Está com a conta bancária restrita, e, mesmo assim, precisa ou quer
comprar um carro novo? Saiba que, mesmo com as vendas em queda, os
preços, pelo contrário, não baixam. Então, se a compra é restrita aos
modelos mais acessíveis, algumas concessões terão que ser feitas.
O G1 listou os 10 veículos mais baratos do Brasil, de acordo com os preços sugeridos pelas próprias fabricantes para maio. Esqueça qualquer ambição de um motor acima de 1 litro. Algumas vezes,
até as portas traseiras terão que ficar de fora. Em outros casos, até um
simples limpador traseiro falta no modelo "pelado". Veja o que oferecem
os mais baratos à venda.

Fiat Palio Fire 2 portas: R$ 27.340
Motor: 4 cilindros, 1.0, 75/73 cavalos
Principais itens de série: calotas, vidros verdes, conta-giros e relógio digital. O nível de despojamento do carro mais barato (e mais vendido)
do país é tão grande que itens simples como capô com alça de segurança e
calotas são listados entre os equipamentos do Palio Fire no site da
Fiat.

Renault Clio Authentique 2 portas: R$ 27.380
Motor: 4 cilindros, 1.0, 80/77 cv
Principais itens de série: computador de bordo, apoios de cabeça traseiros, calotas, vidros verdes e conta-giros. No início dos anos 2000, o Clio era considerado um dos populares mais
refinados do mercado. Quando a obrigatoriedade dos airbags ainda nem
estava em discussão, ele já oferecia tais itens. Com o tempo, porém, ele
foi ficando mais "espartano". Tanto que, atualmente, a versão mais em
conta não pode nem ser equipada com direção hidráulica e vidros e travas
elétricos.

Fiat Uno Vivace 2 portas: R$ 28.770
Motor: 4 cilindros, 1.0, 75/73 cv
Principais itens de série: apoios de cabeça traseiros, calotas, vidros verdes, conta-giros e relógio digital. No ano passado, o Uno recebeu sua primeira reestilização após a troca de geração. Porém, a opção Vivace, mais em conta, não acompanhou as mudanças.
Para ser vendida abaixo dos R$ 30 mil, esqueça tecnologias como o
sistema start-stop ou a opção de câmbio automatizado Dualogic.

Geely GC2: R$ 29.900
Motor: 3 cilindros, 1.0, 68 cv
Principais itens de série:
ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, volante
com regulagem de altura, rádio com entrada USB e MP3, rodas de liga
leve, sensor de ré e faróis de neblina. Um dos chineses da lista, o pequeno GC2 aposta na tática de oferecer pacote generoso por preços razoáveis.
Porém, esbarra na pequena rede da Geely no Brasil. São apenas 17
concessionárias no país. É o último carro da lista custando menos de R$
30 mil.

VW Gol Special 2 portas: R$ 30.230
Motor: 4 cilindros, 1.0, 76/72 cv
Principais itens de série: calotas, banco do motorista com regulagem de altura, apoios de cabeça traseiros e conta-giros. Opção mais em conta do hatch, é destinada aos frotistas. Conta com
regulagem de altura para o banco do motorista de série, mas cobra a mais
pela preparação para rádio e antena de teto. Recentemente, sofreu reajuste no preço, ultrapassando a casa dos R$ 30 mil.

VW Take Up 2 portas: R$ 30.560
Motor: 3 cilindros, 1.0, 82/75 cv
Principais itens de série: calotas,
banco do motorista com regulagem de altura, chave tipo canivete,
limpador e desembaçador traseiro, apoios de cabeça traseiros e fixação
Isofix. Dono do projeto mais moderno da lista, o compacto tem a seu favor o bom desempenho no teste de colisão do Latin NCap. Em relação ao Gol, traz um motor mais moderno e econômico, que, apesar de ter um cilindro a menos, é mais potente.

Chery QQ: R$ 31.900
Motor: 3 cilindros, 1.0, 69 cv
Principais itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos. O outro chinês da lista acaba de ganhar nova geração
no Brasil. O QQ, que será produzido por aqui a partir do fim do ano,
chega importado. Traz, desde a versão mais em conta, um pacote
considerável de equipamentos.

Renault Sandero Authentique: R$ 34.070
Motor: 4 cilindros, 1.0, 80/77 cv
Principais itens de série: ar quente, limpador e desembaçador do vidro traseiro. O Sandero de entrada vem com calotas e acabamento em plástico preto na
grade, nos retrovisores e nas maçanetas. Por outro lado, a abundante
oferta de espaço é a mesma das versões mais equipadas. O motor 1.0 16V sofre para empurrar o Sandero, sobretudo quando carregado.

Chevrolet Classic: R$ 34.250
Motor: 4 cilindros, 1.0, 78/77 cv
Principais itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, desembaçador traseiro e conta-giros. "Veterano" da lista, o Classic já teve seu projeto pago há anos. Por
isso, a GM pode vender o modelo com pacote de equipamentos interessante
por um preço nem tão alto. O único kit de opcionais custa R$ 1,4 mil e
traz alarme com fechamento automático dos vidros e vidros e travas
elétricos.

Chevrolet Celta: R$ 34.990
Motor: 4 cilindros, 1.0, 78/77 cv
Principais itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, limpador e desembaçador traseiro e conta-giros. Outro modelo que "se pagou", o Celta tem
ainda mais itens de série que o Classic, mas perde em espaço interno e
porta-malas. É vendido por menos de R$ 35 mil, e já traz o pacote
considerado básico atualmente, com ar, direção, vidros e travas
elétricos.
