Páginas

15 de dezembro de 2014

Vereador e deputado eleito Carlos Augusto Maia realiza audiência pública para discutir “Regularização Fundiária no Município de Parnamirim”

A Lei Federal nº 11.977, de 07 de julho de 2009, dispõe sobre o “Programa Minha Casa, Minha Vida” e a regularização fundiária de assentamentos localizados em áreas urbanas. No capítulo terceiro é tratada a regularização fundiária de assentamentos urbanos, ponto de extrema importância, uma vez que, introduz instrumentos para enfrentar o desafio de legalizar milhões de moradias urbanas no Brasil. 

Preocupado com isso, o vereador Carlos Augusto de Paiva Maia (PTdoB), no encerramento doe seu mandato na Câmara Municipal de Parnamirim, propôs a realização de audiência pública para discutir o tema “Regularização Fundiária no Município de Parnamirim”. A audiência foi realizada nesta segunda-feira (15), a partir das 9 horas, no Plenário Dr. Mário Medeiros, visando disseminar uma política de regularização urbana no município. Foi a última sessão do ano legislativo de 2014. 


O vereador e deputado eleito, que também é advogado, fez questão de enumerar que o artigo 46 da Lei nº 11.977 conceitua a regularização fundiária e, em termos gerais, segundo o Ministério das Cidades, é o processo que inclui medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, com a finalidade de integrar assentamentos irregulares ao contexto legal das cidades, com menos burocracia. 

No entendimento do Carlos Augusto “a regularização fundiária é um processo para transformar terra urbana em terra urbanizada, com infraestrutura e integração à cidade”. Para ele, Parnamirim tem um alto contingente de imóveis irregulares, inclusive com bairros habitados por pessoas de classe média alta que se encontram fora da lei. O tabelião Airene Paiva discorreu sobre os benefícios da Lei nº 11.977, mostrando os benefícios para a regularização fundiária de muitos que estão com sua propriedade irregular no município de Parnamirim. 

O tabelião Egberto Lira do Vale, titular do 1º Ofício de Notas, afirmar que também está empenhado no processo de regularização fundiária “que será feito sem custas para a população”. Porém, ressaltou que só terá direito à gratuidade as pessoas proprietárias do primeiro imóvel. Francisco Araújo Fernandes, presidente da Associação dos Notários e Registradores (Anoreg) ressaltou a importância da audiência pública e disse que “Parnamirim está de parabéns por ter importante iniciativa no sentido de atuar na defesa da regulamentação fundiária da população”. 

A audiência pública contou com a presença de vários vereadores, autoridades ligadas ao setor, convidados especiais e a população, além do vereador de Natal, George Câmara, presidente do Parlamento Comum da Região Metropolitana. Ao final, o vereador Carlos Augusto considerou que “a audiência foi bastante produtiva e pode ser considerada como um passo importante para se fazer cidadania no nosso município”.  Fonte e Fotos: Blog do Erivan Fernandes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...