Páginas

31 de outubro de 2018

SEGUNDA ETAPA: Vacinação contra a febre aftosa começa na quinta-feira (01)

A partir da próxima quinta-feira (01), pecuaristas de várias regiões do país podem iniciar a segunda etapa da vacinação contra febre aftosa, que vai atingir animais com até 24 meses. A primeira etapa foi realizada em maio, quando foram vacinados 197,87 milhões de animais, de um total previsto de 201,23 milhões de cabeças. Apenas o Acre, Espírito Santo, Paraná e parte de Roraima vão vacinar todo o rebanho.

O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa dividiu o país em cinco blocos de estados para a eliminação completa da necessidade de vacinação até 2026. De acordo com o Ministério da Agricultura, mesmo com o Brasil começando a retirar a vacinação, está sendo criado o Banco de Vacinas e Antígenos. O banco terá estoques estratégicos de vacinas aos quais os países poderão recorrer em caso de eventuais emergências sanitárias.

O Brasil é considerado livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal. O estado de Santa Catarina, que não vacina o rebanho desde 2000, é reconhecido, desde 2007, como área livre da doença sem vacinação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...