Páginas

31 de julho de 2025

Homem com sinais de embriaguez é flagrado dirigindo veículo do Governo do RN

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem com sinais de embriaguez dirigindo um carro da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (Sedec-RN). A pasta informou que ficou ciente, mas não confirmou o local do ocorrido, que teria sido no interior do estado.

Em nota, a secretaria confirmou que um servidor de carreira é o motorista do carro e que instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para a devida apuração. Além disso, a pasta informou que ele será afastado das funções, garantindo-lhe o pleno direito à ampla defesa e ao contraditório.

“A Sedec reafirma seu inabalável compromisso com a ética e a transparência na administração pública, não compactuando com irregularidades, ilegalidades e atos indevidos que possam comprometer a imagem do Estado do Rio Grande do Norte ou colocar em risco a integridade de seus servidores e da população potiguar”, destacou.


RN anuncia nova sede do Geoparque Seridó com foco em sustentabilidade


O Governo do Estado reafirmou seu compromisso com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do semiárido ao participar, nesta terça-feira (30), da assinatura do convênio para a construção da nova sede do Geoparque Seridó, em Currais Novos.

O investimento de R$ 1,5 milhão reúne esforços do setor público e privado, com participação das empresas Elera Renováveis e Casa dos Ventos, do Idema, da Prefeitura de Currais Novos — que doou o terreno — e do próprio Geoparque.

A iniciativa, anunciada durante a abertura do evento Diálogo RN, em Natal, com a presença da governadora Fátima Bezerra, fortalece a região como polo de turismo sustentável e preservação da geodiversidade, conectando energia limpa, inclusão social e conservação ambiental.

Moraes vai a jogo do Corinthians, sorri, acena e faz gesto obsceno em dia de sanção dos EUA


Horas após ser alvo da Lei Magnitsky, uma das principais sanções aplicadas pelo governo dos Estados Unidos, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), está na Neo Química Arena assistindo ao clássico entre Corinthians, seu time do coração, e Palmeiras, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira, 30. Acompanhado da esposa, o ministro sorriu, acenou para o público e fez um gesto obsceno com o dedo médio.

Moraes chegou ao estádio acompanhado da esposa e, após ser interpelado por um interlocutor, respondeu “vai Corinthians”. Até o momento, a reportagem do Estadão não presenciou nenhum episódio de alvoroço envolvendo o magistrado, que se acomodou em um dos camarotes do local. Em março deste ano, Moraes já havia acompanhado a final do Campeonato Paulista na Neo Química Arena. Na ocasião, o Corinthians venceu o Palmeiras e foi campeão.

Mais cedo, o ministro do STF foi alvo de uma sanção por parte do governo de Donald Trump. O dispositivo legal acionado pela Secretaria do Tesouro dos EUA impõe restrições financeiras a estrangeiros acusados de corrupção ou violações graves de direitos humanos. Procurado, o Supremo não se manifestou.

A decisão do governo americano bloqueia contas bancárias e trava o acesso de Moraes ao sistema financeiro dos EUA, o que impede que ele acesse eventuais ativos que tenha em território norte-americano. A lei ainda prevê proibição de entrada no país. O seu visto e de outros sete membros do STF e do procurador-geral da República, Paulo Gonet, já haviam sido suspensos por ordem de Trump na semana passada.

Como o Estadão mostrou, foi a primeira vez que uma autoridade de país democrático foi punida pela Lei Magnistsky. Até o momento, a norma só havia sido aplicada para violadores graves dos direitos humanos, como autoridades de regimes ditatoriais, integrantes de grupos terroristas e criminosos ligados a esquemas de lavagem de dinheiro e de assassinatos em série.

Defesa pede cela com isolamento para preservar integridade física de agressor

A defesa de Igor Eduardo Pereira Cabral, que agrediu a namorada com pelo menos 60 socos no rosto dentro de um elevador, pediu à Justiça que ele fique em isolamento na cadeia para “preservar sua vida e integridade física”. O pedido foi protocolado na última terça-feira (29). A Justiça remeteu a solicitação para a Secretaria de Administração Penitenciária, que avaliará o pedido. Igor Eduardo está preso provisoriamente no Centro de Recebimento e Triagem, mas deve ser transferido em breve.

O documento da defesa foi embasado na repercussão regional e nacional do caso, nas mídias sociais e órgãos de imprensa e ameaças à integridade física de Igor Eduardo. Na petição, a defesa do acusado alega ameaças de uma facção criminosa e pede “isolamento para preservar sua vida e integridade física”, disse. A justiça deu prazo de 48h à Seap para informar as providências tomadas. No documento, é mencionado que também há ameaças do “sindicato do crime”.

No sistema penitenciário, Igor Eduardo Pereira Cabral está custodiado no Centro de Recebimento e Triagem, em Parnamirim, numa cela com outros seis presos. Ainda não há prazos para que ele seja transferido para unidades do sistema penal. Segundo apuração da TN, a cela em que ele está é considerada a de “seguro”, isto é, uma cela para presos que correm risco.

Uma vez no sistema, o preso passa por uma Comissão Técnica de Classificação (CTC) multidisciplinar formada por policiais penais, psicólogos, equipe de saúde, sendo feito um levantamento psicossocial, antecedentes e periculosidade, sendo efetivamente classificado. Essa triagem é uma espécie de “porta de entrada” do sistema penal, tomando ciência das regras e horários. Ainda não há previsão de transferência do preso para penitenciária ou presídio da Grande Natal.

Autoescolas criticam projeto que acaba com curso obrigatório antes de tirar CNH


O setor de autoescolas do Rio Grande do Norte vê com preocupação a intenção do Ministério dos Transportes de acabar com a obrigatoriedade do curso de preparação para novos condutores de veículos. Para Eduardo Gaúcho, presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado (SindCFC-RN), a medida é temerária e pode piorar ainda mais os índices de violência no trânsito.

“Se o trânsito hoje está caótico, com as pessoas passando por autoescola, imagina não passando. Eu não sei se o ministro quer voltar aos anos 1980. O trânsito era outro, ministro. Os veículos eram outros. Hoje, se botar uma pessoa não habilitada num trânsito caótico como nós temos, com uns carros que geram uma velocidade altíssima, eu não sei… acho que vai ser muito perigoso”, afirma Eduardo, em entrevista ao AGORA RN.

