A governadora Fátima Bezerra (PT) determinou o fim do auxílio-saúde dos aposentados da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O benefício foi cortado depois de mais de 20 anos que atendia a categoria. A decisão da governadora foi comunicada através do Instituto de Previdência dos Servidores do Rio Grande do Norte (IPERN), segundo a Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN) .
A entidade considerou a atitude do governo estadual como “ataque frontal” que surpreende, não só pelo seu imediatismo (solicitando a exclusão já na folha de agosto), mas também por retirar dos aposentados da Uern um direito histórico, conquistado há mais de 20 anos. A direção da Aduern revela ainda que defende a paridade entre docentes ativos e inativos da instituição e que os direitos da categoria devem ser concedidos sem nenhum tipo de segmentação.
A Aduern ressalta ainda que já solicitou uma audiência, em caráter de urgência, com a Governadora Fátima Bezerra, “no sentido de impedir mais esse ataque à Uer”. Informa também que “as assessorias de Uern, Aduerb, e Sintauern (sindicato dos técnicos) já estão reunidas estudando o conteúdo do ofício, e em breve apresentarão uma contestação jurídica à decisão. Por conta da retirada do auxílio, a associação convoca com urgência todos os professores e professoras a participar da Parada Geral do Funcionalismo Público estadual, nesta terça-feira (13) na Governadoria, em Natal.
SERÁ QUE VAI TER PROTESTO?