spinelli. “O Rio Grande do Norte é o primeiro estado do Nordeste em número proporcional de testagem, mas isso não representa que a gente atinja nenhuma porcentagem significativa dos casos reais”, completou.

Petrônio Spinelli também se mostrou preocupado com o crescimento do número de casos de Covid-19 no estado. Segundo ele, o momento requer atenção. Hoje, 41,5% dos leitos ocupados por pacientes graves.

“Esta semana foi extremamente preocupante, que teve que mobilizar muitos os trabalhadores da saúde, que estão cada vez mais tensionados. É importante lembrar que o número de pessoas que está chegando aos hospitais está crescendo de forma perigosa. Ele cresce com pessoas com gravidade. Esta é nossa maior preocupação. Antes, nós tínhamos uma quantidade grande de pessoas procurando os hospitais, mas boa parte delas eram rapidamente liberadas. Eram pessoas com quadros leves e muitos só suspeitos que não se confirmavam”, comentou.

O RN tem atualmente 3.928 casos suspeitos em 155 municípios. São 781 casos confirmados em 53 municípios; 2.838 casos descartados; 40 óbitos em 17 cidades; e 289 recuperados.

O secretário adjunto aponta o descumprimento do isolamento social como um dos fatores para o aumento dos casos. Ele citou a saída das pessoas às ruas para receber a ajuda de R$ 600 do governo federal. Muitas filas foram registradas em bancos do estado, com muitas pessoas sem máscaras. “Toda vez que há aumento de aglomerações, o impacto acontece 10 a 14 dias depois. A previsão é que os próximos dias serão dramáticos, pois vão refletir a saída das pessoas às ruas nos dias passados”, falou Spinelli.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...