Allyson lidera todos os cenários para o Governo do RN em 2026, segundo pesquisa TCM/TSDois


A nova rodada da pesquisa TCM/TSDois, divulgada nesta quarta-feira (30), confirma a liderança do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, na corrida pelo Governo do Rio Grande do Norte em 2026. O levantamento testou cinco cenários estimulados e uma pesquisa espontânea, revelando que Allyson aparece à frente em todas as simulações.

Na pesquisa espontânea, onde o eleitor responde livremente, 62,2% disseram não saber ou não responderam. Allyson lidera com 17,3%, seguido de Rogério Marinho (5,5%), Cadu Xavier (3,2%), Styvenson Valentim (3,0%), Álvaro Dias (2,3%), e Walter Alves (0,5%). Brancos, nulos ou nenhum somaram 4,5%, e outros nomes, 1,4%.

Nos cenários estimulados — quando os nomes são apresentados aos entrevistados — Allyson Bezerra aparece com os seguintes percentuais:

Cenário 1: 37,2%, com Rogério Marinho em segundo (18,6%)

Cenário 2: 40,1%, com Álvaro Dias em segundo (12,5%)

Cenário 3: 36,5%, com Styvenson Valentim em segundo (21,1%)

Cenário 4: 38,2%, novamente com Rogério Marinho (18,6%)

Cenário 5: 37,8%, com Styvenson (20,4%)

A pesquisa ouviu 1.847 eleitores de 63 municípios entre os dias 23 e 26 de julho de 2025, com amostragem proporcional à densidade populacional. Os resultados demonstram o crescimento político de Allyson Bezerra no estado, fortalecendo seu nome como favorito à sucessão do Governo do RN.

Styvenson lidera corrida ao Senado em 2026 com 32% dos votos válidos no RN, aponta TCM/TS2


O senador Styvenson Valentim (PSDB) lidera a disputa pelo Senado no Rio Grande do Norte nas eleições de 2026, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (30) pelo Instituto TS2 em parceria com a TCM. Considerando os votos válidos (primeiro e segundo voto somados), Styvenson aparece com 32,0% da preferência do eleitorado potiguar, à frente da governadora Fátima Bezerra (PT), com 22,1%, e da senadora Zenaide Maia (PSD), com 21,7%. O ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), aparece com 15,4%, seguido de Coronel Hélio (PL), com 4,4%.

No cenário estimulado para o primeiro voto, Styvenson também lidera com 26,8%, enquanto Fátima Bezerra tem 18,1%, Zenaide Maia aparece com 12,5%, e Álvaro Dias com 8,2%. Já no segundo voto, o índice de indecisos é alto: 46,3% não souberam ou não quiseram responder. Neste quesito, Zenaide lidera com 9,5%, seguida por Álvaro (7,4%), Styvenson (5,6%) e Fátima (4,3%). A pesquisa aponta ainda que o nome da governadora aparece como o mais rejeitado entre os postulantes: 27,9% dos entrevistados dizem que não votariam em Fátima de forma alguma, enquanto Styvenson tem rejeição de 9,4% e Álvaro Dias, 8,2%.

Na espontânea, 71,2% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar. Styvenson (8,7%) e Fátima (8,6%) aparecem tecnicamente empatados, com leve vantagem para o senador. Zenaide aparece com 2,9% e Álvaro Dias, com 0,9%. A pesquisa ouviu 1.847 eleitores entre os dias 23 e 26 de julho em 63 municípios do RN e mostra que, mesmo com o cenário ainda indefinido, Styvenson Valentim larga na frente com vantagem consolidada.

Seridó deve eleger seis deputados estaduais; É o que revelam os dados da pesquisa TCM/TS2


A mais recente pesquisa TCM/TS2 aponta que a região do Seridó poderá conquistar seis cadeiras na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026. Os nomes mais bem posicionados no levantamento refletem a força política da região no cenário estadual.

Os seridoenses cotados para assumir mandato são: Adjuto Dias, Francisco do PT, Ezequiel Ferreira, Nélter Queiroz, Terezinha Maia e o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, que desponta como novidade entre os nomes com potencial eleitoral.

Já o ex-prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, também aparece em destaque na pesquisa, mas, segundo declarações em entrevistas a rádios, TVs e portais de internet, ele deve disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, como pré-candidato a deputado federal.

28 de julho de 2025

Sindsaúde denuncia colapso no Hospital Tarcísio Maia e cobra providências da governadora


O Sindsaúde-RN veio a público nesta sexta-feira (25) denunciar a grave situação de superlotação no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram oito ambulâncias paradas na entrada do pronto-socorro e pacientes aguardando atendimento em macas e nos corredores, expostos à precariedade e à falta de estrutura da unidade.

Segundo o sindicato, a cena registrada é mais um retrato do abandono da saúde pública no interior do estado e da sobrecarga enfrentada pelos profissionais de saúde, que também sofrem com condições de trabalho cada vez mais precárias.

“O que presenciamos hoje no HRTM não é um caso isolado, é o retrato do caos instalado na saúde pública da nossa região. Pacientes vulneráveis sendo tratados em corredores e ambulâncias paradas por falta de leitos, isso é desumano!”, destacou a direção do Sindsaúde-RN.

O sindicato fez um apelo direto à governadora Fátima Bezerra e à Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), cobrando ações imediatas para conter o colapso e garantir atendimento digno aos usuários do SUS.

Entre as medidas exigidas estão:

Agilidade na ampliação da estrutura hospitalar já iniciada;

Celeridade na homologação do concurso público e imediata convocação dos aprovados;

Garantia de insumos e melhores condições de trabalho.

O Sindsaúde reforçou que continuará mobilizado e vigilante, denunciando todo tipo de negligência que ameace a vida dos pacientes e o bem-estar dos trabalhadores da saúde.

Golpe da maquininha se espalha pelo país e já causou prejuízo de R$ 4,8 bilhões

O número de estelionatos explodiu no Brasil. Em seis anos, os registros desse tipo de crime aumentaram mais de 400%, segundo dados divulgados nesta semana. Só em 2024, foram mais de dois milhões de casos — uma média de quatro vítimas por minuto. Entre os golpes mais comuns está o da maquininha, agora com uma nova versão: criminosos que se passam por taxistas para enganar passageiros. A reportagem é do Fantástico, da TV Globo.

