Páginas

30 de junho de 2025

Xameguinho, um dos maiores sanfoneiros de Alagoas, morre aos 62 anos em Maceió


Morreu na manhã desta segunda-feira (30) aos 62 anos o multiartista alagoano Sebastião José Ferreira Marcelino, o Xameguinho, referência do forró raiz em Alagoas. Natural de Atalaia, no interior do estado, o músico morreu em casa, em Maceió, supostamente vítima de infarto. Sanfoneiro, produtor e diretor musical, Xameguinho ficou conhecido ao tocar ao lado do cantor Kara Véia, também alagoano, que nos anos 2000 vivia uma carreira em ascensão ao levar o som das vaquejadas para as rádios de todo o Brasil. 

Xameguinho e Kara Véia foram parceiros em vários projetos musicais, entre eles o álbum "A Cara Metade das Vaquejadas", que inclui sucessos como "Filho Sem Sorte", "Mulher Ingrata e Fingida" e "Foi Você". O talento do alagoano também foi exibido fora do Brasil. Na década de 90, Xameguinho esteve na Itália, Alemanha, Bélgica e França. Em 1992, na Suíça, se apresentou ao lado de nomes como Elba Ramalho e Emílio Santiago, no Clube Brasileiro da Suíça, em Zurique.

Em 2004, Xameguinho passou a reforçar o time de músicos do alagoano Mano Walter, contribuindo para arranjos do segundo CD do cantor. Ele também capitaneou a criação de um estúdio, que funciona em Maceió, produzindo artistas alagoanos e de outros estados do Nordeste.

Parceiro musical de Xameguinho durante mais de 40 anos, o baterista Zé Pardal falou sobre a partida do amigo.

"Hoje é um dia muito triste para a cultura nordestina, sofro como amigo, mas Alagoas inteira perde com a partida dele. Nós estávamos trabalhando para a retomada da banda do Kara Véia e até já tínhamos shows marcados para os dias 05 e 11 de julho, ele me ligou ontem à noite todo animado com o projeto que ia se chamar Xameguinho e Banda Renascer. A gente começou junto, estive com ele na música desde os meus 11 anos, lado a lado, eu, ele Kara Véia", disse o músico Zé Pardal, que também foi baterista de Kara Véia.

É SÁBADO! O 2º Arraiá da Curicaca no Assentamento Chã da Curicaca - Tenente Laurentino


Paraná Pesquisas: 71% veem alta nos preços após volta de Lula ao poder


A maioria dos brasileiros está insatisfeita com os preços dos produtos nos supermercados desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a governar o país. É o que mostra um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (30/6). Segundo o instituto, 71,4% dos entrevistados afirmaram que os preços aumentaram desde o início do terceiro mandato de Lula. Outros 17,2% disseram que os valores permaneceram os mesmos; 9,4% perceberam uma redução; e 2,1% não souberam responder.

A pesquisa foi realizada em todos os estados e no Distrito Federal, com 2.020 pessoas entrevistadas entre 18 e 22 de junho — 955 homens e 1.065 mulheres. O levantamento tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

A percepção de aumento nos preços é maior entre os moradores da Região Sul (77,9%), seguida do Sudeste (76,1%), das regiões Norte e Centro-Oeste (71%) e do Nordeste (60,4%). Entre os gêneros, a diferença é mínima: 71,5% das mulheres disseram ter notado aumento, contra 71,2% dos homens.

Já entre os que afirmaram ter percebido queda nos preços, a maior proporção está no Nordeste (13%), seguido por Norte e Centro-Oeste (10,3%), Sul (8,3%) e Sudeste (7%). As mulheres também lideram esse grupo, com 10,1%, enquanto 8,7% dos homens disseram ter notado queda nos valores.

Pesquisa

Os resultados estão sendo divulgados dias após o Paraná Pesquisas afirmar que 30,6% dos entrevistados consideram Lula como o principal responsável pelas fraudes nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o levantamento, 25% dos respondentes acreditam que os culpados pelo desvio nas aposentadorias são os funcionários do INSS e 12% responsabilizam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Não é brincadeira: Governo Lula vai fazer você pagar a mais para assistir TV


A notícia é da coluna de Andreza Matais, do portal Metrópoles, e faz um alerta importante: se você comprou recentemente uma televisão smart, ela poderá se tornar obsoleta rapidamente. O governo está prestes a editar um decreto para implementar no país a chamada TV 3.0. Para ter acesso à nova tecnologia, os consumidores serão obrigados a comprar um conversor, mesmo que sua televisão seja uma das mais modernas atualmente disponíveis no mercado.

O valor do adaptador ainda é estimado em R$ 400. Esse dispositivo está em fase de testes, e a indústria ainda não oferece televisores com a nova tecnologia integrada. Os consumidores que não quiserem adaptar suas televisões poderão continuar assistindo à programação da TV aberta da forma como é hoje, pelos próximos dez anos. O que os deixará no passado.

A TV 3.0 estabelece a integração completa da TV aberta com a internet. O acesso aos canais de TV aberta será feito por meio de aplicativo de celular, e não mais apenas pelo controle remoto. Isso permitirá que canais como Globo, SBT e Record ofereçam, além do que já é transmitido ao vivo por sinal aberto, conteúdos adicionais sob demanda — como séries, jogos ou programas.

O consumidor poderá, por exemplo, comprar com um clique a roupa que a atriz está usando na novela. E a emissora saberá suas preferências para direcionar propagandas, como ocorre com as redes sociais, uma vez que será necessário fazer login para assistir à programação.

O governo estuda oferecer linhas de financiamento para que a indústria produza em escala os adaptadores e os aparelhos de TV com a nova tecnologia. Também avalia distribuir adaptadores gratuitamente para pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único. O decreto que institui a TV 3.0 foi enviado pelo Ministério das Comunicações à Casa Civil em dezembro do ano passado.

A expectativa é que ele seja editado no segundo semestre. O padrão sugerido pelo ministério é o americano. A indústria aguarda a decisão definitiva para começar a fabricar os equipamentos — e cobra a liberação das linhas de financiamento.

