Páginas

13 de fevereiro de 2014

Marcha reúne 15 mil sem-terra em Brasília e interrompe sessão do STF

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciaram por volta das 14h desta quarta-feira (12) uma marcha em reivindicação por reforma agrária, como parte das ações do 6º congresso nacional do movimento. O grupo se concentrou em frente ao ginásio Nilson Nelson e começou a caminhada em direção à Esplanada dos Ministérios. Segundo a Polícia Militar, 15 mil pessoas participam da marcha. Parte das vias S1 e N1, do Eixo Monumental, foi interditada para a passagem dos manifestantes.
Por causa da manifestação, a sessão do Supremo desta quarta foi suspensa. O presidente em exercício da Corte, Ricardo Lewandowski, informou por volta de 16h10 que havia risco de invasão ao tribunal pelo grupo do MST. "Fui informado agora pela segurança que o tribunal corre o risco de ser invadido." A segurança retirou os ministros do local. O grupo chegou a derrubar as grades que protegem o tribunal, mas foi barrado pela segurança do Supremo.

Reivindicação
O MST reivindica aumento no número de famílias assentadas. Durante os dias em que o congresso é realizado na capital federal, os integrantes do MST discutem propostas, pedidos de movimentos locais e fazem balanço político dos últimos cinco anos, segundo a coordenação nacional do movimento. De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), nos últimos três anos foram assentadas cerca de 75,2 mil famílias . Em 2013, foram assentadas 30,2 mil famílias, 23,07 mil, em 2012, e 22,02 mil, em 2011.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...