As imagens de câmeras de segurança mostram o padrão: o carro estaciona, o passageiro está distraído ou com pressa para chegar em casa. Na hora do pagamento, o suposto taxista diz que a maquininha não aceita Pix e pede o cartão físico, mas sem aproximação. A vítima digita a senha, a corrida é paga e ela desce do carro sem desconfiar de nada. Só depois, ao checar o extrato ou receber uma notificação do banco, descobre que teve a conta esvaziada.

Secretaria de Educação do RN permite que alunos passem de ano mesmo reprovando em até seis matérias


A Secretária Estadual da Educação, Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN) publicou uma portaria, na última sexta-feira (25), que estabelece as diretrizes para o Regime de Aprovação em Progressão Parcial de estudantes no estado. O dispositivo permite que alunos da rede pública estadual sejam promovidos de ano escolar mesmo se reprovados em até seis componentes curriculares, dos quais deverão realizar dependência para prosseguir nos níveis de ensino. Conforme a publicação no Diário Oficial do Estado, a portaria já entrou em vigor.

O regime prevê progressão parcial para estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) reprovados em até três matérias. Já os alunos do Ensino Médio, regular e profissional em tempo parcial ou em tempo integral (1ª e 2ª séries), podem reprovar em até seis componentes curriculares para passar de ano dentro desse regime de aprovação.

Segundo o texto, o estudante aprovado em Regime de Aprovação em Progressão Parcial realizará a dependência das matérias sob a responsabilidade do professor e da equipe pedagógica, os quais organizarão um plano de estudo contemplando os objetos de conhecimento, as competências e as habilidades significativas, bem como o cronograma das avaliações que será socializado com o responsável legal para apoiar o desenvolvimento do estudante.

Governo Lula autoriza aumento da conta de luz a partir de agosto de 2025

A partir de agosto, os brasileiros terão que preparar o bolso: a conta de luz ficará mais cara. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com aval do governo federal, decidiu acionar a bandeira vermelha patamar 2, a mais alta do sistema de tarifação. Com isso, será cobrado um valor extra de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. O motivo alegado é a escassez de chuvas, que tem prejudicado a geração de energia nas hidrelétricas. 

Para suprir a demanda, o sistema elétrico nacional passou a depender mais das usinas termelétricas — que têm custo mais alto e são altamente poluentes. Como consequência, esse gasto adicional é repassado diretamente ao consumidor.

Esse é o terceiro reajuste consecutivo em um curto espaço de tempo. Em maio, os consumidores já haviam sentido no bolso a cobrança da bandeira amarela. Em junho e julho, o valor subiu ainda mais com a bandeira vermelha de primeiro nível. Agora, em agosto, a tarifa chega ao patamar mais elevado.

Enquanto isso, o presidente Lula anunciou recentemente uma Medida Provisória que estabelece um teto para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo que subsidia programas no setor. A proposta tenta limitar os repasses de custos aos consumidores, mas não impede o aumento atual, já que a medida visa efeitos de médio e longo prazo.

Na prática, o brasileiro verá a diferença no fim do mês, especialmente famílias com maior consumo ou residências onde o uso de ventiladores, ar-condicionado ou chuveiro elétrico é mais constante. Mesmo diante da crise energética e das dificuldades enfrentadas pela população, o governo optou por seguir com o reajuste.

Evento com Lula atraiu plateia com marmitas


No Vale do Jequitinhonha (MG), palco histórico de promessas e palanques, após discurso do presidente Lula (PT) em Minas Novas, marmitas foram distribuídas ao público. O anúncio do almoço gratuito foi feito por alto-falantes durante o evento, e caminhões-baú descarregaram as refeições no local, como parte da programação organizada pela prefeitura.

A organização da farra gastronômico-eleitoral ficou a cargo da Prefeitura de Minas Novas, que foi a responsável pela comilança pós-discurso, na quinta-feira (24). Enquanto Lula falava ao microfone, exaltando políticas sociais e acenando a trabalhadores rurais vindos de cidades vizinhas, o cheiro de comida no ar já antecipava o verdadeiro “bolsa-feijoada” do dia.

Mas fora do palanque, a coisa não digeriu tão bem para todos. A cena chamou atenção nas redes sociais, onde vídeos e fotos da entrega das marmitas se espalharam com velocidade digital. A mistura de evento oficial foi vista por internautas como agrado populista em forma de comida, numa região marcada por desigualdade e fragilidade econômica.

MEC não atinge meta e seis Estados retrocedem na alfabetização de crianças

Além de revelar que o Brasil não conseguiu atingir a meta de 60% das crianças alfabetizadas em 2024, o indicador “Criança Alfabetizada”, divulgado pelo Ministério da Educação, mostra que há seis Estados que foram na contramão da proposta e conseguiram até regredir. 
São os casos de Amazonas, Bahia, Pará, Paraná, Rondônia e Rio Grande do Sul. Todos tiveram resultados piores em 2024 comparados a 2023.


Ladeira abaixo

O Amazonas conseguiu sair de 52,2% (2023) para 49,17% (2024). A meta era de 56,8% de crianças alfabetizadas. Passou longe.

Governistas em baixa

A Bahia do governador petista Jerônimo Rodrigues recuou de 36,8% para 35,96%. O Pará também piorou e passou de 48,4% para 48,2%.

Descendo

No Paraná, o índice foi de 73,12% para 70,42%. Rondônia também oscilou negativamente e passou de 64,6% para 62,62%.

Embaixo d’água

Com Estado inundado no período avaliado, o Rio Grande do Sul teve a pior queda do ranking. Saiu de 63,4% (2023) para 44,67% (2024).

A primeira barra de OURO da Mina Borborema no município de Currais Novos-RN

Aura Minerals produziu recentemente a primeira barra de ouro na Mina Borborema, que fica em Currais Novos, no Rio Grande do Norte. A companhia espera atingir a produção comercial na mina nos próximos meses. “O início da produção em Borborema é um marco importante e motivo de orgulho para a Aura nossa quinta mina em operação e o segundo projeto greenfield do nosso portfólio”, disse Rodrigo Barbosa, presidente e CEO da Aura, num comunicado ao mercado. Uma mina de ouro a céu aberto, Borborema foi construída em 19 meses e é hoje o principal projeto da companhia.

Pesquisa mostra que 4 a cada 10 brasileiros estão endividados; preocupação com dívidas afeta saúde mental

Quatro em cada dez brasileiros estão endividados. Além do bolso, a maioria sente o impacto também na saúde emocional. As dívidas têm mesmo tirado o sono de muitas famílias no país. Uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, mostra que quatro em cada dez (39%) brasileiros estão endividados. 37% acreditam que vão quitar a dívida este ano, mas 24% dizem que vão demorar muito para pagar. A maioria dos endividados diz que a preocupação com as contas compromete a saúde.

