Páginas

26 de agosto de 2015

RN tem a menor proporção de PMs mulheres do Brasil, aponta IBGE

G1/RN - O Rio Grande do Norte é o estado brasileiro com a menor proporção de mulheres trabalhando na Polícia Militar. Na pesquisa 'O Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros 2014', o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que dos 8.926 policiais militares do RN, apenas 209 eram do sexo feminino em 2014, o que totalizava 2,3%. O estado é seguido por Ceará e Maranhão, com proporções de 3% e 5,7%, respectivamente.

O número se reflete nas dificuldades encontradas pelo Companhia Feminina da Polícia Militar nas ruas. São 34 PMs, entre praças e oficiais, para cobrir toda a Grande Natal, segundo a comandante da companhia, capitã Soraya Bezerril. Na capital potiguar, um carro cuida do policiamento nas quatro zonas administrativas. Os chamados são principalmente para revistas em mulheres suspeitas de crimes. As policiais também são convocadas frequentemente para jogos de futebol, protestos de rua, guardas de prisões e revistas em presídios.

Embora reconheça o efetivo insuficiente, a comandante da Companhia Feminina da Polícia Militar é otimista sobre a evolução das mulheres na corporação. "Tenho a visão que cada vez ocupemos mais espaço nos doando e fazendo o nosso trabalho da melhor forma possível", opina a capitã.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...