Os candidatos ao Enem 2025 que necessitam de atendimento especializado devem fazer a solicitação durante a inscrição, que vai até 6 de junho, pela Página do Participante. São elegíveis estudantes com condições como deficiência física, auditiva, visual, intelectual, autismo, dislexia, diabetes, gestantes, lactantes, idosos, entre outros. É necessário apresentar documentação comprobatória, com diagnóstico e assinatura de profissional habilitado. Quem teve a solicitação aprovada entre 2021 e 2024 não precisa reenviar os documentos, exceto lactantes e estudantes em classe hospitalar.
Os recursos de acessibilidade oferecidos incluem provas em braile, ampliadas ou superampliadas, sala individual, tempo adicional, mobiliário adaptado e uso de equipamentos como bomba de insulina ou óculos especiais. Lactantes devem levar acompanhante adulto, que ficará em sala separada com o bebê, sem acesso à sala de provas. Todo material autorizado passará por vistoria dos fiscais nos dias de aplicação, em 9 e 16 de novembro.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio de programas como o Sisu e o Prouni. O exame avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica. As regras e detalhes completos sobre o atendimento especializado estão disponíveis no edital publicado pelo Inep.