Demanda da China por gelatina coloca jumentos em risco de extinção


Animais associados ao sertão brasileiro, os jumentos (Equus asinus) têm uma longa história de relação com os seres humanos. Sua domesticação ocorreu há cerca de 7 mil anos e, desde então, eles têm sido usados para auxiliar o trabalho humano. A tradição cristã, inclusive, atribui ao jumento o papel de carregar Jesus Cristo, em sua entrada triunfal em Jerusalém, uma semana antes de sua crucificação.

A relação entre homens e essa espécie de equino, congênere dos cavalos, fez sua população chegar a milhões, distribuída por vários países, inclusive o Brasil. O costume chinês de consumir uma gelatina medicinal chamada eijao – remédio preparado com a pele dos jumentos – representa ameaça à existência desses animais, uma vez que a demanda pelo produto tem crescido ano após ano.

6 em cada 10 estudantes estão inadimplentes com Fies

Seis em cada dez estudantes que contrataram o Fies estão inadimplentes, segundo dados do (FNDE). O programa, que funciona como um empréstimo para custear mensalidades de faculdades particulares, acumula altos índices de não pagamentoEm média, cada aluno devedor possui uma dívida de aproximadamente R$ 46 mil. Parte dos recursos utilizados pelo Fies vem diretamente do orçamento do Ministério da Educação, ou seja, são financiados com dinheiro público, proveniente de impostos pagos por toda a população.

Quando um estudante não consegue quitar o financiamento, a conta recai sobre o Tesouro Nacional, afetando todos os brasileiros. O dado acende um alerta sobre a sustentabilidade do programa e reforça a discussão sobre a necessidade de revisão nas políticas de financiamento estudantil no país.

Datafolha: rejeição a STF chega a 91% entre eleitores do PL de Bolsonaro; entre petistas, índice é de 36%


Pesquisa do Instituto Datafolha mostrou que o sentimento de vergonha em relação ao Supremo Tribunal Federal (STF) alcança atualmente uma fatia de 58% da população, enquanto 30% afirmam ter orgulho da Corte e outros 11% não sabem avaliar a instituição. Publicado no sábado (28), o levantamento também destaca a diferença na avaliação do Supremo entre eleitores do PL de Bolsonaro e do PT de Lula: no primeiro grupo, o percentual de vergonha diante do STF é de 91% e apenas 5% se consideram orgulhosos dos magistrados; no segundo, 36% dizem ter vergonha da Corte, enquanto 53% se dizem orgulhosos do trabalho da instituição.

Entre aqueles que declararam voto em Bolsonaro na última eleição, o índice de vergonha em relação ao tribunal chega a 82% e só 12% se declaram orgulhosos. Já entre os eleitores de Lula, 52% manifestam orgulho dos ministros e 36% dizem ter vergonha.

O estudo também identificou que a avaliação dos membros do STF é mais positiva entre brasileiros que avaliam a atual gestão federal como ótima ou boa, segmento no qual 57% dizem ter orgulho da Corte. Para os entrevistados que consideram o governo Lula como ruim ou péssimo, o percentual cai para 10%.

Governo Lula tem baixa eficiência nos programas em que mais gasta dinheiro, aponta TCU

O governo federal é falho nos programas em que mais gasta dinheiro, de acordo com análise do Tribunal de Contas da União (TCU) nas contas da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2024. O levantamento revela que o Poder Executivo não alcançou todas as metas estabelecidas em Previdência, saúde e educação superior e amargou desempenho ainda pior em educação básica e infraestrutura de rodovias e ferrovias. Apenas o Bolsa Família teve 100% dos objetivos atingidos.

A Corte de Contas analisou as metas definidas pelo Poder Executivo e aprovadas pelo Congresso Nacional no primeiro ano de vigência do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. O PPA é uma lei que define objetivos para a administração pública em um período de quatro anos, por exemplo, número de crianças na escola e quilômetros de estradas a serem construídas, e os recursos necessários para cada ação.

Os técnicos analisaram dez programas do governo, que juntos representam 72,5% do Orçamento da União. Os ministérios envolvidos dizem que a restrição orçamentária dificulta a execução das políticas públicas e que um ano é pouco para cumprir as metas do PPA, embora a análise tenha se concentrado nas entregas que o governo planejou fazer no primeiro ano.

“Ao lado dessas questões técnicas, afloram restrições institucionais recorrentes: falta de pessoal especializado, escassez orçamentária e falhas de articulação federativa são apontadas pelos gestores em praticamente todos os programas que falharam – explicação que, embora válida, revela padrão estrutural de dificuldades de planejamento e coordenação”, diz o parecer do ministro Jhonatan de Jesus, relator das contas presidenciais. “A consequência direta são obras paralisadas, prazos de análise de benefícios acima do legal e metas abandonadas logo no primeiro ano do PPA.”

O Ministério do Planejamento e Orçamento afirmou que as conclusões do TCU demonstram a relevância do PPA na identificação dos desafios estruturais para políticas públicas, mas não devem ser o único balizador da efetividade dos programas.

“Esses desafios são estruturais justamente por serem resultado de anos de precarização das capacidades estatais. O governo atual está empenhado na reorganização e reconstrução dessas capacidades”, disse a pasta. Na área de infraestrutura, os programas estão nas primeiras fases de implementação e dependem de licenças ambientais, licitações e contratações, o que pode prejudicar o alcance das metas no primeiro ano do PPA, segundo o governo.

Entre os motivos da falta de eficiência, “uma das questões apresentadas refere-se à restrição orçamentária, resultado das restrições do cenário fiscal atualmente impostas”, segundo o ministério. Em outras situações, diz o Planejamento, “faz-se necessária a revisão e calibragem de metas e indicadores”.

Orçamento da UFRN cai 11% e universidade entra na lista de cortes mais severos no país


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está entre as instituições de ensino superior com cortes relevantes no orçamento para 2025. A queda estimada é de 11% em relação ao ano anterior, segundo levantamento feito pela Gazeta do Povo, com base nos programas orçamentários federais voltados à manutenção do ensino superior.

Depois de um crescimento expressivo em 2023, impulsionado pela chamada “PEC da Transição”, os recursos voltados às universidades federais voltaram a apresentar retração. Em 2024, o orçamento atualizado sofreu uma queda real de 7,6%, e para 2025, a previsão inicial indica novo recuo de 4,9%.

