Páginas

18 fevereiro 2018

Tanajuras invadem cidades do Seridó; segundo os mais velhos é sinal de muita chuva se aproximando

Por Jean Souza - Tanajura é sinal de chuva? Então se preparem que 2018 o Seridó vai virar mar! Pois bem, nestes últimos dias as içás vêm dando esse tão aguardado sinal de início de um bom inverno para os próximos meses na região. No município de Equador as formigas reapareceram em grande quantidade. Por lá foi preciso varrer e usar uma pá para poder limpar as calçadas das casas. Em Carnaúba dos Dantas a calçada de uma igreja também ficou invadida pelas tanajuras. Se realmente a profecia dos mais velhos for real, 2018 promete.

Tanajura
Essas formigas saem de seus buracos após as primeiras chuvas para se reproduzir e fazer o tão esperado “voo nupcial”. Quando veem em grande quantidade, segundo a profecia dos mais velhos, é sinal de um bom inverno.

Cai de boca
A tanajura é uma iguaria da culinária sertaneja, servida torrada e consumida como se fosse amendoim. O gosto da tanajura lembra muito o do camarão. No entanto, não é somente o sabor que faz desse inseto um prato bastante apreciado. A ‘carne’ da içá tem alto valor protéico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...