“77% afirma que o endividamento afeta a saúde emocional, afeta as relações familiares, afeta a qualidade de vida”, diz Amaury Oliva, diretor de sustentabilidade e cidadania financeira da Febraban. Fabiana Zanelatto é vendedora e tem uma dívida que supera em doze vezes o salário que ganha. Ela diz que nunca foi organizada com as contas e em janeiro, quando foi demitida, as despesas se acumularam de vez.

“A gente tenta cobrir uma dívida com outra e aí não dá certo isso. Aí você deita, você pensa que vai dormir, aí seu cérebro já começa. Do nada, vem a cobrança ‘E essa dívida? E o aluguel? E o condomínio? E não sei o quê que tem que pagar, como que eu vou fazer?'”

Das pessoas ouvidas na pesquisa, mais de 60% afirmaram que recorrem com frequência a algum tipo de crédito. O mais comum é o cartão, mas também foram mencionados os empréstimos pessoais. Sem o planejamento adequado, esse tipo de comportamento pode levar a um endividamento descontrolado. Se a pessoa não pagar o valor total na data certa, a dívida vai só aumentando por causa dos juros altos.

Uma fatura de mil reais no cartão de crédito, por exemplo, pode chegar a quase R$ 1600 se a conta ficar atrasada por três meses. O estudo ouviu três mil pessoas nas cinco regiões do país. 55% dos entrevistados admitiram que entendem pouco ou nada de educação financeira.

Trump afirma que tarifas começam em 1º de agosto, exceto as para aço e alumínio


O presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou, neste domingo (27), que no dia 1º de agosto, quando entram em vigor as tarifas, haverá conclusão para todos os acordos, exceto para os que envolvem aço e alumínio. Na última sexta-feira (25), Trump já havia afirmado que “a maioria dos acordos está concluída”.

“A maioria dos acordos serão fechados por cartas que estabelecem tarifas e estas cartas mencionam tarifas de 10% ou 15%”, afirmou, ao mencionar que serão enviadas cerca de 200 cartas tarifárias. Nesta manhã, o secretário do Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, disse, em entrevista ao programa Fox News Sunday, que o tarifaço de Trump entrará em vigor no dia 1º de agosto, sem prorrogações.

“Nada de prorrogações, nem mais períodos de carência. 1º de agosto. As tarifas estão definidas. Elas entrarão em vigor, a alfândega começará a cobrar, e lá vamos nós”, afirmou Lutnick. No entanto, o secretário afirmou que há possibilidade de negociações após a data.

“Obviamente, depois de 1º de agosto, as pessoas ainda podem conversar com o presidente Trump. Quero dizer, ele está sempre disposto a ouvir. E entre agora e a data, o presidente vai conversar com muita gente. Se conseguirão agradá-lo, é outra história, mas o presidente está definitivamente disposto a negociar e a conversar com as grandes economias, com certeza”, concluiu.

SUS gastou R$ 449 milhões com vítimas de acidentes de trânsito em 2024


O Sistema Único de Saúde (SUS) gastou R$ 449 milhões em 2024 com internações de vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, segundo levantamento inédito do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base nos dados do Datasus, cedido ao g1. O valor inclui desde atendimentos de emergência até reabilitação prolongada e fornecimento de órteses e próteses.

Com esse valor, seria possível comprar 1.320 ambulâncias do SAMU — cerca de 50 por estado. É quase quatro vezes mais do que o previsto no Novo PAC Saúde, que prevê 350 unidades para atender 5,8 milhões de pessoas.

Esses veículos seriam capazes de ampliar a cobertura do serviço de urgência para aproximadamente 22 milhões de brasileiros — quase quatro vezes mais do que o previsto com as 350 ambulâncias do Novo PAC Saúde, que atenderão 5,8 milhões de pessoas. Os gastos hospitalares com vítimas do trânsito crescem ano a ano. Desde 1998, a alta foi de quase 50% em termos reais.

“Os países criaram a terra fértil para o modelo individual, em detrimento do coletivo, mas não se prepararam devidamente para isso. É um modelo de mobilidade que gera colapso, tanto do ponto de vista da segurança quanto da eficácia. O resultado é um sistema caro, ineficaz e perigoso”, disse Victor Pavarino, oficial técnico em segurança viária da OPAS/OMS. Segundo os especialistas, a prevenção evitaria parte dos acidentes e reduziria os gastos e possibilitaria mais investimentos.

“São custos tangíveis e intangíveis. Estamos gastando para reparar os danos da insegurança, em vez de investir na prevenção e garantir que vidas não sejam perdidas por essa causa”, sustenta Ricardo Pérez-Núñez, assessor regional em segurança viária da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Em paralelo, o SUS enfrenta outro desafio: desde 2021, deixou de receber repasses anuais do DPVAT, que chegavam a ultrapassar R$ 580 milhões por ano. Até sua extinção, o seguro para Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre destinava 45% da arrecadação à cobertura dos custos médico-hospitalares com vítimas de sinistros em todo o país.

Quanto custa não prevenir?

A Organização Pan-Americana da Saúde estima que os sinistros de trânsito consomem entre 1% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB) dos países da América Latina. No caso do Brasil, isso representaria entre R$ 117 bilhões e R$ 351 bilhões por ano, considerando o PIB de R$ 11,7 trilhões em 2024.

Gastos com acidentes cresceram 49% em 27 anos

Desde 1998, os gastos hospitalares com sinistros de trânsito no Brasil formaram uma curva de crescimento quase constante ao longo de 27 anos. Em 1998, o SUS desembolsou R$ 301,7 milhões com internações decorrentes de acidentes de transporte. Em 2024, o valor chegou a R$ 449,8 milhões — um aumento real de aproximadamente 49%.

25 de julho de 2025

Governadora Fátima Bezerra é vaiada na Feirinha de Caicó

A tradicional Feirinha de Caicó está literalmente pegando fogo — e não é só por causa do calor. O clima político também ferveu nesta quinta-feira (24). Durante caminhada pelo evento, a governadora Fátima Bezerra foi recebida com vaias por parte do público que lotava a avenida principal. 