Apesar do aumento de previsão no papel, apenas cerca de 70% do valor orçamentário é efetivamente executado a cada ano. Isso compromete o funcionamento das universidades, que acumulam aproximadamente R$ 3 bilhões anuais em valores não pagos. Entre os anos de 2021 e 2025, também houve um acréscimo de R$ 166 milhões em “Despesas de Exercícios Anteriores” — valores liquidados com atraso.

Os recursos são destinados a despesas que vão desde auxílio a estudantes e compra de materiais até obras, serviços de TI e pagamento de diárias. As chamadas “Despesas Correntes” envolvem o funcionamento cotidiano, enquanto as “Despesas de Capital” são voltadas a investimentos em infraestrutura. Entre os cortes mais significativos, além da UFRN, estão universidades como UniRio (menos 39%) e UFRRJ (menos 31%).

A UFRJ, maior orçamento entre as federais em 2021, também enfrentou quedas sucessivas. Já a UFDPar, no Piauí, teve o maior aumento percentual no período recente: 95%. Em maio, após reunião com reitores, o governo federal anunciou a recomposição parcial dos valores e o desbloqueio de R$ 300 milhões, além da promessa de R$ 400 milhões adicionais via remanejamento no MEC. Mesmo com os ajustes, a UFRN permanece no centro das atenções por conta da redução de 11% no orçamento, o que pode impactar diretamente a capacidade de operação da universidade nos próximos meses.

Bayern derrota Flamengo por 4 a 2 e elimina rubro-negro nas oitavas do Mundial de Clubes


Chegou ao fim a trajetória do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes. Em partida de oitavas de final na qual abusou de erros individuais desde o início, perdeu por 4 a 2 para o Bayern de Munique em Miami. Harry Kane (duas vezes), Erick Pulgar (contra) e Leon Goretzka fizeram os gols dos alemães — Gerson e Jorginho descontaram.

Com dez minutos, o Bayern já havia aberto 2 a 0. Primeiro, com Pulgar cabeceando contra o próprio patrimônio em jogada de escanteio. Depois, com Harry Kane chutando da entrada da área e contando com desvio em Léo Ortiz para matar Rossi. Gerson deu sobrevida ao Flamengo em chutaço, mas Goretzka esfriou a reação ao marcar de fora.

No segundo tempo, Jorginho voltou a recolocar o Flamengo no jogo ao marcar de pênalti, mas Kane deu números finais ao placar, ao finalizar jogada que começou em erro de Luiz Araújo. Com a vitória, o Bayern enfrentará o Paris Saint-Germain (França) nas quartas de final. O jogo será no próximo sábado (5), às 13h (de Brasília), em Atlanta.

27 de junho de 2025

67,1% dos eleitores não acreditam mais na ‘picanha com cervejinha’ de Lula


Uma das promessas de campanha mais famosas de Lula, a “picanha com cervejinha” no churrasco tornou-se um sonho distante para a maioria dos brasileiros. Dados do novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas mostram que 67,1% dos entrevistados não acreditam mais na promessa de Lula.

Para esses eleitores, o petista, apesar de ter prometido o que prometeu, não conseguirá fazer com que “a maioria dos brasileiros compre picanha e cerveja com mais facilidade” neste mandato. A parcela de eleitores que ainda acredita na promessa do petista é hoje de 26,3% dos entrevistados e os que não responderam são 6,6%.

A descrença sobre Lula decorre da percepção dos eleitores sobre a economia, vista como em declínio no atual governo. Sobre o “churrasquinho” prometido por Lula em 2022, aliás, a pesquisa oferece outro dado desastroso ao presidente da República.

Para 50% dos entrevistados, o preço da picanha é mais alto na gestão de Lula do que era na gestão de Jair Bolsonaro. Os que consideram o preço da carne “igual” nos dois governos somam 21,7% e os que dizem considerar o preço mais baixo agora, 17,9%. A fatia de entrevistados que não respondeu é de 10,5%.

Em 2022, Lula disse que voltaria ao Palácio do Planalto para melhorar a economia. “O povo tem que voltar a comer um churrasquinho, comer uma picanha e tomar uma cervejinha”, disse o petista. O instituto ouviu 2.020 eleitores de todo o país, entre os dias 18 e 22 de junho, e o grau de confiança dos resultados é de 95% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais.

Currais Novos: Cavalgada de Sant’Ana ocorrerá à tarde em 2025

A Cavalgada de Sant’Ana em Currais Novos chega com uma grande novidade em 2025. 

O evento voltará a ocorrer no período da tarde, o que ocorreu, segundo os organizadores, para priorizar o bem-estar dos animais e o conforto dos participantes. 

O percurso costumava sair no início das manhãs e a tentativa será testada na atual edição. 

O percurso deve seguir o mesmo e a novidade vem dividindo opiniões nas redes sociais. 

Zezé Di Camargo apresenta nova backing vocal, pede desculpas ao Nordeste e diz que a ex-funcionária foi infeliz

Durante apresentação realizada na noite da última quarta-feira (25), em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, o cantor Zezé Di Camargo surpreendeu o público ao apresentar sua nova backing vocal e aproveitou o momento para fazer um pedido público de desculpas ao povo nordestino.

O gesto aconteceu em meio ao show que reuniu milhares de fãs, e foi marcado por emoção e reconciliação. No palco, Zezé destacou o talento da nova integrante de sua equipe musical e, em seguida, tomou a palavra para se retratar por declarações polêmicas feitas na semana passada e que geraram críticas principalmente entre os nordestinos.

Preço do café sobe 81% ao consumidor em um ano

O preço do café continua subindo para o consumidor, mas no campo as cotações começaram a cair em março, após o início da colheita no Brasil. Na prévia da inflação de junho, o café moído foi o segundo item que mais pesou na inflação do mês, depois da energia elétrica, segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (26).

Em relação a maio, o preço do café subiu 2,86%. Mas no acumulado em 12 meses até junho, já encareceu 81,6%. No campo, a cotação média mensal do café arábica, que é o mais consumido e produzido no Brasil, caiu 17% em junho em relação a fevereiro, quando o preço bateu recorde na série histórica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP).

