Páginas

13 de janeiro de 2016

Padre diz que mulheres são vítimas de violência doméstica por culpa delas e provoca revolta

A Igreja Católica enfrenta mais um escândalo após as declarações do arcebispo de Toledo, Braulio Rodríguez feitas no dia 27 de dezembro de 2015. O arcebispo de Toledo, Braulio Rodríguez, disse durante um sermão numa missa que as mulheres que morrem vítimas de violência doméstica têm culpa no crime.

Rodríguez afirmou que as mulheres são vítimas deste tipo de crimes por "não aceitarem as exigências dos homens" ou "por pedirem o divórcio"."A maior parte das mulheres que morrem são mortas pelos seus maridos, que não as aceitam, as rejeitam porque elas não acatam as suas exigências. Frequentemente a reação machista tem origem num pedido de divórcio", afirmou o arcebispo espanhol no sermão de 27 de dezembro, transcrito posteriormente num boletim da paróquia.

Braulio Rodríguez responde aos apelos das mulheres que exigem a criação de “mecanismos de alerta” com a necessidade de colocar o foco não no crime mas no facto de, muitas vezes, não ter chegado sequer a existir um matrimónio verdadeiro. "Quando digo que não há verdadeiro matrimónio, não estou a pensar no matrimónio canónico, mas também no civil", explica. O arcebispo refere-se assim às relações em que "a única ligação afetiva que une o casal é o genital e pouco mais", afirmou.

As mensagens de Braulio Rodríguez estão a ser divulgadas em meios de comunicação de todo o mundo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...