Ela estava acompanhada do seu pré-candidato ao governo, Cadu Xavier, mas a recepção foi tudo, menos calorosa. O episódio mostra que, mesmo em um reduto tradicionalmente simpático ao PT, o desgaste da gestão estadual começa a aparecer.

Pesquisa Consult diz que Bolsonaro venceria Lula, em Natal; veja números


Caso as eleições presidenciais fossem hoje, o ex-presidente da República e presidente de honra do Partido Liberal (PL), Jair Bolsonaro, bateria o atual presidente Lula (PT), em Natal, por uma margem percentual de 2,6% dos votos, segundo sondagem de intenções de votos feitas pelo Instituto Consult-Pesquisa entre os dias 1º e 5 de julho.

A pesquisa estimulada do Instituto Consult, que ouviu 1.000 eleitores, mostra que o ex-presidente Bolsonaro teria 33,5% dos votos e Lula 30,9%. Outros 21,0% dos eleitores natalenses responderam que votariam em outro candidato nas eleições gerais de outubro de 2026.

O resultado da pesquisa apontou, ainda, que 8,4% dos eleitores não votariam em “nenhum” candidato a presidente, enquanto 6,2% não souberam dizer. Os eleitores natalenses também foram perguntados sobre o desempenho do governo Lula para o Brasil, sendo que a maioria, 51,4%, respondeu que desaprova e 38,8% desaprovam. Outros 9,8% não souberam dizer.

Os resultados da pesquisa estão sujeitos a um erro máximo permissível de 3.0%, com confiabilidade de 95%. A área de abrangência ou de investigação da pesquisa foi formada pela população de Natal, distribuída em toda a sua área geográfica de Natal, representado pelas quatro regiões metropolitanas.

Álvaro Dias se mostra forte na capital e desponta como nome competitivo para o Governo do RN

Mesmo sem o apoio declarado de lideranças políticas ou movimentações públicas de pré-campanha, o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), se destaca como um dos principais nomes na corrida pelo Governo do Rio Grande do Norte. Seu desempenho expressivo na capital, onde governou com alta aprovação, evidencia um capital político consolidado e próprio.

Pesquisa do Instituto Consult divulgada esta semana mostra Álvaro em empate técnico com outros dois pré-candidatos: Rogério Marinho (PL), com 19,8%, e Allyson Bezerra (União Brasil), com 17,2%. Álvaro aparece com 17,6% das intenções de voto, superando Allyson e se equiparando a Rogério, que já conta com apoio de fortes lideranças da direita potiguar.

O desempenho de Álvaro Dias é ainda mais relevante por refletir, até o momento, apenas sua força pessoal — especialmente em Natal —, sem estrutura partidária mobilizada ou alianças consolidadas. Isso sugere que, caso avance com sua pré-candidatura, pode vir a crescer ainda mais à medida que o cenário eleitoral se definir.

O levantamento aponta que, entre os nomes ligados à direita, Álvaro é hoje o que mais soma na capital. A surpresa positiva para seus aliados é um sinal de que o ex-prefeito tem espaço real para disputar a eleição estadual de 2026.

O resultado sinaliza uma pré-candidatura em ascensão, ancorada principalmente na alta aprovação da sua gestão à frente da Prefeitura de Natal. O desempenho pode ser interpretado como um capital eleitoral próprio, consolidado na base urbana da capital. Entre os nomes de direita, Álvaro é o que mais cresce em Natal, o que pode reposicioná-lo no tabuleiro político estadual.

Em Caicó, prefeito Allyson é recebido por prefeitos e lideranças da região Seridó


O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, foi recebido por prefeitos e lideranças do Seridó nesta quinta-feira (24), na cidade de Caicó. Allyson visitou famílias de lideranças e amigos da cidade e também participou da feirinha de Caicó, que acontece dentro da programação da tradicional Festa de Sant’ana. Allyson Bezerra também foi recebido com carinho e entusiasmo pelo povo do Seridó.

Estiveram presentes no encontro a senadora Zenaide Maia, o deputado federal João Maia e sua esposa, a secretária Shirley Targino, o prefeito de Caicó Dr. Tadeu, o deputado estadual Nelter Queiroz, o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias, prefeito de Timbaúba Ivanildinho, ex-prefeito de Jardim de Seridó Amazan, o vice-prefeito de São Miguel Dr. Acássio, o ex-prefeito de Caicó Bibi Costa, o prefeito de Tenente Laurentino, Inácio Macedo entre outros prefeitos e lideranças políticas da região.

Milena Galvão pede Clínica de Hemodiálise para Currais Novos e senador Styvenson garante que vai atender


Durante a solenidade que marcou o primeiro ano de funcionamento do Centro de Diagnóstico e Ensino do Seridó (CDES), nesta quinta-feira (24), em Currais Novos, a vice-prefeita Milena Galvão fez um apelo direto ao senador Styvenson Valentim: a implantação de uma Clínica de Hemodiálise no município.

Em seu discurso, Milena agradeceu ao senador pela importante contribuição na viabilização da unidade da Liga Contra o Câncer em Currais Novos, que transformou a realidade da saúde oncológica da região. “Essa obra fala mais alto do que discursos: ela salva vidas, acolhe famílias, dá dignidade aos nossos pacientes”, afirmou.

Aproveitando o momento, a vice-prefeita fez um novo pedido ao parlamentar: “Senador, assim como a Liga mudou a história da nossa saúde, pedimos agora que nos ajude a escrever um novo capítulo: a implantação de uma Clínica de Hemodiálise em Currais Novos. São dezenas de pacientes que ainda hoje enfrentam o cansaço e os riscos de se deslocarem várias vezes por semana para ter acesso ao tratamento. Nós precisamos dessa conquista”.

Em resposta, o senador Styvenson Valentim se comprometeu publicamente: “O que a senhora está me pedindo, diante de um mandato que já construiu e mostrou que pode fazer, parece pequeno, mas é grande para a população. Seu pedido vai ser aceito. Eu só preciso organizar meu orçamento, pois não abro minha boca se não tenho a capacidade de fazer”. O evento também apresentou os números do primeiro ano de funcionamento do CDES, que já realizou mais de 15 mil procedimentos, consolidando Currais Novos como um polo regional em saúde especializada.

IPESPE: Para 43% da população, governo Lula vai piorar nos próximos meses


Pesquisa Pulso Brasil/Ipespe divulgada nesta quinta-feira (24) aponta que 43% da população acha que o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai piorar nos próximos meses. O índice empata tecnicamente com o dos 42% que acreditam que a gestão federal melhorará. No levantamento anterior, de maio, os que apostavam na piora da administração eram 44%, contra 39% que previam melhora. Já os que acreditam que o governo ficará igual são 13%. Em maio, eram 16%.