Preço do café ao consumidor

Analistas dizem que o início da queda de preços do café para o consumidor começa este ano, mas tende a ganhar intensidade em 2026, caso não haja problemas na safra. O repasse de preços do campo até o supermercado costuma demorar, explicam. Desde março, porém, a inflação do café já vem diminuindo o ritmo de alta mês a mês, segundo o IBGE.

Por que as cotações no campo caíram?

As cotações no campo começaram a cair após o início da colheita no Brasil, em março, e com a expectativa de uma melhora na safra dos países do Sudeste Asiático, como o Vietnã e a Indonésia, diz Cogo. A baixa também vem sendo provocada por uma redução do consumo de café no Brasil, puxada pelo encarecimento do produto. A tendência é que o preço da saca vendida pelo produtor continue diminuindo com o avanço da colheita, cujo pico acontece agora em junho e julho.

Contas do Governo central registram déficit de R$ 40,6 bilhões em maio

As contas do governo central, que engloba Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social, registraram um déficit de R$ 40,6 bilhões em maio de 2025, informou o Tesouro nesta quinta-feira (26). O déficit do mês ficou abaixo da mediana das expectativas da pesquisa Prisma Fiscal do Ministério da Fazenda, que apontava para um déficit de R$ 62,2 bilhões.

No ano passado, no mesmo mês, foi registrado um déficit de R$ 60,4 bilhões. O desempenho do mês é resultado de um aumento real de 2,8% na receita líquida e uma queda de 7,6% nas despesas totais em comparação com maio de 2024.

Copa do Mundo de Clubes: veja o chaveamento do mata-mata


As oitavas de final do Mundial de Clubes estão 100% definidas! Após uma fase de grupos cheia de gols, emoção e também surpresas (boas e ruins), sobraram 16 equipes que seguem na disputa pelo título do torneio organizado pela Fifa. Dos sobreviventes, domínio da Europa: são nove times do continente mais rico do mundo do futebol. Quatro sul-americanos (todos do Brasil), dois da Concacaf e um da Ásia completam o grupo dos classificados.

As disputas começam no sábado (28) e se estendem até a próxima terça-feira (1º). O jogo que abre a nova fase envolve justamente um clássico brasileiro: Palmeiras e Botafogo decidem quem será o primeiro classificado às quartas de final às 13h (de Brasília), na Filadélfia. No mesmo dia, um duelo europeu entre Benfica e Chelsea.

A partir daí, dois jogos no domingo (29), com direito a Flamengo x Bayern de Munique, em Miami; dois jogos na segunda-feira (30), com destaque para o Fluminense, que encara a Inter de Milão; e mais dois na terça, com o principal duelo entre os europeus (Real Madrid x Juventus).


26 de junho de 2025

Município de Tenente Laurentino Cruz é classificado com seca moderada, segundo a EMPARN


O município de Tenente Laurentino Cruz está incluído na lista dos municípios potiguares atualmente classificados em condição de seca moderada, conforme aponta o Mapa de Secas divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).

O levantamento, referente ao mês de maio, revela um cenário preocupante no estado do Rio Grande do Norte, onde 88% dos municípios enfrentam algum nível de estiagem. Desse total, 34,7% estão sob seca fraca, 32,9% com seca moderada e 20,4% já em situação de seca grave — condição que se concentra, principalmente, na região Oeste e Seridó do estado.

Apenas 11,9% dos municípios permanecem fora da área de seca relativa, em especial no Leste potiguar, onde as chuvas acima da média contribuíram para reduzir os efeitos da estiagem. Em Cerro Corá, os impactos apesar de não serem tão graves: houve perda praticamente total das plantações e alguns mananciais do município estão com a capacidade comprometida, afetando diretamente o abastecimento de água nas comunidades rurais. A lista completa dos municípios afetados pela estiagem  podem ser consultada no site oficial da EMPARN.

Rio Grande do Norte ganhará duas novas vagas na Câmara dos Deputados a partir de 2026


O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (25) o texto-base do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 177/2023, que amplia o número de deputados federais a partir das eleições de 2026. A proposta, de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), eleva o total de cadeiras na Câmara de 513 para 531.

Com a mudança, o Rio Grande do Norte será contemplado com duas novas vagas, passando de oito para dez deputados federais. A redistribuição leva em conta os dados do último Censo do IBGE, respeitando o critério populacional. A ampliação da bancada potiguar pode alterar significativamente a correlação de forças no Estado, com impacto direto nas articulações partidárias e na composição das nominatas já em preparação para o próximo pleito.

Altíssimo índice de indecisos revela desinteresse do eleitor para o governo do RN

A mais recente pesquisa eleitoral divulgada no Rio Grande do Norte expôs um dado preocupante para os pré-candidatos ao governo do Estado: 61,07% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder em quem votariam se a eleição fosse hoje. Outros 12,20% afirmaram que anulariam o voto ou escolheriam nenhum dos nomes apresentados. O número, somando mais de 73% entre indecisos, nulos e brancos, revela um cenário de grande desinteresse, descrença ou falta de identificação do eleitor com os nomes colocados até agora.

Três meses após ser recapeada RN 263 em Angicos já tem ponto de deformação

Com apenas 3 meses que foi realizado o recapeamento da malha asfáltica da RN 263 que passa por dentro da cidade de Angicos e que segue até os municípios de Afonso Bezerra e Pedro Avelino, esta já apresenta um ponto de deformação em sua estrutura. Este redator que corre e caminha todos os dias pelo percurso da referida RN, detectou a presença de uma deformidade na pista de rolamento, nas proximidades do pórtico de entrada da cidade de Angicos, conforme a foto postada.

O objetivo da nossa matéria não é de fazer sensacionalismo, tampouco procurar culpados. O nosso objetivo é de levar ao conhecimento das autoridades municipais de Angicos (prefeito e vereadores) para que solicitem do governo do estado, por intermédio do (DER), que é o órgão responsável pela conservação das nossas rodovias estaduais, a possibilidade da correção do problema, antes que este venha a se agravar.

Voluntário que resgatou Juliana dormiu junto ao corpo para o proteger


Agam Rinjani, o alpinista indonésio que está comovendo o Brasil e o mundo, emocionou a todos ao participar, por iniciativa própria, da operação de busca e resgate de Juliana Marins, a turista brasileira que caiu durante uma trilha no vulcão Rinjani. Ele declarou estar "triste" com o desfecho do caso e contou que segurou o corpo da jovem durante a noite para impedir que ela caísse mais 300 metros.

