Páginas

14 de julho de 2018

Casal adota cinco irmãos de 4 a 14 anos para evitar que eles fossem separados

Após um ano morando no Orfanato Rebecca Jenkins, Maria Vitória, de 14 anos, Pedro Henrique, 12, Miguel, 8, Gabriel, 6, e Vitor 4, pararam de viver o medo diário de terem que se separar para, então, serem adotados. A gestora social Veranlida de Oliveira Guimarães e o ferramenteiro aposentado Adalberto Franco Guimarães, acolheram, há nove meses, os cinco irmãos de Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal. Na quinta-feira (12), eles entraram com o processo de adoção oficial na Justiça de Goiás. 

Veranlida já trabalhava no abrigo como diretora e presenciou a situação dos cinco irmãos. Eles foram afastados da mãe biológica pelo Conselho Tutelar da cidade, por causa de situações de maus tratos e abandono. Houve uma tentativa de que eles morassem com os tios, mas não foram aceitos.

 “Tinham essas cinco crianças que a família pegava e devolvia. Sempre que eu os via eles corriam para me abraças. Maria Vitória toda vez pedia pra não deixar separar dos irmãos. Fui sendo ministrada com essas palavras”, recordou. Em outubro de 2017 a gestora conta que foi chamada pelo juiz para participar da audiência que separaria os irmãos para que, então, fossem encaminhados para diferentes famílias. “Conversei com meu esposo e ele falou que não achava justo irmãos se separarem. Nós [também] somos pastores, pregamos sobre amor, acreditamos na família e vimos uma oportunidade de praticar, de decidir”.

“Naquele momento, a gente não levou em conta nem os nossos cabelos brancos. Foi aí que a gente decidiu pedir a guarda dessas crianças para o juiz”, recordou. Depois de tomada a decisão, a alegria foi geral. O casal teve o apoio dos filhos biológicos, hoje com 29 e 28 anos, e a gratidão sincera dos mais novos cinco membros da família. Veranlida conta que todos estão loucos para colocar logo o sobrenome “Guimarães” e enchem a boca para chamá-la de “mãe” e o Adalberto de “pai”.  

A família deixou de ter dois carros pequenos para ter um que cabe até oito pessoas. Eles também saíram da casa onde moravam para outra que comportasse todos com mais conforto. A mãezona conta que vê como todas essas mudanças dão aos caçulas a segurança de que eles têm um lar. 

“Eles enxergam isso, que estamos fazendo alguma coisa para manter eles, e isso dá certeza que não serão devolvidos, que dessa vez é definitivo. Eles expressam muita gratidão. A Maria Vitória mesmo fala que não tinha ninguém para corrigir, para ensinar, para dar carinho. Eles demonstram muita felicidade”, afirmou.Família Guimarães completa em passeio. Uma das maiores expressões de confiança, no entanto, veio do caçulinha da família, Vitor. A mãe conta que o pequeno não conversava. Segundo ela, durante todo o ano que o viu no abrigo não o ouviu falar. 

“Quando chegou em casa, no dia seguinte ele acordou conversando. Parecia que tinha um trauma mesmo. Às vezes eu estou só tomando café e ele diz: ‘Mãe, como tu é linda’”, contou, alegre. Vendo todos filhos na escola, bem alimentados e se adaptando com a nova rotina Veralinda resume o sentimento em uma palavra: gratidão. “Não vamos mudar o mundo e não estamos resolvendo o problema de todas as crianças, mas fazemos a diferença para esses cinco. Isso nos traz alegria de poder ser esse canal, de poder fazer isso”, concluiu. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...