Páginas

24 de novembro de 2017

Governo Federal lança programa para levar internet a escolas

O governo federal lançou, há pouco, a Política Nacional de Inovação Educação Conectada. O lançamento foi feito em uma cerimônia no Palácio do Planalto na qual estavam presentes o presidente Michel Temer e alguns ministros, entre os quais Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia), Mendonça Filho (Educação) e Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo).

De acordo com o Ministério da Educação, a meta do programa, na fase inicial, é levar internet a 22,4 mil escolas públicas nas áreas urbana e rural, beneficiando cerca de 12 milhões de alunos. A pasta estima que serão investidos no programa de R$ 271 milhões, até o fim de 2018. Os recursos serão alocados em uma parceria entre o MEC e o Ministério da Ciência e Tecnologia. Durante o evento, Temer fez um rápido discurso, no qual afirmou que o objetivo do governo é “trazer, de vez, o mundo digital para as escolas.”

“O que buscamos são políticas públicas transformadoras, e é isso que orienta a agenda de modernização que temos levado adiante”, afirmou o presidente no evento.

O programa
Além de internet, a política lançada nesta quinta prevê, segundo o MEC:

Oferta de cerca de 30 mil conteúdos educacionais digitais em portal “integrado, aberto e colaborativo”;
Formação de professores em novas tecnologias e suporte técnico para as escolas;
Viabilizar internet com velocidade de 10 Mbps a 100 Mbps em todas as escolas públicas do país até 2024;
Apoio técnico e financeiro às escolas para a contratação de serviço de acesso à internet;
Implantação de infraestrutura para a distribuição de sinal de internet nas escolas;
Aquisição ou contratação de dispositivos eletrônico;A
Aquisição de recursos educacionais digitais ou licenças.

Como participar
Para participar das ações, as secretarias de Educação deverão aderir ao programa por meio de uma ferramenta que ainda será disponibilizada pelo MEC.

Capacitação dos professores
Segundo o ministério, a capacitação de professores não significará aumento das cargas de trabalho. A política diz que o acesso à internet pelos alunos nas escolas será orientado pelas redes de educação básica e se dará de acordo com o projeto político-pedagógico das escolas.

Tipo de internet
A conectividade nas escolas, segundo o programa, será por via terrestre em escolas localizadas em região com acesso à internet de alta velocidade, e por satélite, em áreas mais distantes dos grandes centros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...