“Não consegui dormir até agora. É muito triste. Não conseguimos salvá-la. Muita gente ajudou. Ficamos com ela a noite toda na beira de um penhasco. Segurei a Juliana para que ela não caísse mais 300 metros. É muito triste”, lamentou Agam em entrevista ao jornal O Globo. 

Agam Rinjani, que adotou o nome do próprio vulcão localizado na ilha de Lombok, na Indonésia, contou que soube do caso de Juliana pelas redes sociais. “Vi uma postagem no Instagram e percebi que havia uma grande mobilização por ela. Liguei para meus amigos alpinistas e perguntei: ‘Vamos lá?’. E todos toparam”, contou.

O voluntário conhece bem a região do Monte Rinjani, onde trabalha há anos. Já presenciou outras tragédias, mas afirma que vai continuar ajudando nos resgates. “Já vi duas pessoas não resistirem durante o tempo em que trabalho na montanha. Acontecem muitos resgates. Amanhã estarei lá de novo”, disse.

Médicos anunciam que vão parar em 10 hospitais por falta de pagamento


A Cooperativa dos Médicos do Rio Grande do Norte (Coopmed-RN) informou que será iniciada, a partir das 7h da sexta-feira 27 uma paralisação parcial dos serviços prestados por médicos plantonistas que atuam em unidades do estado. A medida será aplicada conforme as regras já estabelecidas pela entidade.

De acordo com a nota, a paralisação parcial atinge os profissionais que atuam nos seguintes hospitais: Walfredo Gurgel (Clínica Médica, Vascular, Torácica, CTQ e Ortopedia), Santa Catarina (Clínica Médica, Obstetrícia e Pediatria/Neonatologia), Macaíba (Clínica Médica, Obstetrícia e Pediatria/Neonatologia), São José (Pediatria/Neonatologia), João Machado, Giselda Trigueiro, Cleodon Carlos de Andrade – em Pau dos Ferros (Clínica Médica, Cirurgia Geral e Ortopedia), Caicó, João Câmara, Santo Antônio e também os profissionais da Regulação.

Segundo a Coopmed-RN, os pagamentos aos médicos estão em atraso desde janeiro de 2025. O último pagamento foi realizado em dezembro, informou a cooperativa. A Coopmed acrescentou que, “caso a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) envie alguma ordem bancária até essa data, todos serão informados”.

De acordo com a Sesap, a secretaria está em negociação com a cooperativa e buscando recursos junto à Sefaz e ao Ministério da Saúde. Já com relação ao último pagamento, a Sesap informou que a partir da apresentação da nota fiscal o estado tem 90 dias para tramitar o pagamento.

Conheça o curraisnovense que foi eleito melhor em campo na Copa do Mundo de Clubes


O zagueiro Ignácio, de 28 anos, natural de Currais Novos (RN), foi o grande nome do Fluminense na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes. Depois de não ter saído do banco de reservas nas duas primeiras partidas, o defensor ganhou a oportunidade de começar como titular contra o Mamelodi Sundowns, substituindo o ídolo Thiago Silva. E não decepcionou: com uma atuação segura, foi eleito o melhor em campo no empate sem gols contra o time africano.

Graças ao resultado, o Tricolor carioca garantiu a segunda colocação do Grupo F e a vaga nas oitavas de final do torneio. Ignácio teve papel decisivo para o time sair de campo sem sofrer gols em um confronto direto pela classificação.

Justiça determina bloqueio de R$ 1 milhão do governo do RN para compra emergencial de medicamentos no Hospital Santa Catarina


A Justiça do Rio Grande do Norte determinou o bloqueio de R$ 1.027.425,39 do Estado para garantir o abastecimento emergencial de medicamentos e insumos hospitalares no Hospital Dr. José Pedro Bezerra (HJPB), também conhecido como Hospital Santa Catarina, em Natal. A decisão foi proferida pela 5ª Vara da Fazenda Pública da capital, atendendo parcialmente a um pedido do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 47ª Promotoria de Justiça de Natal.

O valor bloqueado deverá ser utilizado exclusivamente para a compra de medicamentos e insumos críticos, com prioridade para anestésicos e materiais cirúrgicos. A medida é uma resposta à grave e persistente situação de desabastecimento na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) do HJPB, conforme apontam relatórios apresentados pelo MPRN.

De acordo com o MPRN, documentos anexados ao processo indicam que diversos itens estão com estoque zerado ou prestes a faltar, o que compromete diretamente a continuidade do atendimento à população. A decisão judicial também obriga a Direção-Geral do HJPB a apresentar, no prazo de 60 dias, a prestação de contas detalhada das aquisições realizadas, incluindo notas fiscais e comprovação da entrada dos medicamentos e insumos no estoque do hospital. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) afirmou que está avaliando a decisão judicial.

Câmara aprova atualização da tabela do IR e mantém isenção para quem ganha até dois salários mínimos


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (25) um projeto de lei que atualiza a tabela mensal do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) e mantém a isenção para quem ganha até dois salários mínimos. O novo limite de isenção passa de R$ 2.259,20 para R$ 2.428,80, valor correspondente ao mínimo atual. A proposta segue agora para o Senado. A medida consolida os termos de uma Medida Provisória editada pelo governo em abril, que já estava em vigor, mas com validade temporária.

Para evitar que a MP perdesse a validade, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), apresentou um projeto de lei com o mesmo conteúdo. O texto foi relatado pelo ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), que acrescentou ao projeto um artigo que revoga formalmente a medida provisória original. A votação ocorreu de forma simbólica, sem contagem nominal dos votos, e contou com apoio até de partidos de oposição.

Segundo o parecer de Lira, a renúncia fiscal estimada com a mudança é de R$ 3,29 bilhões em 2025, R$ 5,34 bilhões em 2026 e R$ 5,73 bilhões em 2027. O relator argumenta que a atualização da tabela é essencial para a “coerência” da proposta que amplia a faixa de isenção para quem ganha até R$ 5 mil — projeto que também está em análise na Câmara.