O instituto ouviu 2.500 entrevistados entre os dias 19 e 22 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%. A pesquisa ainda mediu a aprovação da gestão de Lula. No intervalo de dois meses, a desaprovação do governo caiu três pontos percentuais e está em 51%. Já a aprovação oscilou três pontos para cima e chegou a 43%.

Das 20 cidades mais violentas do Brasil, 16 estão no Nordeste


Um levantamento recente sobre violência urbana no Brasil trouxe um dado alarmante: das 20 cidades mais violentas do país, 16 estão localizadas na região Nordeste. O ranking é baseado na taxa de homicídios por 100 mil habitantes, refletindo um cenário crítico de segurança pública em boa parte do território nordestino.

O primeiro lugar do ranking é ocupado por Maranguape, no Ceará, com 79,9 homicídios por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem Jequié (BA) com 77,6, Juazeiro (BA) com 76,2 e Camaçari (BA) com 74,8, consolidando a Bahia como o estado com o maior número de municípios presentes no levantamento. Além das cidades nordestinas, poucas exceções aparecem na lista, como Sorriso (MT), Marituba (PA), Teófilo Otoni (MG) e Santana (AP), compondo o restante do ranking.

A geografia da violência

O domínio do Nordeste nesse ranking aponta para desafios complexos relacionados à desigualdade social, presença do crime organizado, falta de investimento em políticas públicas de segurança e falhas históricas na gestão urbana.

Especialistas alertam que, apesar de alguns avanços pontuais em determinadas capitais, os municípios de médio porte têm se tornado epicentros da violência no Brasil — o que agrava ainda mais o quadro e dificulta ações coordenadas de prevenção.



Venezuela ignora acordo comercial e impõe tarifa de 77% sobre os produtos brasileiros

Sem aviso prévio, a Venezuela começou a cobrar o imposto de importação sobre os produtos brasileiros que seriam isentos mediante apresentação do certificado de origem. Representantes de setores locais envolvidos na operação ainda apuram por que o País vizinho passou a fazer isso.

Desde 2014, Brasil e Venezuela têm um Acordo de Complementação Econômica que os impedem de cobrar, entre si, o imposto sobre quase todos os itens. Assim, apenas eventuais descumprimentos do termo ou decisões unilaterais retomariam a cobrança. No ano passado, a relação entre os países ficou estremecida após o presidente Lula (PT) não reconhecer a reeleição do ditador Nicolás Maduro.

O País de Maduro é o principal parceiro comercial de Roraima, consecutivamente, desde 2019. Em 2024, o Estado exportou, para a nação vizinha, 144,6 milhões de dólares em produtos (R$  799 milhões na atual cotação), especialmente farinha, cacau, margarina e cana de açúcar, todos com direito à isenção do imposto. Sem o acordo, a Venezuela cobra de 15% a 77% sobre cada item brasileiro.

Já são 70 os pedidos de impeachment contra ministros do STF


Com a ação protocolada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) contra Alexandre de Moraes na 4ª feira (23.jul.2025), o Senado tem agora 70 pedidos de impeachment parados contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). A contagem é feita a partir de 4 de janeiro de 2021, data em que Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), ainda em seu 1º mandato à frente da Casa, arquivou todos os pedidos de impeachment contra ministros do STF que tramitavam na Casa.

Desde então, Alexandre de Moraes é o maior alvo. Há 29 pedidos de impeachment contra o ministro pendentes de análise. O número representa 41% das representações em tramitação contra integrantes da Corte. O presidente do Supremo, Roberto Barroso, aparece em seguida, com 19 pedidos de destituição. Gilmar Mendes (7), Dias Toffoli (4), Edson Fachin (4), Flávio Dino (3), Carmen Lúcia (3) e Luiz Fux (2) fecham a lista.

Dos 11 ministros que compõem o tribunal atualmente, só 3 não têm pedidos de impeachment contra si: André Mendonça, Nunes Marques e Cristiano Zanin. Das 70 ações paradas na Casa Alta, 34 foram protocoladas em 2021. É deste ano, inclusive, um requerimento que pede a destituição dos 11 ministros que faziam parte da Corte à época –8 ainda ocupam cadeiras no tribunal.

24 de julho de 2025

João Gomes fala de problema de saúde que o fez largar a bebida

Uma entrevista recente de João Gomes chamou a atenção nas redes sociais nesta semana. Em um bate-papo descontraído com o comunicador Emerson Yslley, o cantor revelou ter enfrentado um problema de saúde que o levou a parar de beber e repensar seus hábitos alimentares. 

Prestes a se tornar pai do segundo filho, o artista contou que, devido à quantidade de bebida alcoólica consumida durante os shows, foi diagnosticado com esteatose hepática, popularmente conhecida como gordura no fígado — condição causada, entre outros fatores, pelo consumo excessivo e prolongado de álcool. “Parei por conta de mim mesmo. Estava começando a ter gordura no fígado, aí falei: ‘poxa, não quero mais’”, disse João Gomes.

Pai de Jorge e à espera de Joaquim, que deve nascer entre agosto e setembro, o cantor também falou sobre a dificuldade dos primeiros dias sem álcool. “Nas primeiras semanas tive alucinação, estava estressado. Hoje em dia está mais de boa. Tem até no camarim [bebidas], por causa das visitas”, contou.

Ainda na entrevista, João revelou que costumava beber cachaça e chegava a consumir até duas garrafas. Realizando cerca de 37 shows por mês, ele não descartou voltar a beber futuramente, mas reforçou o desejo de priorizar a saúde. “Quando eu tiver melhor da saúde, eu volto a beber”, brincou.

Feminicídios e estupros registram recorde de casos no Brasil em 2024


Os casos de violência contra a mulher e os estupros atingiram um novo recorde de registros no Brasil em 2024. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que 1.492 mulheres foram vítimas de feminicídio no último ano — quatro por dia. Já o número de estupros chegou a 87.545, o equivalente a uma vítima a cada seis minutos. A maioria das pessoas estupradas também são mulheres.

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (24/7) pelo Fórum de Segurança Pública, aponta um crescimento de 0,7% na taxa de feminicídios, 0,8% de estupros e 1% de estupros de vulneráveis em relação à 2023. Apesar do aumento percentual pequeno, os dados são os maiores da série histórica e revelam o perfil das vítimas dos crimes.

