Páginas

15 de setembro de 2020

Aprovação de Bolsonaro supera reprovação pela primeira vez desde maio de 2019

A aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em setembro superou a reprovação pela primeira vez desde maio de 2019, apontou pesquisa XP/Ipespe divulgada hoje. Segundo o levantamento, 39% dos entrevistados avaliam o governo como ótimo ou bom, e 36% como ruim ou péssimo.

Em agosto, a aprovação e a reprovação estavam empatadas em 37%. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais e foram realizadas 1.000 entrevistas entre os dias 8 e 11 de setembro. É a quinta pesquisa consecutiva a mostrar o crescimento da aprovação do governo.

O levantamento reforça outra tendência de aumento, relacionada à pandemia de covid-19. Os que consideram que "o pior já passou" atingiram os 60% em setembro, contra 52% em agosto. A tendência havia sido identificada desde junho. "O pior ainda está por vir" recuou para 32% em setembro, contra 41% em agosto. A parcela dos que dizem estar "com muito medo" do surto de coronavírus passou de 33%, em agosto, para 30% na rodada de setembro. Os que dizem não ter medo do coronavírus oscilaram de 28% para 29%, enquanto aqueles que responderam ter "um pouco de medo" variaram de 38% para 40%.

Quando a pergunta é sobre o enfrentamento à crise por parte de Bolsonaro, também foi mantida a linha de alta entre os que consideram a ação do presidente ótima ou boa — a avaliação positiva nesse quesito subiu de 24% para 28%. Mas o resultado ainda é inferior à parcela da população que considera a atuação de Bolsonaro como ruim ou péssima, de 49% (oscilando 1 ponto para baixo em relação a agosto).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...