Esse segundo projeto será relatado pelo próprio Arthur Lira, que afirmou que as compensações para cobrir a perda de arrecadação já estão previstas e serão discutidas durante a tramitação. “O objetivo principal da medida é promover justiça fiscal”, disse o deputado. A correção da tabela do Imposto de Renda costuma ser feita anualmente para refletir o reajuste do salário mínimo. A última alteração havia sido feita em 2023.

Derrota no IOF expõe desgaste do governo Lula com parlamentares


O Congresso impôs uma derrota dura nesta quarta-feira (25) ao governo federal com a aprovação de projeto que derruba o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e escancarou uma série de insatisfações perante o Planalto.

O placar no plenário da Câmara foi expressivo contra a iniciativa do governo: 383 votos a favor e 98 contra. Mais uma vez, partidos com ministérios na gestão petista votaram em peso pela derrubada. No Senado, a votação foi na modalidade “simbólica”, sem a contagem individual dos senadores.

A votação do projeto para derrubar o aumento do IOF pegou o governo de surpresa. Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esperavam que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), segurasse a análise do texto por pelo menos mais uma semana.

23 de junho de 2025

VEM AÍ! O 2º Arraiá da Curicaca no Assentamento Chã da Curicaca - Tenente Laurentino Cruz

Ele estudou até a 7ª série, mas virou um dos apresentadores mais famosos do Brasil. Conheça a história de Sikêra Jr.


Com mais de 5,5 milhões de seguidores em seu Youtube e 7,7 milhões no Instagram, Sikeira Jr. é um dos comunicadores mais famosos na internet e televisão brasileiras. No entanto, sua vida nem sempre foi assim. Durante a live de aniversário de 9 anos da Brasil Paralelo, ele contou sobre como foi o início de sua carreira. O apresentador conta que sua educação formal foi apenas até a sétima série do ensino fundamental:

"Eu tenho apenas a sétima série, fiz duas vezes a sexta e repeti sete vezes a sétima série… não tinha mais oportunidade, não tinha mais chance, tanto que a dona do colégio me mandou sair, falou que ia me passar de ano, mas era para eu 'desaparecer' da escola." Com apenas 14 ou 15 anos, Sikêra Jr. trabalhava vendendo cimento na loja de seu padrinho. 

Morre cantor de forró Gisley Ribeiro, após passar mal em apresentação


O cantor de forró Gisley Ribeiro, 42, faleceu após passar mal em uma apresentação em um bar de Juazeiro, na Bahia, na noite de sábado (21). Segundo amigos do cantor, ele estava cantando quando sentiu uma dor forte no peito. De imediato, ele parou a apresentação, foi para um hospital, mas não resistiu. A causa oficial da morte não foi divulgada.O velório do cantor aconteceu na manhã deste domingo e o enterro em um cemitério de Juazeiro.

Cantor tinha agendado 17 shows no São João

Conforme agenda do cantor, no mês de junho, ele tinha programado 17 apresentações em bares e restaurantes. Na agenda, ainda faltavam cinco shows para concluir a programação. 

O Boteco do Caranguejo, local onde Gisley Ribeiro se apresentou pela última vez, postou nota de pesar pela morte do artista. "Com pesar, a família Boteco do Caranguejo se solidariza com a família e amigos do parceiro Gisley Ribeiro, rogando ao Deus Pai muita força e sabedoria neste momento tão difícil para todos!". 

O estabelecimento chegou ainda a publicar o vídeo dele em apresentação interpretando a canção "Cópia Proibida", hit do cantor Léo Foguete.

Zenaide mantém coerência, mas não deve seguir o PT em 2026


O PT do Rio Grande do Norte ainda acredita que poderá contar com a senadora Zenaide Maia (PSD) no palanque de Cadu Xavier (PT) ao governo do Estado. O partido se apega à parceria construída desde 2018, quando Zenaide foi eleita com o apoio da base lulista.

Mas a senadora, que mantém sua postura firme e coerente, não esquece que o PT foi adversário direto do seu marido, Jaime Calado, na disputa municipal de São Gonçalo do Amarante. Por isso, ela tem demonstrado mais proximidade com o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), com quem tem dialogado com frequência.

Retenção de receita médica para venda de canetas emagrecedoras começa nesta segunda (23)


A partir desta segunda-feira (23) medicamentos análogos ao GLP-1, como Ozempic, Wegovy  e Mounjaro, usados no tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade, passam a ser vendidos nas farmácias apenas com retenção de receita médica. A medida foi determinada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em abril e busca evitar a compra indiscriminada dos produtos sem prescrição e o uso fora das indicações aprovadas na bula.

De acordo com a agência, a medida não altera o direito do médico de prescrever medicamentos para finalidades diferentes das descritas na bula, prática conhecida como uso offlabel. No caso dessas drogas, a indicação de uso na bula é para tratar diabetes, mas podem ser indicadas em casos de obesidade quando o médico entender que os benefícios do tratamento superam os riscos.

Juninho Saia Rodada diz que vai se filiar ao PL de Bolsonaro para concorrer vaga de deputado federal

O empresário Juninho Saia Rodada, ex-prefeito de dois mandatos consecutivos no município de Caraúbas, anunciou sua desfiliação do PSDB para se filiar ao PL de Bolsonaro.

Como gestor de Caraúbas, Juninho deixou o mandato com aprovação de mais de 70%, e agora deseja enfrentar um novo desafio na vida pública: é pré-candidato a deputado federal.

“Eu sou pré-candidato a deputado federal. Nossa região tem esse espaço! São mais de 500 mil eleitores e não tem deputado federal. Muitas vezes os deputados estão vindo de fora”, disse.

União Brasil articula saída do governo Lula


O União Brasil se prepara para deixar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo informação confirmada por Oeste, o partido pretende retirar dois ministros da Esplanada até o fim do ano. O movimento inclui Celso Sabino, titular do Turismo, e Frederico Siqueira Filho, ministro das Comunicações. Ambos são filiados ao União e já discutem os termos da saída com lideranças partidárias.

O plano do União Brasil

A decisão ocorre em meio ao novo alinhamento político da sigla. Recentemente, a legenda fechou uma federação com o Progressistas (PP), sigla comandada pelo senador Ciro Nogueira (PI), ex-ministro da Casa Civil no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ciro defendeu, em entrevista a Oeste, o rompimento dos partidos de centro com o atual governo. Ele afirmou que o apoio à administração petista compromete a identidade política dessas legendas.

