Páginas

29 de maio de 2013

Aprovada lei mais rígida para irregularidades de gestores do SUS

Foi aprovado hoje (29) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), um mecanismo legal para punir gestores de políticas públicas de saúde no âmbito da União, dos estados e dos municípios envolvidos em ações fraudulentas. A lei atual não pune o gestor e apenas suspende repasses do Ministério da Saúde a estados e municípios até que se comprove a efetiva prestação dos serviços.

A partir deste novo mecanismo, as sanções em caso de infração administrativa no setor serão advertência e multa. Serão aplicadas quando o gestor deixar de estruturar o fundo de saúde, não apresentar planos de saúde e os relatórios de gestão, impedir o acesso às informações financeiras e administrativas relativas às políticas públicas em execução.

A multa vai variar entre  R$6.780 e R$ 33.900, ou seja, de dez a cinquenta vezes o valor do salário mínimo vigente da data da condenação, fixado em função da gravidade da infração e da extensão do dano causado à saúde da população. Em caso de reincidência, o valor da primeira condenação poderá ser ampliado de dez a vinte vezes.

Fonte: Agência Senado
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...