O Brasil registrou 826.371 crianças na fila de espera por uma vaga em creche em 2025. Ao menos 52% dos municípios brasileiros reconhecem que não conseguem atender toda a demanda para essa etapa do ensino, como mostrou a Folha a partir de levantamento do Gaepe-Brasil (Gabinete de Articulação para a Efetividade da Educação) e MEC (Ministério da Educação).
Os dados constam em painéis oficiais do governo e indicam baixo ritmo de execução financeira, principalmente nas obras iniciadas do zero dentro do Novo PAC. A maioria dos projetos envolve educação infantil (69%), como creches e pré-escolas, e escolas de tempo integral (28%). Os estados com mais projetos cadastrados são: Bahia, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Maranhão.
Segundo o FNDE, desde 2023 foram 2.447 obras concluídas e 2.904 estão em andamento, incluindo construções que já estavam em execução antes da atual gestão. O modelo das obras prevê financiamento federal, mas licitação e execução feitas por estados e prefeituras, o que também influencia o ritmo de andamento dos projetos.