A articulação também fortalece os planos do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que integra o União e pretende disputar a Presidência da República em 2026. O goiano se apresenta como nome de oposição e já articula alianças com partidos de centro-direita. Com o possível desembarque do partido, Lula pode enfrentar mais dificuldades para manter apoio no Congresso.

18 de junho de 2025

É SÁBADO! A Festa do padroeiro São João Batista no Distrito João Cruz em Florânia

RN está sob alerta de chuvas em todo litoral, afirma Inmet;


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas fortes no estado, válido até quinta-feira (19). O aviso foi iniciado às 09h30 desta quarta-feira (18) e prevê chuvas intensas com acumulados que podem variar entre 20 e 30 mm/h, podendo alcançar até 50 mm ao longo do dia. Além disso, ventos fortes de 40 a 60 km/h são esperados, aumentando o risco de danos.

A previsão do Inmet aponta para possíveis impactos como queda de galhos de árvores, alagamentos, corte de energia elétrica e até descargas elétricas. O instituto orienta a população a tomar precauções, como evitar se abrigar debaixo de árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, especialmente durante as rajadas de vento.

Álvaro Dias afirma que pode formar chapa com Allyson e Zenaide Maia


“Seria aí uma alternativa bastante viável. Uma chapa trabalhada e apoiada por mim e por Allyson não é terceira via. Vira uma chapa forte, muito competitiva, com apoio consistente em Natal e em Mossoró, no Seridó e no Oeste”. O cálculo é do ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), sobre o que caracterizou como o início dos diálogos com Allyson Bezerra (UB), com vistas às eleições de 2026. O ex-prefeito conversou sobre o assunto com o Diário do RN.

A reunião que aconteceu nesta segunda-feira (16) com o prefeito de Mossoró, segundo Álvaro, serviu para quebrar o gelo entre os dois e iniciar um diálogo que pode resultar numa composição de chapa majoritária para a disputa estadual. “Acordamos de caminhar juntos, de continuar conversando”, afirmou.

MEC: municípios podem solicitar recursos para educação infantil


Os recursos do Programa de Apoio à Manutenção da Educação Infantil – Novos Estabelecimentos e Novas Turmas já podem ser solicitados pelos municípios e pelo Distrito Federal. Para fazer a solicitação, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). O objetivo da iniciativa é aumentar a oferta de vagas em creches e pré-escolas.

O programa foi instituído pelas Leis n.º 12.499/2011 e 12.722/2012 e regulamentado, respectivamente, pelas resoluções CD/FNDE nº 7 e 6, de 28 de abril de 2025. As resoluções, estabelecem os critérios e procedimentos para a transferência automática de recursos financeiros aos entes.

Um em cada 9 adolescentes usa cigarro eletrônico no Brasil

Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgada esta semana apontou que um em cada nove adolescentes brasileiros afirma que usa cigarro eletrônico. O estudo ouviu cerca de 16 mil pessoas de 14 anos ou mais, de todas as regiões do país.  Segundo o levantamento, a quantidade de usuários jovens que usam cigarro eletrônico já é cinco vezes o total daqueles que fumam o cigarro tradicional. 

A pesquisa utilizou dados de 2022 a 2024 do Terceiro Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad 3). É a primeira vez que cigarros eletrônicos entram no levantamento. Apesar de o produto ser proibido no Brasil, a coordenadora da pesquisa e professora de psiquiatria da Unifesp, Clarice Madruga, ressalta que é muito fácil comprar o aparelho pela internet, o que amplia o acesso.

Outro problema, aponta a pesquisadora, é o risco à saúde, já que a inalação de substâncias altamente tóxicas, como a nicotina, é muito maior no cigarro eletrônico, se comparado ao cigarro tradicional. Clarice lamenta o retorno do crescimento do uso de cigarro, após o sucesso de políticas antitabagistas, iniciadas na década de 1990, que tinham freado o consumo.

“A gente teve uma história gigantesca de sucesso de políticas que geraram uma queda vertiginosa no tabagismo, mas que um novo desafio quebrou completamente essa trajetória. E a gente hoje tem um índice de consumo, principalmente entre adolescentes, muito superior e que está totalmente invisível”, afirma. Os participantes ouvidos no estudo receberam a opção de serem encaminhados para tratamento no Hospital São Paulo e no Centro de Atenção Integral em Saúde Mental da Unifesp.

Congresso instaura CPMI para apurar fraudes de R$ 6 bilhões no INSS


O Congresso Nacional deu início, nesta terça-feira 17, à instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), leu o requerimento aprovado, que apura descontos ilegais em pagamentos de aposentados e pensionistas, com prejuízo estimado em R$ 6 bilhões.

A comissão, composta por 15 deputados e 15 senadores titulares – além de igual número de suplentes –, terá 180 dias de funcionamento e custo estimado em R$ 200 mil. O governo negocia a indicação do senador Omar Aziz (PSD-BA) para a presidência, enquanto a relatoria deve ficar com um deputado. A CPMI foi proposta pela oposição, com articulação da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e da deputada Coronel Fernanda (PL-MT). 

O esquema foi descoberto em 23 de abril pela Operação Sem Desconto, da Polícia Federal e Controladoria-Geral da União. Investigadores apontam que entidades como sindicatos e associações realizavam descontos não autorizados em benefícios.

Embora haja indícios de que as fraudes tenham começado no governo anterior, os valores atingiram patamar recorde em 2023. A oposição planejava ler o requerimento em 27 de maio, mas o adiamento permitiu ao governo articular cargos-chave.

Na Câmara, tentativa semelhante do deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) não avançou. O colegiado terá poderes para ouvir testemunhas, requisitar documentos e propor medidas legais. A próxima etapa será a indicação formal dos membros pelos líderes partidários.

Três em quatro brasileiros são contra aumento do número de deputados


Levantamento Datafolha divulgado nesta terça-feira, 17, mostra que 76% dos brasileiros são contra o aumento do número de deputados federais. Entre os entrevistados, apenas 20% se disseram favoráveis à alteração, enquanto 1% se declarou indiferente. Em 6 de maio, a Câmara aprovou o Projeto de Lei, elevando de 513 para 531 o total de cadeiras. Agora, falta o aval do Senado Federal, que pautou o projeto para esta terça.

