Páginas

30 de novembro de 2014

Senado aprova prioridade para uso de armas não letais em ação policial


O Senado aprovou nesta quarta-feira, 26, o PL 256/05, que visa priorizar o uso de armas não letais sobre armas de fogo em ação policial. A proposta segue agora para sanção da presidente Dilma. De autoria do senador Marcelo Crivella, o projeto prevê o uso prioritário sobre as armas de fogo de armas como gás lacrimogêneo, balas de borracha, spray de pimenta e arma de eletrochoque, que têm baixa probabilidade de causar mortes ou lesões permanentes. O texto aprovado é o substitutivo apresentado pela Câmara dos Deputados. 


Aprovada pelo relator, senador Inácio Arruda, a matéria visa incentivar a adoção de tecnologias de imobilização como opção às armas de fogo. A proposta também proíbe o uso de armas de fogo contra pessoa em fuga que esteja desarmada ou contra veículo que desrespeite bloqueio policial, desde que a situação não represente risco de morte ou de lesão a policiais e a terceiros. 

A classificação e a utilização dos instrumentos não letais deverão ser regulamentadas pelo Poder Executivo. Também deverá o poder público fornecer armas não letais aos agentes de segurança pública e oferecer formação específica para sua utilização.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...