Páginas

16 de julho de 2014

Tenente Laurentino Cruz, comemora 21 anos de emancipação política hoje.

Tenente Laurentino Cruz comemora hoje 21 anos de emancipação política, uma pequena mas admirável história, deste pequeno município que cresce a cada dia e conta com uma população sonhadora que tem o privilégio de respirar o ar puro e único da Serra de Santana.

Tenente Laurentino Cruz, também conhecida simplesmente como "A Vila", é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte. Localiza-se a 229 km da capital estadual, à qual se liga através da BR-226. Inserido no Planalto da Borborema, a cidade tem uma altitude média de 730 metros, sendo portanto, o mais alto município do estado, considerando-se a altitude da sede. É conhecida pelo seu clima frio e agradável.

Em 1977, padre Sinval Laurentino, na época prefeito de Florânia, decidiu fundar uma nova povoação dentro dos limites de seu município começando um intenso trabalho de construção de casas de alvenaria numa região próxima a sua cidade, a chamada Alto da Serra. A iniciativa histórica do padre Sinval fez surgir um povoado que já nasceu forte, contando com o apoio da comunidade e o interesse do poder público.O nome da cidade foi uma homenagem prestada ao pai do principal responsável pelo empreendimento.

Tenente Laurentino Cruz teve um desenvolvimento imediato e logo a comunidade experimentava sinais de prosperidade, com ênfase para a atividade agrícola e agropecuária. Em poucos anos o povoado viu crescer seu núcleo populacional e sua atividade econômica, com a presença cada vez maior de novos moradores atraídos pela infra-estrutura local e pela qualidade de suas terras.

No início da década de noventa, a povoação criada pelo idealismo empreendedor do padre Sinval Laurentino, já era um considerável conglomerado populacional e começava a viver dias de luta por sua emancipação política. Em 16 de julho de 1993, através da Lei nº 6.450, o povoado de Tenente Laurentino Cruz foi desmembrado de Florânia e elevado à categoria de município.

Hoje é um município muito conhecido nas redondezas pelas festas dos padroeiros São Francisco de Assis (04/10) e Santo Antônio (12/06) e também a festa do caju e a festa da pinha. A cidade não para de crescer e as estimativas de progresso são bem grandes, Tenente Laurentino Cruz conta com diversas comunidades rurais sendo elas O Sítio Riachão, Umbuzeiro, José Antônio, Patrício, Lanchinha, Cabeço, Boa vista, Cinco Cantos, Canafistura, Capim Açú, Curicaca, Umbuzeiro dos Linhares, Baixa do Mateus, Muniz, etc... Antes mesmo de virar povoado Tenente Laurentino Cruz foi povoado por Índios que deixaram suas marcas nas rochas das grotas do Capim Açú.

Tendo com principal atividade econômica a produção de frutas tropicais como caju, pinha e graviola; castanha de caju, manga e produtos derivados de mandioca como farinha e fécula (goma); conta com uma pequena área plantada de tabaco e alguns agricultores contam com uma pequena produção de acerola. Na semana santa já é tradição saborear uma boa Umbuzada feito do fruto chamado Umbu que dá no umbuzeiro árvore típica da região também muito conhecida na localidade.

Elson Ribeiro
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...