Páginas

19 de março de 2025

Dia de São José representa esperança para agricultores do Rio Grande do Norte


O Dia de São José, celebrado neste 19 de março, é marcado pela expectativa dos agricultores nordestinos quanto à chuva, considerada um indicativo de boa safra para o ano. A crença, fortemente enraizada na cultura sertaneja, tem fundamento em fatores climáticos que favorecem precipitações nesse período, como explica Gilmar Bristot, meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).

De acordo com Bristot, a proximidade com a mudança de estação e o aquecimento intenso da faixa equatorial criam condições propícias para chuvas. “O dia de São José fica próximo ao período de transição entre o verão e o outono. Nesse momento, os raios solares incidem de forma perpendicular sobre essa região, aumentando o aquecimento e gerando uma baixa pressão atmosférica que favorece a ocorrência de chuvas”, detalha.

A relação entre precipitações nessa data e um bom período chuvoso ao longo do ano não é apenas uma questão de crença popular, mas também tem embasamento científico. Segundo Bristot, a zona de convergência intertropical, responsável pelas chuvas na região, se desloca para o Nordeste nesse período, criando um ambiente favorável para a formação de precipitações. “Se há condições propícias nos oceanos, esse é o período mais sensível da atmosfera para a ocorrência de chuvas na região”, afirma.

Para este ano, a expectativa é positiva, ainda que algumas regiões do estado apresentem déficits pluviométricos. “O Oceano Pacífico está saindo de um fenômeno La Niña fraco para uma neutralidade, enquanto o Atlântico Norte resfriou levemente. Esse cenário indica uma condição parcialmente favorável para chuvas”, explica o meteorologista. Dados da EMPARN apontam que, em algumas regiões do estado, as chuvas já superaram a média de março, especialmente no Litoral Leste, onde o índice está 8% acima do esperado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...