Páginas

17 de junho de 2015

TEN. LAURENTINO: A falta de medicamentos no mercado para o tratamento da toxoplasmose deixa gestantes e gestores da saúde em pânico

A Secretária Municipal de Saúde de Tenente Laurentino Cruz, Seráfia Alda, está muito preocupada com a inexistência do medicamento usado para tratamento de toxoplasmose (ROVAMICINA ou ESPERAMICINA). A mesma informa que este medicamento era fabricado pelo laboratório SOMOFIR e fornecido pelo estado para os municípios. Porém o estado atribuiu a distribuição desse medicamento aos municípios desde agosto de 2014, essa decisão forçou o único laboratório que tinha a fórmula a tomar a decisão de não mais fabricar este medicamento desde novembro do referido ano. 

Segundo discussões nas reuniões da CIR e COSEMES a razão da não fabricação é porque o laboratório só tem interesse de fabricar a nível estado, distribuição em MACRO. Diante da problemática ela informa que já fez todas as tentativas e as informações são sempre as mesmas, que o estoque era de 2014 e que o mesmo acabou. 

Lembrando que a gestante acometida pela toxoplasmose pode acarretar sequelas para seu filho. A imunidade cai, as pessoas não conseguem mais reter o parasita dentro dos pequenos cistos residuais, e ele volta à atividade sem encontrar barreiras. E, por não as encontrar, agride o organismo para valer. Agride o sistema nervoso central, provocando um quadro de encefalite grave. Agride o pulmão, causando pneumonite. Agride o coração, que é um músculo, e causa a miocardite. 

Todas essas são doenças, que se não forem identificadas e tratadas precocemente, poderão ter consequências desastrosas para a vida dos pacientes. A toxoplasmose também pode provocar coriorretinite, uma inflamação no fundo do olho. Se o surto for leve, pode passar despercebido; se for intenso, a visão fica turva e diminuída. Caso a infecção pelo Toxoplasma atinja a mácula, pode causar cegueira.

Aproveitando ensejo a secretária faz um apelo a sociedade laurentinense, que a ajude nessa busca, pedi que todo cidadão quando tiver oportunidade de ir a farmácias em outros municípios, perguntem se não existem em alguma quantidade desses medicamentos. Orienta também as mulheres a fazerem  o planejamento familiar mais seguro, devendo solicitar o exame de toxoplasmose antes de engravidar, pois não tem como garantir o tratamento para essa doença. Conclui aconselhando as mulheres que pretendem engravidar, adiar mais um pouco sua gestação, pois a situação dos hospitais do estado ainda é deficiente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...