Vítimas de feminicídios

- Entre as mulheres assassinadas, a maior parte tinha entre 18 a 44 anos (70,5%) e foi morta dentro de casa (64,3%) por companheiros ou ex-companheiros (79,8%).

- Quase metade dos crimes de feminicídio foram cometidos com uso de arma branca (48,4%), e 23,6% com arma de fogo.

- Os dados mostram ainda que mulheres negras estão mais vulneráveis ao crime do que as brancas.

- Em 2024, 63,6% das vítimas eram negras, enquanto 35,7% eram brancas.

No total, a média de casos de feminicídios no país é de 1,4 a cada 100 mil mulheres. Em 15 estados, no entanto, as taxas foram maiores que a média nacional, sendo que as piores foram registradas no Mato Grosso (2,5), Mato Grosso do Sul (2,4) e Piauí (2,3). As menores taxas de feminicídios a cada 100 mil mulheres foram registradas no Amapá (0,5), Sergipe (0,8) e Ceará (0,9).

No Rio de Janeiro e em São Paulo as taxas também foram menores do que a média nacional, respectivamente de 1,2 e 1,1, mas, quando considerados os números absolutos, os dois estados reúnem, por outro lado, 24,1% do total de feminicídios do Brasil.

Styvenson lidera com 42,4% para o 1º voto ao Senado


Para o cargo de senador da República são duas vagas em disputa nas eleições de outubro de 2026. A pesquisa do instituto Consult aponta disparado na liderança do chamado primeiro voto, o senador Styvenson Valentim (PSDB), com 42,4%. A pesquisa estimulada mostra que bem atrás, aparece a governadora Fátima Bezerra (PT), com 12,2%, seguida de perto pelo ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, que é preferido por 10,4% dos natalenses.

Pré-candidata à reeleição, a senadora Zenaide Maia (PSD) vem em quarto lugar, 6,1% e em seguida Coronel Hélio, 1,5%; a secretária municipal do Trabalho e Ação Social, Nina Souza, 1,0% e Luizinho Cavalcante, 0,1%. Os eleitores que não escolheriam em nenhum desses nomes no primeiro voto são 12,1% e não souberam dizer em quem votam, 14.2%.

Álvaro Dias lidera o 2º voto para senador

Já na pesquisa estimulada para segundo voto para o Senado Federal, a liderança é do ex-prefeito Álvaro Dias, 20,1% e em segundo lugar, Zenaide Maia, 10,3%. Já em terceiro lugar, o senador Styvenson Valentim tem 7,3% e um pouco atrás o Coronel Hélio, 5,8%. A governadora Fátima Bezerra aparece em quinto lugar, com 4,7% e em sexto Nina Souza, 4,4% e na última posição Luizinho Cavalcante, 0,3%. Para o segundo voto de senador, declaram não votar em, nenhum dos nomes apresentados, 18,0%. Não souberam dizerm 29,1%.


Styvenson lidera nas somas dos votos

De acordo com a pesquisa Consult, somando-se as intenções dos primeiro e segundo votos para senador, na opção em que o eleitor vota em dois candidatos, a liderança ainda é do senador Styvenson Valentim, com 24,85%. Nessa situação, em segundo lugar surge o ex-prefeito Álvaro Dias, com 15,25% e mais atrás Fátima Bezerra, 8,45%, empatada com a aliada Zenaide Maia, 8,2%. 

Os outros pré-candidatos a senador aparecem com os seguintes percentuais de intenções de votos entre os natalenses: Coronel Hélio, 3,65%; Nina Souza, 2,7%; Luizinho Cavalcante, 0,2%. Não votariam em nenhum desses nomes, 15,05% e não souberam dizer, 21,65%.

Seridó superlota disputa por vaga na Assembleia Legislativa


A região do Seridó começa a dar sinais claros de que está com candidatos demais para poucas vagas na Assembleia Legislativa. Além dos atuais deputados Ezequiel Ferreira, Nelter Queiroz, Francisco do PT, Terezinha Maia e Adjuto Dias, que disputarão a reeleição, novos nomes já se movimentam nos bastidores da política.

Entre os novatos ou possíveis estreantes na disputa estão os prefeitos Dr. Tiago Almeida (Parelhas) e Dr. Tadeu (Caicó), que têm suas pré-candidaturas ventiladas com força. Também aparecem na lista o ex-prefeito Antônio Macaco (Jardim de Piranhas) e o ex-prefeito Bibi Costa, que apesar do silêncio, é tratado como pré-candidato.

Com tantos nomes disputando o mesmo espaço, o Seridó corre o risco de pulverizar os votos e terminar sem a representação proporcional que já teve em outras épocas. O alerta já acende nos bastidores: quem souber construir alianças e escolher bem suas dobradinhas sairá na frente.

Paciente que perdeu olho após mutirão de cirurgias em Parelhas será indenizada em R$ 400 mil

A Vara Única da Comarca de Parelhas proferiu a primeira decisão judicial relacionada ao mutirão de cirurgias oftalmológicas realizada pelo município, em setembro do ano passado, e que resultou em uma série de pacientes com sequelas. A autora da ação deverá ser indenizada em R$ 400 mil, por danos morais e estéticos, após ter que fazer a retirada do globo ocular devido ao diagnóstico de endoftalmite, uma inflamação grave no interior do olho. As informações foram divulgadas pelo Tribunal de Justiça (TJRN) nesta quarta-feira (23).

O juiz Wilson Neves de Medeiros Júnior, titular da Comarca de Parelhas, fixou o valor da indenização em R$ 200 mil por danos morais e mais R$ 200 mil por danos estéticos, considerando o montante ser justo e razoável o valor, considerando a extensão do dano psicológico comprovado pela parte, além da ocorrência de danos estéticos, “uma vez que a perda do globo ocular é visível, causando, inclusive, problemas na autoestima da requerente, que relatou não sentir vontade de sair de casa”, considerou. Além dela, pelo menos outras nove pessoas também perderam um olho após o mutirão.

PESQUISA TRIBUNA/CONSULT para o Governo em Natal: Rogério tem 29,5%, Allyson 22,6% e Cadu 5,3%


Nova pesquisa Consult divulgada nesta quinta-feira (24) pela Tribuna do Norte aponta os números da disputa eleitoral para o Governo do Estado e para o Senado. Segundo o levantamento, o senador Rogério Marinho (PL) está na frente na capital potiguar na corrida pelo Executivo.

