Páginas

30 de janeiro de 2018

Superlua azul de sangue surge pela primeira vez em 150 anos dia 31

No dia 31 de janeiro de 2018 será possível observar no céu a segunda Superlua do ano, desta vez combinada com os fenômenos da lua de sangue e lua azul, um combo que não se repete há 150 anos. Em plena quarta-feira, evento vai contar com uma programação especial para observação. Para aqueles que querem observar o fenômeno, ocorrerá um luau astronômico no campo de futebol da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos, a partir das 18h. 

O evento, organizado pela equipe do departamento de física da universidade, também contará com uma peça de teatro para a Lua. O fenômeno é chamado de Lua Azul, quando existem duas Superluas no mesmo mês, fato registrado a cada dois anos e meio. De acordo com o professor de física da UFRPE Antônio Carlos Silva haverá também um eclipse total, que configura a tal “lua de sangue”, mas desta vez, o fenômeno não será visto do Brasil. 

É uma pena não podermos observar o eclipse total da superlua azul. O fenômeno só será observado da Ásia. Porém, a lua estará maior e mais brilhante, permitindo uma linda observação, apesar da lua não se transformar em um bola azul”, comenta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...