A proposta surgiu como reação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que obrigou uma redistribuição das vagas existentes, após a divulgação do último Censo Demográfico, realizado em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Alguns estados, entre os quais a Paraíba, do presidente da Câmara, Hugo Motta, teriam menos cadeiras no Parlamento. Caso seja aprovado o projeto de lei, o impacto será de R$ 64,6 milhões. Os estados beneficiados serão:  Santa Catarina, Pará, Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Norte.

Brasileiros irão trabalhar mais para pagar impostos com alta do IOF, aponta estudo

Os brasileiros já precisaram trabalhar quase metade de um ano somente para pagar impostos, e agora com a alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) esse tempo dedicado aos tributos pode ficar maior. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a população necessitará de 151 dias neste ano para pagar os impostos em 2025, uma adição de 48 horas a essa jornada.

Antes da nova medida anunciada pelo governo e que vem sendo discutido no Congresso, esse tempo era de 149 dias, o equivalente de uma jornada desde o dia 1º de janeiro até 29 de maio. Para 2026, IBPT estima que serão 4 dias a mais necessários para arcar com o tributos, ou 153 dias. A conta inclui tributos federais, estaduais e municipais.

O maior patamar alcançado de tempo trabalhado para essa finalidade foi no período de 2017 a 2019, quando a população destinou 153 dias ao pagamento de impostos, o equivalente a cinco meses e dois dias.

Segundo João Eloi Olenike, presidente-executivo do IBPT, “o aumento do IOF é mais um retrocesso que recai sobre toda a sociedade. Enquanto o brasileiro já destina quase cinco meses do ano para sustentar o Estado, agora terá que sacrificar ainda mais dias de trabalho sem qualquer contrapartida em qualidade dos serviços públicos”.

O Instituto ressalta que o IOF tem um efeito cascata e está presente em quase todas as etapas da economia, como empréstimos, financiamentos, seguros, operações de câmbio, crédito rotativo de cartões e até remessas internacionais, o que impacta não só quem toma crédito, mas também a indústria que arca com mais custos.

Derrota do Governo: Congresso derruba 12 vetos do presidente Lula


Em sessão conjunta realizada nesta terça (17), o Congresso Nacional derrubou 12 vetos do presidente Lula (PT), restaurando dispositivos de leis que tratam de benefícios sociais, incentivos fiscais e investimentos em infraestrutura e energia. A decisão dos parlamentares representa uma vitória da base aliada e da oposição em temas sensíveis, e impõe derrotas pontuais ao Planalto.

Entre os vetos derrubados, está o que impedia o pagamento de pensão vitalícia e indenização a crianças com microcefalia causada pelo vírus da zika. Também foi rejeitado o veto que autorizava a cobrança de novos tributos sobre fundos de investimento imobiliário (FII), Fiagro e fundos patrimoniais, mantendo esses instrumentos isentos da nova tributação.

Outros pontos retomados incluem a dispensa de registro de bioinsumos produzidos por agricultores para uso próprio, a liberação de licitações com base em orçamentos antigos e restos a pagar, e a dispensa de perícias periódicas para beneficiários do INSS com doenças graves, como Alzheimer, Parkinson e AIDS. Além dos 12 vetos rejeitados, os parlamentares adiaram a análise de outros 30, incluindo temas como a renegociação da dívida dos estados, emendas orçamentárias e pontos específicos da reforma tributária.

FORTES CHUVAS: Confira quais são os pontos de alagamento em Natal


A cidade de Natal enfrenta pontos críticos de alagamento em diversas regiões nesta quarta-feira (18), em razão das fortes chuvas que caem desde a madrugada. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), pelo menos cinco vias estão completamente intransitáveis neste momento, segundo boletim divulgado às 7h20.

Vias intransitáveis em Natal:

- Rua Presidente Sarmento (Alecrim), nas proximidades do mercado público

- Avenida Solange Nunes, próximo à Unimetais, em Cidade Nova

- Avenida Nevaldo Rocha, em frente à Semtas, no sentido Zona Norte

- Avenida Interventor Mário Câmara, entre as avenidas Jerônimo Câmara e Capitão-Mor Gouveia

- Avenida da Integração, próximo ao número 101

Vias trânsito liberado:

- Avenida Nevaldo Rocha (entre a linha férrea e a Avenida Coronel Estevam)

- Avenida Nascimento de Castro com Avenida Prudente de Morais

- Avenida Adolfo Gordo com Avenida Capitão-Mor Gouveia

A STTU segue monitorando a situação e pode atualizar o status das vias ao longo do dia. Motoristas devem redobrar a atenção e acompanhar as orientações dos agentes em campo.

17 de junho de 2025

Marinha realiza treinamento com bombas e tiros reais no litoral do RN


A Marinha do Brasil concluiu no dia 6 de junho uma intensa campanha de treinamentos aéreos no estande de tiro de Maxaranguape, no litoral norte do Rio Grande do Norte. Durante 22 dias, o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1) utilizou aeronaves AF-1 Skyhawk para lançar bombas de exercício e disparar munições reais com metralhadoras de 20 mm, simulando cenários de combate e vigilância marítima. Os exercícios ocorreram tanto em solo quanto sobre as Águas Jurisdicionais Brasileiras, com foco especial nas regiões do Atol das Rocas e Arquipélago de Fernando de Noronha.

Além dos ataques simulados e voos a baixa altitude, os treinamentos testaram procedimentos de interceptação de aeronaves lentas, com participação de um helicóptero AH-15A atuando como alvo simulado. As manobras seguiram protocolos da OTAN, voltados à neutralização de ameaças assimétricas. Segundo o comandante do esquadrão, capitão de fragata Manoel Andrade Júnior, a campanha reafirma a versatilidade e capacidade de prontidão da Aviação Naval para defesa da Amazônia Azul — nome dado ao território marítimo sob soberania brasileira.

Os treinamentos integram o cronograma anual da Força Aeronaval e têm como principal objetivo manter a eficiência dos pilotos da Marinha em missões de ataque, vigilância e defesa aérea. O uso de munições reais, segundo a corporação, é fundamental para simular situações de conflito com máxima fidelidade, garantindo que os militares estejam prontos para responder a eventuais ameaças à soberania nacional.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...