Rogério lidera a disputa com 29,5%, seguido pelo prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União) com 22,6%. O secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier (PT) é o terceiro com 5,3% do eleitorado natalense. Outros 15,6% optaram por nenhum e 27% não souberam dizer.

Em outro cenário com mais candidatos, Rogério também lidera com 19,8%, seguido pelo ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos) com 17,6% e Allyson Bezerra com 17,2%. Cadu aparece com 4%, o vice-governador Walter Alves (MDB) tem 3,1% e o deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB) tem 1,4%. Outros 14,1% optaram por nenhum e 22,8% não souberam dizer. A Consult entrevistou mil pessoas entre os dias 1º e 5 de julho. A margem de erro é de 3% com confiabilidade de 95%.

Contrariando promessa eleitoral, governo Lula mantém travas para acesso a informações

Eleito com a promessa de ampliar a transparência no governo, o presidente Lula acumula no terceiro mandato episódios nos quais foi imposto algum tipo de barreira para o acesso a informações públicas. 

Das agendas de compromissos de ministros a documentos relacionados a repasses de dinheiro para estados e municípios, o Executivo tem adotado interpretações da lei para manter dados sob sigilo. Em alguns casos, porém, recuou após recomendações jurídicas.

Em maio, o Ministério da Gestão (MGI) voltou atrás de restringir o acesso a um conjunto de 16 milhões de documentos relativos a prestações de contas de convênios no sistema TransfereGov — plataforma que centraliza dados sobre transferências de recursos públicos. O MGI alegou que os arquivos podiam conter dados pessoais e, por isso, deveriam ser protegidos para que não houvesse descumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

23 de julho de 2025

Com mais de 100 deputados, União Brasil e Progressistas anunciam saída do governo Lula


Os partidos União Brasil e o Progressistas devem se reunir na primeira quinzena de agosto para deliberar a entrega de cargos que ainda mantêm no governo Lula como parte de um movimento para se distanciar da base governista antes das eleições de 2026. A decisão envolve a saída de cargos de segundo e terceiro escalão em órgãos como Caixa, Telebras, Correios, Codevasf, DNOCS, Sudene e Sudam, com previsão de desembarque completo até dezembro de 2025. A maioria das lideranças já considera insustentável continuar atrelada a um governo com índices elevados de reprovação.

A federação informal entre União e Progressistas,apelidada nos bastidores de UP (União Progressista) teme o desgaste eleitoral. Apesar da tendência de saída, ainda há resistências internas, um grupo de políticos ligado ao presidente do Senado, Davi Acolumbre, tenta adiar a decisão, com interesse em manter o controle sobre cargos estratégicos. Ele é conhecido em Brasília por sua habilidade na articulação por espaços no governo.

A articulação inclui a possível saída de dois dos três ministros do União Brasil, Celso Sabino (Turismo) e Frederico Siqueira (Comunicações) enquanto Waldez Góes (Integração) deve permanecer por indicação de Davi Alcolumbre. O União Brasil tem atualmente três pastas no governo, enquanto o Progressistas comanda uma. A exposição e o peso político desses ministérios ainda oferecem capital de visibilidade para os partidos.

A União progressista representa 109 deputados e 14 senadores e comanda quatro ministérios do governo Lula, sendo eles: Ministério do Turismo, Ministério das Comunicações, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; totalizando quatro importantes pastas para o governo.

MST ocupa sede da Governadoria após nova caminhada pela BR-101 nesta quarta-feira


Cerca de 500 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) ocupa na manhã desta quarta-feira (23), a sede da Governadoria do Estado, em Natal, após uma nova caminhada nas proximidades da BR-101, no Rio Grande do Norte.

A manifestação de caráter pacífico, teve início na Avenida Senador Salgado Filho e contou com o acompanhamento de equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que estavam posicionadas na BR-101 para controlar o tráfego e garantir a segurança dos manifestantes e usuários da rodovia. A mobilização teve início na segunda-feira (21), com uma marcha que partiu de Ceará-Mirim, passou por São Gonçalo do Amarante e chegou a Natal nesta terça-feira (22).

RN ainda não usou 60% dos recursos para escolas em tempo integral e pode perder verba federal


Faltando pouco mais de três meses para o prazo final de uso dos recursos do Programa Escola em Tempo Integral, o Rio Grande do Norte executou apenas 41% do total recebido. Dos R$ 80,9 milhões repassados ao Estado e aos municípios potiguares, apenas R$ 33,1 milhões foram aplicados até agora. Restam R$ 47,8 milhões em caixa, que devem ser usados até 31 de outubro — sob risco de devolução até o fim do ano.

A preocupação levou o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Ministério da Educação (MEC) a promoverem capacitações para orientar os gestores. No Rio Grande do Norte, o encontro ocorreu na última quarta-feira (16). A ação foi feita em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN (Undime-RN), que acompanha a execução dos recursos.

Mais de 180 entidades empresariais lançam manifesto e dizem que Brasil ‘vai virar Venezuela’


Um grupo de 183 entidades empresariais divulgou um manifesto nesta terça-feira (22) em que critica duramente o governo federal e alerta para o risco de “venezuelização” do Brasil. O texto externa insatisfação com o aumento do IOF, o avanço da carga tributária e a expansão da máquina pública, apontando que o país segue em “contramão de avanços civilizatórios”.

“O Brasil caminha a passos largos rumo à venezuelização da população”, diz o manifesto. Segundo as entidades, a sociedade civil está acuada e enfrenta obstáculos impostos tanto pelo Executivo quanto por representantes políticos que atuariam em defesa de interesses próprios.

A carta alega que o inchaço do Estado tem sido financiado por sucessivos aumentos de impostos. “Para fazer frente à despesa que não para de subir, nossos mandatários recorrem à eterna solução fácil de elevar a carga tributária que já é, para surpresa de zero pessoas, a maior do mundo”, critica o texto.

Sem citar nomes de autoridades, o documento questiona a falta de reformas estruturais e a ausência de medidas efetivas para cortar desperdícios, combater a ineficiência e reduzir a corrupção. “Estamos calados demais e sofrendo demais. […] Dizer ‘basta’ não adianta. Precisamos reagir, e logo, se ainda quisermos ter um País para chamar de nosso”, emenda a ação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...