Páginas

5 de novembro de 2024

Currais Novos constrói “Feira do Gado” com estrutura para comercialização de animais


A Prefeitura de Currais Novos por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e de Obras construiu um espaço destinado para a “Feira do Gado” localizado às margens do Rio São Bento próximo à Rua Ulisses Caldas, onde os agricultores, pecuaristas e criadores, poderão comercializar os animais em um local mais adequado. Os currais contam com abastecimento de água para os animais e o funcionamento da Feira acontece apenas nas segundas-feiras.

“Criadores de outros municípios já estão se deslocando para Currais Novos para as atividades e com o incentivo do município é possível que a Feira cresça nos próximos anos”, disse o Prefeito Odon Jr, que estava acompanhado dos secretários Breno Oliveira (SEMOSU) e Graciete Almeida (SEMAAB). 

Curiosidade: A “Feira de Gado” está localizada na margem do Rio São Bento próximo às craibeiras centenárias e do “Poço de Sant’Ana” dos antigos “currais novos” que deram origem ao nome do nosso município.

Após saída de Neto, Mastruz com Leite procura novo vocalista


Com a saída de Neto Leite, a banda Mastruz com Leite já está em busca de um novo cantor para compor seu grupo de vocalistas. Os candidatos interessados devem enviar um vídeo com sua performance cantando uma música do Mastruz com Leite. Essa é uma oportunidade para quem deseja se juntar a uma das bandas mais emblemáticas da música nordestina e continuar o legado de sucessos pelo Brasil.

Neto Leite encerra sua trajetória no Mastruz com Leite com o reconhecimento do público e deixa em aberto um novo caminho para o próximo vocalista que se juntar ao grupo. Os concorrentes podem encaminhar seu vídeo para o número de WhatsApp (85) 98826-0001, o período para o envio é até dia 10 de dezembro. Logo após a data, a banda promete divulgar o contratado para ser o novo integrante.

Saída de Neto Leite

O cantor e sanfoneiro Francisco José Leite Filho, conhecido como Neto Leite, anunciou oficialmente sua saída da banda Mastruz com Leite, encerrando uma parceria de 34 anos com a gestão do empresário Emanoel Gurgel. Aos 60 anos, Neto confirmou à coluna,do Diário do Nordeste, que continuará ativo com a banda até o fim de novembro e, em seguida, dará início a um projeto solo focado na música nordestina, com agenda de shows prevista para dezembro.

Ao longo de sua carreira, o vocalista dedicou 24 anos ao Mastruz com Leite e 10 anos ao grupo Catuaba com Amendoim, marcando sucessos como “Saga de Um Vaqueiro”, composição da autora Rita de Cássia. Em relação à sua saída, o artista explicou que o desgaste das frequentes viagens pelo país pesou na decisão. “Estava um pouco cansado”, afirmou.

O forrozeiro natural de Cariús (CE), esclareceu ainda que seu nome artístico, embora coincida com o da banda, vem de seu sobrenome verdadeiro, e que sua despedida do Mastruz com Leite não significa um fim nos palcos. "Tenho um projeto solo articulado e devo iniciar as apresentações em dezembro”, revelou.

Reservatórios do RN acumulam mais de 67% da capacidade hídrica total

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), acompanha os principais reservatórios que abastecem os municípios potiguares. De acordo com o relatório divulgado nesta segunda-feira (04), as reservas hídricas superficiais somam 3.058.490.456 m³, o que representa 67,23% da capacidade máxima de acumulação, de 4.549.292.624 m³. No mesmo período de 2023, o volume acumulado era de 2,385 bilhões de metros cúbicos, correspondendo a 53,88% da capacidade total.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do estado, acumula 1.711.800.800 m³, o que equivale a 72,13% de sua capacidade total de 2.373.066.000 m³. Em novembro de 2023, o reservatório armazenava 1,372 bilhão de metros cúbicos, ou 57,85% de sua capacidade. Já a barragem Santa Cruz do Apodi, o segundo maior manancial do RN, armazena atualmente 444.925.900 m³, o que representa 74,19% de sua capacidade de 599.712.000 m³.

Mudanças nos pisos de Saúde e Educação estão sendo discutidos pelo governo, diz jornal

O governo está discutindo a possibilidade da inclusão de mudanças nos cálculos do piso de Saúde e Educação dentro do pacote de corte de despesas públicas elaborado pelo Ministério da Fazenda, é o que aponta uma reportagem do jornal O Globo. Segundo matéria do InfoMoney, o modelo apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugere que os pisos deixariam de ser atrelados à receita e passariam a ser vinculados aos limites de gastos do arcabouço fiscal, que determina que as despesas não podem crescer mais de 2,5% acima da inflação.

O foco na desvinculação dos pisos de saúde e educação da receita, porém, não é recente e já fazia parte do cardápio de corte de gastos, apresentado pela equipe econômica desde, pelo menos, julho deste ano. Agora, a medida tem ganhado apoio entre os auxiliares do presidente Lula, de acordo com o jornal.

Caso avance, a iniciativa pode provocar desgastes dentro do PT e em outros setores da base de esquerda de Lula. A presidente do partido, Gleisi Hoffmann, já se manifestou publicamente contra a proposta, afirmando que essa “não seria uma opção válida nem justa para financiar outras áreas do governo”.

Antes da implementação do arcabouço fiscal, norma aprovada pelo governo Lula em 2023 que regula as contas públicas do país, o teto de gastos, que havia sido instituído pelo ex-presidente Michel Temer, estabelecia que os pisos de Saúde e Educação fossem corrigidos anualmente apenas pela inflação. Com o término do teto de gastos, as previsões constitucionais para despesas nessas áreas passaram a ser válidas novamente.

Bruno Henrique, do Flamengo, é alvo de operação da PF que investiga manipulação


O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, é alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga manipulação num jogo do Campeonato Brasileiro. O jogador é suspeito de ter tomado cartões no jogo entre Flamengo e Santos, no dia 1 de novembro de 2023, pelo Campeonato Brasileiro, para beneficiar apostadores.

Mais de 50 policias federais cumprem na manhã desta terça-feira 12 mandados de busca e apreensão em endereços no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vespasiano (MG), Lagoa Santa (MG) e Ribeirão das Neves (MG). 

Entre os endereços que são alvo da PF no Rio, estão o Ninho do Urubu, CT do Flamengo, e a casa do jogador na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. A investigação teve início a partir de um relatório da IBIA (Internacional Betting Integrity Association), entidade internacional que também embasou a investigação em curso na Inglaterra sobre Lucas Paquetá.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...