O
Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) - Conjunto de Órgãos Públicos e
Entidades Civis que atua de forma integrada em defesa do consumidor - por meio
dos dados coletados por seu sistema de informação, o Sindec, revelou que as
companhias de telecomunicações lideram o ranking das reclamações registradas nos
Procons do Brasil, em 2013.
De
acordo com os dados, analisados de janeiro a setembro deste ano, foram feitas
386.090 queixas às operadoras de telefonia no país, das quais 1.467 foram
realizadas no Rio Grande do Norte. O percentual de resolutividade nacional ficou
em 76,55%, indicando que aproximadamente 24% das denúncias não foram
solucionadas.
Confira
abaixo as quatro empresas de telefonia mais reclamadas:
Oi
(telefonia móvel e fixa) - apresentou 153.162 queixas (quase
metade do número total das reclamações da categoria);
Claro
- 63.916
Vivo
com
34.204
Tim
com 31.635
O
segundo setor com mais queixas registradas foi o dos Bancos, com mais de 251 mil
reclamações, das quais 58,93% foram resolvidas. Dentro da categoria dos Bancos,
os privados exibiram o maior número de denúncias, 213.260. Já a Caixa Econômica
Federal e o Banco do Brasil, juntos, atingiram a marca de 38.727 registros nos
Procons do país.
Veja
os quatro Bancos privados mais reclamados:Itaú – 65.416
Bradesco – 55.819
Santander – 26.885
Caixa Econômica – 20.692